sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sapos da Vida


Oi, gente! Como vão? Eu to bem, obrigada. Agora que a gente já quebrou o gelo, posso começar a narração das aventuras da semana, que foi bem curta graças ao feriado.

Cheguei no trabalho quarta-feira e meu mentor perguntou como tinha sido meu feriadão. Incrivelmente eu estou com problemas pra lembrar de tudo (que bom que tenho o blog). Acho que estou ficando velha, o Alzheimer tá se aprochegando. Ou é o excesso de álcool e a falta de sono. Contei a parte que eu lembrava e concluí dizendo que de fato eu precisava vir pro trabalho pra poder descansar. Perguntei como foi o feriadão dele. Ele respondeu que também vinha pro trabalho descansar, então eu tinha que fazer as tarefas dele (só algumas): repicar as células, fazer meio de cultura, trocar o meio de cultura das outras células, descongelar as amostras, dosar proteína, preparar as amostras pro gel de eletroforese, fazer 8 geis de eletroforese, diluir as proteínas pro ensaio enzimático e, no meio tempo, genotipar os camundongos que nasceram nessa semana. Tranquilo.

Depois desse dia nada atarefado, a Wei Theng ainda me arrastou pra escalada.

Quinta-feira foi o dia em que saímos pra uma janta de despedida + janta de boas-vindas do pessoal da escalada. As boas-vindas foram obviamente pra mim, enquanto as despedidas foram pro Davan, que está indo morar 2 anos na Escócia. Vou sentir falta dele. Era sempre ele que me forçava a fazer as rotas mais difíceis na escalada. Eu normalmente consigo fazer as 5C e algumas 6A, mas ele me botava pra fazer as 6C ou as 7A. Claro que eu não saía do primeiro passo, mas ele sempre me ensinava uma técnica nova.
O jantar era perna de sapo com um molho doce preto. Pra acompanhar tinha purê de arroz (coloca muita água, cozinha horas e depois esmaga). Bah, que medo daquela carne de sapo. É terrível pra comer, escorrega dos palitinhos e da colher, tem um monte de osso e cartilagem. Blé. Me dizeram que tinha gosto de galinha, mas vou contar um segredo pra vocês: sabem o que tem gosto de galinha? GALINHA! Por que essas comparações idiotas? Carne de sapo tem gosto de carne de sapo! Ponto. Não morri de amores pela carne, mas se não tiver mais nada pra comer na face da terra, tudo bem, eu encaro. Mas não me convidem pra comer de novo. Eu até pensei em tentar a técnica de Martini et AL., mas fiquei com vergonha de engolir a carne com um gole gigante de coca-cola. Mesmo assim, fica a dica.




Além da carne de sapo, também pedimos uma sopa. É algo muito interessante essa sopa. Vem um fogareiro pra mesa com uma panela estilo forma de pudim, só com água temperada dentro. Separado, vem diversos vegetais e peixes que você coloca pra cozinhar e vai adicionando mais na medida em que as pessoas vao comendo o que já está cozido. Isso significa que a sopa vai ficando melhor, com diferentes gostos, de acordo com o passar do jantar. No final, devia estar maravilhosa, mas tinha muito peixe lá dentro... (não, eu não gosto de peixe).    

Hoje vou ver um quarto pra alugar. É tão longe que acho que fica mais perto da Malásia que do meu trabalho: programa Pobres sem Fronteiras! Pelo menos é melhor do que ficar sem teto semana que vem.
Amanhã tenho que trabalhar também. Fazia tempo que isso não acontecia. Bons tempos.
Nessa semana meu pai resolveu ter uma dor insuportável no joelho. Minha mãe diz que ele fica em casa de molho o dia todo. Certamente isso é porque ele não quer dançar valsa comigo na formatura. Tudo bem, eu não sei dançar mesmo, muito menos faço questão de pagar um mico geral. Agora pode melhorar, pai!

Hoje de manhã eu estava fuxicando nas gavetas atrás da minha mesa. Tem os cadernos e anotações dos alunos anteriores. Grande erro. A primeira coisa que eu notei foi a quantidade de cadernos e coisas que cada um deles fez/anotou. Meudeusdocéu. Tinham uns que ficaram cerca de 3 meses e encheram 4 cadernos com experimentos. É isso que me aguarda. Será que eles realmente tinham vida social? Eles tinham vida? Meu mentor parece legal, mas vai que é só pra ganhar confiança, depois ele ameaça os alunos com uma pipeta de plástico e faz eles trabalharem semanas sem nenhuma folga??? E eu juro que tinha uns pingos de sangue num dos cadernos... Meu mentor jura que é de camundongo. Vou pegar um pedaço e genotipar pra ver se é de um animal knockout ou não. Pensando bem, melhor não. Vai que o sangue é realmente humano e knockout? Não quero pensar nisso. Acho que vou ter pesadelos com meu mentor. Na verdade, eu acho que já tenho. Toda vez que eu estou fazendo cultura de células ou qualquer coisa que inclua movimentar líquidos, ele aparece do nada (sério, ele surge do meu lado) e grita “DON’T MAKE BUBBLES!” [Não faça bolhas]. Aparentemente é mais uma da série “tome coca-cola de canudinho”, porque simplesmente não faz sentido nenhum. Depois você centrifuga e explode as bolhas (ou simplesmente ignora as bolhas) e tudo dá certo! Ontem ele foi escrever o protocolo no meu caderno (acho que ele não acredita muito na minha capacidade de aquisição de conhecimento, mas é melhor assim). Quando eu olhei o caderno, uma parte me chamou atenção em particular:



Claro que eu comecei a rir e todo mundo ficou olhando, mas é muito típico dele.
Sabem, eu tinha um monte de coisas pra escrever. Fiz até uma lista, mas eu esqueci a lista no laboratório... não me matem.
O povo agora tá saindo do hostel pra ir na Festa do Óculos de Sol. Sim, eles estão de óculos de sol. Sim, é de noite. Não, eles não enxergam nada. Acho que esse é o ponto da festa.
Tenho que sair pra comprar umas bergamotas pra presentear as pessoas amanhã. Eu tenho que levar 4 bergamotas e trocar por outras 4 bergamotas de outra pessoa. No final, eu anda tenho que trazer as bergamotas pra casa e comer. E se eu não tiver a fim de comer bergamotas? Por que não posso levar uma maçã? Não faz sentido nenhum, de novo. Estou descobrindo que fazer coisas sem sentido durante anos, sem ninguém saber porquê nem ninguém se importar porquê, chama-se "cultura". \o/ Muito divertido.

Fui!

Beijos!

2 comentários:

  1. Patrícia, você não seguiu minhas recomendações. Tsc tsc tsc. (em clima de orientador que manda não fazer bubbles)

    Martini, A.C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Pelo menos voce ganhou uma citacao. Pode por no lattes!

      Excluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.