sábado, 31 de maio de 2014

Ferro: muito além da hemoglobina

Vai dizer que quando alguém fala em ferro no sangue você não pensa em hemoglobina ou em hemácias? Pois é, a única grande função do ferro que a gente conhece é a de transporte de oxigênio no sangue. O ferro faz parte da hemoglobina, uma proteína que fica dentro das hemácias (ou células vermelhas do sangue), e serve para captar oxigênio nos pulmões e liberá-lo no resto do corpo. Mas parece que não é só isso, não!

Quando eu fui diagnosticada com deficiência severa de ferritina (a proteína no sangue que serve de reserva de ferro) eu logo imaginei que estaria com anemia, que meus níveis de hemoglobina estariam lá embaixo e que meu hematócrito (% de hemácias no sangue) estaria um caos. Mas não foi esse o caso. Minha anemia era muito leve, nem dá pra considerar anemia propriamente dita, e meu hematócrito estava normal (38%, sendo normal entre 34% e 40%). Por isso, eu não dei muita importância pra essa deficiência de ferro: minha reserva de ferro estava baixa, mas minha hemoglobina estava bem. Aparentemente, meu corpo se adaptou extremamente bem à baixa reserva de ferro, pelo menos no que diz respeito às minhas hemácias. Todo o ferro que eu consumia estava sendo desviado para a produção de hemoglobina, mas chegou um momento em que ele não estava em concentração suficiente. O corpo percebe quando não temos hemoglobina e oxigênio nos tecidos suficiente, então envia um sinal para produção urgente de hemácias. Hematócrito de 38% é um pouco alto pra mim, mas foi o modo como o meu corpo reagiu à falta de ferro. O problema é que, embora meu corpo tenha conseguido produzir bastante hemoglobina e sequestrar todo o ferro para essa proteína, ainda assim não era suficiente, então eu acabei tendo muitas hemácias com pouca hemoglobina dentro de cada uma. Além disso, minhas hemácias são extremamente pequenas e com formas variadas (microcitose e anisocitose). Mas mesmo assim, eu ainda não estava com anemia, já que existe uma janela de 30 a 60 dias pra que a ausência de ferro apareça no hemograma.

Para prevenir uma anemia profunda que certamente viria nos próximos meses, busquei tratamento o quanto antes. Depois de uma primeira tentativa desastrosa com Ferrinject, eu comecei a fazer tratamento no Hospital de Morges, a 30 min de onde eu moro. Nesse hospital, eu tenho toda uma equipe médica comigo se eu tiver uma reação alérgica de novo. Eu obviamente não curti muito essa ideia de hospital. Pensei num lugar tipo o Centenário em São Leopoldo ou a emergência do HCPA. Mas o hospital era super bem organizado. Não havia muita gente no meu setor, fui atendida no horário e fiquei numa sala de perfusão para 4 pessoas (tinha mais um senhor recebendo ferro e uma senhora fazendo quimioterapia). Recebi suco e chazinho das enfermeiras, muito queridas e amigáveis. Foi nesse ambiente nada-mal que eu fiz minha primeira perfusão de ferro com Venofer. Foi tudo bem, não senti nada, exceto uma ansiedade e um pouco de nervosismo por medo de passar mal de novo. Mas foi tudo perfeito. Fiz a perfusão de 100 mg de ferro em 30 min e fiquei 30 min em observação. 



Até aí, nada de mais. Não senti nada no dia seguinte, nem melhor nem pior. Depois de uns 2 dias que eu comecei a sentir alguma diferença. A primeira coisa que eu percebi foi que meu sono melhorou bastante. Eu acordava 3 vezes por noite e depois das 6h da manhã eu não conseguia mais parar de me mexer e tinha que sair da cama. Falta de ferro é responsável por boa parte dos casos de "síndrome das pernas inquietas", que pode ter sido uma das razões pelas quais eu não estava dormindo direito. Não sei se foi isso ou não, mas hoje, pela primeira vez em vários meses eu consegui dormir até às 8h da manhã. Sério! Acho que fazia 1 ano que isso não acontecia! \o/

3 dias depois da perfusão eu comecei a me sentir menos cansada, seja por causa do ferro em si ou por estar dormindo melhor. :)

Ontem foi minha segunda perfusão, dessa vez com 200 mg de ferro. Eu vou receber 900-1000 mg de ferro intravenoso, o equivalente a 5 bolsas de sangue (só que bem mais seguro e com menos chance de reação alérgica). 200 mg de ferro é um pouco mais pesado. Tive bastante dor de cabeça ontem à noite e hoje pela manhã, mas tomando dipirona ela passa. Dor de cabeça é o efeito colateral mais chato das perfusões. Quem faz tratamento com Ferrinject (que injeta 1 g de ferro de uma só vez) fica totalmente incapacitado no dia seguinte por causa da dor. 




