terça-feira, 22 de julho de 2014

Desabafo sobre falta de consideraçao

Essa semana eu fiz um teste (aqueles testes bobos na internet) que disse que eu era uma pessoa 97% boa e 3% ruim, ou seja, um "anjo" entre nos. O resultado do teste nao me surpreendeu muito. Eu sempre tento ajudar as pessoas, contribuir para o bem-estar do grupo como um todo ou de um individuo em particular se eu isso não me custa nada.

No meu trabalho, sempre que posso, tenho um tempo livre ou estou entediada, eu faço algumas tarefas comuns, mesmo que nao sejam meu dever. Eu reponho o estoque de ponteiras e outros materiais descartaveis, compro reagentes que estao em falta ou acabando, fiz uma lista com as nossas enzimas, hoje o Thomas e eu fizemos uma base de dados com todos os nossos anticorpos e por ai vai. Além disso, se voce precisar de alguma ajuda em um experimento chato (tipo lavar 300 amostras uma por uma), eu ajudo se tiver tempo. :)

Na rua, sempre tento passar a gentileza adiante, mesmo que seja eu que tenha que começar a corrente de gentilezas. Aqui na Suiça nao é muito dificil, ja que boa parte das pessoas sao muito gentis e civilizadas na rua, elas sabem se comportar no meio da multidao. Entao eu deixo as pessoas que estao mais cansadas do que eu sentarem no metro, dou bom dia pro porteiro, pra tia da limpeza e por ai vai.

Mas ultimamente existe uma coisa que esta me fazendo falta em alguns momentos relaçao a isso: gratidao. Nao estou pedindo pra ninguém erguer uma estatua pra mim. Estou pedindo pra as pessoas agradecerem de vez em quando, responderem ao meu "bom dia", ou corresponder a um sorriso. é demais sera?

Geralmente na rua as pessoas agradecem quando um estranho faz uma gentileza pra gente, nao? Certo que sim. Agora, algumas pessoas do meu trabalho, por exemplo, nao dao mais valor às coisas, ainda acham que é minha obrigaçao fazer tais coisas, ou pior, me agridem quando eu tento ajudar. é logico que eu sei que nem todo mundo quer ajuda e eu jamais me intrometo em assuntos ou experimentos que nao me dizem respeito se ninguém pedir minha opiniao.

Entretanto, hoje aconteceu um caso engraçado. Uma colega de laboratorio, que eu considero minha amiga, estava falando para outro colega, que estava sentado do meu lado (eu estava no computador), que ela so devia mais 9 horas de aulas para o programa de doutorado (das 300h que nos temos que cumprir), e ela estava com um pouco de dificuldade para terminar essas horas porque os professores preferem pegar assistentes com muitas horas disponiveis. Ok, deixei quieto e continuei meu trabalho. Ontem à noite, lembrei que eu nao iria estar presente para dar 2 aulas que tenho programadas nesse semestre, o que conta quase 5h cada uma. Por tanto, eu escrevi pra minha amiga o seguinte e-mail (traduzido).

>>> Oi, Fulana! Tudo bem?
Hoje eu ouvi voce falar que so faltam mais 9h pra voce terminar de dar aulas no doutorado. Meus parabéns! Nesse semestre eu vou dar aulas no (LISV) e nao vou poder dar as aulas do dia 17 e 18 de setembro. Como eu tenho que indicar alguém pra me substituir, eu pensei em voce.  :)
Por favor, diga-me se isso te interessa que eu ja falo com a regente da disciplina.
Tenha uma boa noite e te vejo amanha! <<<

às 6h30 da manha ela me respondeu:

>>>Oi.
Nao sei se vou estar disponiveis naqueles dias. Tu pode me perguntar mais perto da data.
E PRA SUA INFORMACAO, é muito rude fazer referencia à uma conversa que nao era contigo.
Tenha um bom dia.<<<

Depois de ler esse e-mail quase me senti culpada de ter ouvido à uma conversa que se desenrolou a 40 cm de mim. Eu so queria ajuda-la e ela ficou até braba comigo. Poxa vida.

às vezes eu penso se nao é culpa minha, se nao é "bem-feito" pra eu aprender a nao ser legal com todo mundo e a nao partir do principio que todo mundo é bom. E isso eu faço sempre. Cabeça dura. Bom, essa pessoa eu nao ajudo mais. Mas eu fiquei muito p*ta com aa resposta dela. Nem um "obrigada" ela conseguiu dizer.