Depois de receber 300 mg total de ferro, eu já sinto muito mais a diferença. Consigo me concentrar melhor nos textos que tenho que ler, tenho mais energia e até fui correr hoje. Sim! Me deu vontade de correr depois de 6 semanas de molho! O melhor de tudo é que mesmo depois de 6 semanas sem correr, minha performance foi a mesma: corri 7 km em 52 min, contra 7.1 km in 51 min em abril. Nada mal. A diferença dessa vez foi a etapa limitante da corrida. Antes era sempre o fato de que eu não tinha ar, não conseguia respirar e minha frequência cardíaca ia a 90-100% do meu máximo (cerca de 200 bpm). Hoje foram as minhas pernas! Pela primeira vez eu senti dor muscular durante a corrida e foi por isso que não fui mais longe. Meu coração estava de boa, operando entre 60 e 75% da sua capacidade (perfeito para atividades aeróbicas moderadas).  

Isso me deixou muito feliz, obviamente. Parece que esse negócio de ferro também é importante para outras coisas (ok, eu sei que ferro é importante para várias outras enzimas e proteínas, mas a gente quase nunca presta atenção nelas!) e que realmente faz falta no organismo. 

Agora eu fico pensando, por que essa falta de ferro? Pensei bastante e a resposta pode estar não só no fato de que eu não como muita carne, mas também no fato de que eu bebo muito leite. Chego a tomar 600-800 mL de leite por dia (o que é uma droga se você tem que comprar leite no mercado toda semana e carregar 5 kg de leite pra casa). O problema do leite é que ele tem muito cálcio, o que praticamente impede a absorção de ferro pelo organismo. Lembra daquela história de que por Nescau no leite anula os benefícios do leite? Na real é ao contrário. A concentração de cálcio no leite é tão grande que não tem nem change de você absorver qualquer nutriente que a Nestlé insiste em colocar no Nescau por motivos de marketing. Em termos de nutrição, seria melhor dissolver o Nescau em água e beber leite em outra refeição (bleh ¬¬).

Bom, pra mim é tarde pra chorar sobre o leite bebido. Além do tratamento por via intravenosa, eu ainda estou tomando 400 mg de ferro oral com vitamina C ou suco de laranja todos os dias. Não é muito agradável no começo. Ferro oral causa diarreia ou uma constipação absurda (pode escolher), mas eu melhorei depois de umas 3 semanas e agora está tudo de vota ao normal. Então, se você precisa tomar ferro, aguente firme, colega! Vai passar. Vai por mim que vale a pena.   :)



   

5 comentários:

  1. Olá, sei que seu post é antigo, mas achei muito interessante. Fiz uma aplicação de ferro em 2011, e estava muito anêmica depois de uma gravidez. Depois descobri que sou celíaca (tenho anticorpos contra o gluten - trigo, cevada, centeio). Não tenho muita capacidade de absorção do ferro pela via oral. Agora, 6 anos depois, tenho que fazer uma nova aplicação, mais uma gravidez... Só que desta vez, minha hemoglobina está normal (13,2) e também não houve alterações nas hemácias. Mas o ferro deu 35 e a ferritina 10,4 (muito baixos). Além disso, o índice de saturação da transferrina deu muito baixo - 10,4 também... Ou seja, meus sintomas de cansaço e dificuldade para dormir (iguais aos seus) se justificam pelo conjunto dos exames, não só da ferritina ou hemoglobina. Abraço e melhoras.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, pesquisando no google encontrei esse relato.. estou passando pela mesma situação... queira saber se no local ficou roxo.. a minha mão ta doendo muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei ferro ontem e estou com a mesma dúvida, além de roxo e ardendo está um caroço

      Excluir
    2. Não é normal... Já levei na veia ferro 1vez na gravidez em 2017. E este ano levei em Fevereiro e Março e as enfermeiras estavam sempre a perguntar se me doía onde picaram, se Tinha sintomas ... Não tive nada correu sempre bem. Convém ver o que se está a passar. As melhoras

      Excluir
  3. Passada com a questão do sono... Fiz a segunda hj... Um pouco de tontura... Mas na primeira dormi gostoso como a muito não dormia! Obrigada pelo seu relato...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.