E assim foram varias situaçoes nos ultimos meses. Semana passada, depois da minha apresentaçao de resultados para o laboratorio, uma colega que quase nunca fala comigo disse que queria falar comigo sobre a minha apresentaçao. O que ela fez foi passar slide por slide comigo apontando cada misero "erro" (o que nao estava de acordo com o modo como ela faria a apresentaçao). Eu fiquei tao chocada durante o processo que nao consegui reagir. Na real, foi melhor eu ter ficado quieta, porque o que eu ia dizer seria algo do tipo "pra sua informacao, eu acho as tuas apresentaçoes horrorosas, com muitissimo texto e cheio de informaçoes inuteis e tao complicados que ninguém presta atençao ao que voce esta dizendo porque ainda estamos tentando ler o titulo do slide. Entao da licença que se o professor tiver algo contra os meus slides ele vai me dizer" (e ele tinha recém dito que a apresentacao tinha sido muito boa). Entao é assim, se fosse eu as pessoas iam me dar uma patada e dizer que eu grossa e intrometida. Se é outra pessoa, "ela so estava querendo ajudar".

Sério mesmo, to ficando sem paciencia com esse negocio.

Por causa dessas e d'outras eu resolvi parar de fazer algumas coisas para o bem comum que nao eram minha responsabilidade especificamente. Eu decidi parar de cuidar do laboratorio de cultura de virus (P2). Outras 3 pessoas usam esse lab além de mim: duas doutorando de outro laboratorio e o Eric, meu ex-supervisor de mestrado. O resultado da minha experiencia foi que nos ficamos 1 mes sem estoque de absolutamente nada. Quando alguma coisa acabava, eles roubavam do meu estoque pessoal (minha bancada fica perto do lab P2) ou simplesmente deixavam tudo vazio para o proximo que chegar para trabalhar (e é uma merda sair do lab pra pegar material porque a gente tem que trocar de roupa). No final, as pessoas estavam usando as maos com alcool pra desinfectar as capelas (em vez de usar papel toalha) e o Eric diversas vezes roubava minha lixeira/descarte, o unico que nao estava completamente entupido de materiais. Depois de umas 10 semanas vivendo nesse inferno, eu cedi: recolhi 8 sacolas de 30 litros de lixo, enchi 10 litros de meliseptol (reagente para matar virus e limpar o lab) e repus por volta de 15 itens (tubos, ponteiras, pipetas, frascos, filtros, luvas, mascaras, etc) que simplesmente nao existiam mais. Eu sinceramente nao sei como eles conseguem trabalhar assim. Quando eu coloco as coisas, todo mundo usa. Quando falta, ninguém se mexe. Sera que eles fazem isso porque sabem que eu vou ser a primeira a nao aguentar mais? Ou seria so egoismo mesmo, falta de tempo para tirar 2 min e fazer sua parte?

Enfim, tudo isso pra mostrar pra voces que eu gosto de ajudar as pessoas, mas que paciencia tem limite (até a minha!).  

Bom, as pessoas nao vao mudar. Entao eu acho que sou eu que vou ter que trabalhar nisso e parar de ter raiva das pessoas quando elas sao extremamente egoistas, narcicistas, egocentricas, ou quando nao tem nenhuma consideraçao para com o proximo. Nao é o mundo no qual eu gostaria de viver, nao é o mundo no qual eu acredito (e pelo qual luto), mas infelizmente é o mundo que me cerca.

Espero que voces também possam fazer a sua parte para um mundo melhor, seja seu trabalho, sua escola, sua comunidade ou sua casa. :)

Um comentário:

  1. Olá tudo bem ,espero que sim,
    Eu achei o seu artigo porque vim ler algo sobre falta de concideraçao , essa é uma forma que encontro pra tentar me ajudar e superar sabe,mas resolvi compartilhar oque ja sei...
    Bom eu já sei que ser boazinha amiga não adianta , fazer favores , tudo aquilo que gente boazinha faz para ganhar respeito e amor dos outros nao funciona amiga , oque da é certo é dizer : não obrigada ;eu me amo e me respeito ; para que os outros nos amem ,precisam sentir falta isso é um estudo sobre seduçao , assim evitamos até doenças ...bom vc escreveu este artigo em 2014 , espero que nao seja mais a boazinha ,precisamos ,respeitar as pessoas mas isso é uma troca e não um serviço de escravos ... sujiro que vc faça um cursso de relacionamento interpessoal , estou fazendo é maravilhoso...com a Raquel Menezes , sabe amiga a gente nao aprende na escola sobre relacionamentos , decepçoes , finaças , isso vamos quebrando a cara ,mas existem pessoas que sabem mais que nós ...espero que ajude , ela tem vídeos no you tube e curssos que estou no periodo de ferias e amando me ajudar ...o mundo que te cercara será aquele que vc quiser .patrícia terres

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.