sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Finalmente acabou a semana!


Como assim??? Depois de ficar no lab ate tarde (entenda-se depois das 21h, horario local) por 3 dias seguidos, meu mentor diz eu posso ir embora cedo hoje, ja que e’ sexta e eu me esforcei um monte essa semana. So que nesse momento comecou a cair o mundo la fora! Serio, parece aquelas chuvas que  destroem a China e outros paises asiaticos! E’ muito azar. Estou ilhada aqui no lab, meu mentor foi viajar hoje de manha e eu nao tenho absolutamente NADA pra fazer. Para, chuva!

Acho que vou la brincar com gelo seco. De novo.



So pra constar: sabem por que eu tive que ficar no lab ate as 22h30 durante 3 dias? Porque eu e meu mentor iamos dividir os turnos, mas ele simplesmente tinha esquecido que no dia do turno dele era seu aniversario! Serio, que pessoa perturbada! Alguem ligou pra felicita-lo e ele ficou uns 5 minutos sem entender o que estava acontecendo. Tenho medo de ficar assim quando eu chegar no meu terceiro pos-doc...
Ah, antes que eu me esqueca: 1 capsula de longo forte + 3,5 colheres de leite em po + 3 colheres de acucar = cafe perfeito. Vou escrever um protocolo e deixar na database do lab pros proximos estagiarios.
Ontem nos fomos escalar!!! Eeeee! Tao divertido! Eu subi umas trilhas mais dificeis. Semana passada eu tinha feito 3 com classificacao 5C e uma 5C+. Ontem eu fiz tres 5C, uma 5C+ e tres 6A! Estou melhorando! Mas mesmo assim meus dedos doem muito (e’ dificil agarrar os suportes) e meu bracos tambem. Hoje tive que pedir a ajudar da Vanessa pra abrir um pote com tampa rosca porque eu nao tinha forca nas maos  =X
Cheguei no hostel a meia-noite e tive que levantar as 6h. To morrendo aqui. Pra nao dormir to tirando umas fotos bizarras e escrevendo esse post. Meu musculos estao doendo, mal posso me mexer, mas a Wei Theng (colega do lab que escala tambem) parece super normal! Como ela consegue??? Ela me disse que tambem fica dolorida, mas eu nao acredito. Ela so diz isso pra eu nao me sentir tao mal.
Hoje tivemos um almoco com os representantes do Contact Singapore (uma agencia do governo) e... (pausa para receber outro convite de casamento)... comemos umas coisas bem diferentes. Na verdade, era tudo meio sem sal ou super picante. E so tinha umas carnes de peixe estranhas. Pelo menos a sobremesa era mais normal: tinha um pouco de coco, gelo raspado e feijao. Sim, o feijao aqui e’ doce. Mas eu continuo com fome...
Sobremesa: feijão, fruta não-identificada e uma coisa verde que eu tive medo de perguntar o que era.

Hum... bom...



Agora voltando aquele parenteses ali. Meu colega de lab acabou de me entregar seu convite de casamento. Esse vai ser aqui em Cingapura mesmo. Estou convidada pra um em Marco na India tambem. E terca-feira outro colega, o Shawm, ficou noivo. Que pressao!
Sobre minha relacao com meu mentor, esta na mesma, mas agora ele me oferece refrigerante depois do almoco (porque ele nao consegue beber tudo pelo que eu percebi) com a condicao de que eu tome de canudinho (refri estraga os dentes e usar canudinho minimiza o dano porque o liquido nao toca em todos os dentes o.O). Entao quando eu volto do almoco ele pega uma taca de vinho (o primeiro copo/caneca que ele encontra), coloca um canudinho e um pouco de coca-cola pra mim. Muito gentil.
Ontem eu refiz uma penca de PCR que nao tinham dado certo. Ai meu mentor olhou os resultados de novo e nao gostou (eles continuavam estranhos). Ele achou que o primer (reagente pra fazer a reacao de genotipagem, mae) podia nao estar muito bom. O que ele fez? Pediu outro! Assim, do nada! So mandou um e-mail com uma sequencia nova e era isso. Ta, tudo bem. Nao sei como e’ no Brasil, mas duvido que os alunos podem simplesmente comprar coisas pela internet e mandar a conta pro instituto depois. Pra minha surpresa maior ainda, o primer chegou aqui no lab hoje de manha! Menos de 24 horas! Quanto tempo demorar no Brasil? Semanas? Meses? Ainda estou chocada. Assim e’ facil fazer ciencia!
Tabelinha comparativa:
-Quem fazer a parte menos emocionante da pesquisa:
BR (Brasil): ICs (alunos de iniciacao cientifica)
SG (Cingapura): Pos-docs e Ph.Ds.

-Quem fazer a parte mais emocionante da pesquisa:
BR (Brasil): As pessoas que deveriam fazer toda a pesquisa (mestrandos, doutorandos, etc)
SG (Cingapura): Pos-docs e Ph.Ds.

-Quem faz o trabalho pesado e sujo:
BR (Brasil): ICs
SG (Cingapura): tecnicos.

-Como se prepara o material para cultura de celulas:
BR: deixa tudo de molho durante a noite, esfrega, lava 6 vezes, deixa 24h pra secar na estufa, empacota, autoclava, guarda, entope de alcool e usa.
SG: pega o material descartavel e esteril da gaveta. Usa.

-Como se trabalha no fluxo laminar (capela pra nao contaminar as celulas):
BR: com todo cuidado. Nao se mexe nem respira muito pra nao contaminar. Passa alcool nas maos ate elas comecarem a arder. Entope tudo de alcool. Liga a luz UV antes de depois de usar por 30 minutos ou mais.
SG: vai de qualquer jeito, so usa umas luvas limpas (nao aquela que voce usou pra matar o rato). Se lembrar, liga a UV uma vez por mes.

-Uso do parafilme (filme isolante pra evitar contaminacao de reagentes):
BR: passa em tudo! Se dar pra enrolal em volta do cracha, melhor!
SG: eles tem rolos e rolos, mas nao sei se sabem pra que serve. Na verdade, eles usam pra evitar que os liquidos vazem se um reagente cair, eventualmente.

-Nivel de contaminacao das culturas:
BR: altissimo. Pelo menos uma vez por mes voce encontra umas coisas estranhas no meio das suas celulas.
SG: acho que o pessoal nunca viu uma bacteria perto de uma celula. “Como assim? Quer dizer que as vezes as bacterias estao DENTRO da placa de voces??? Nao e’ possivel!” (Kasim, 12/01/2012). Sim, amigo, e’ possivel e comum. Provavelmente eles nao tem bacterias em Cingapura. E’ a unica explicacao que eu encontrei ate agora. Eles realmente fazem barbaridades na sala de cultura. De deixar qualquer brasileiro arrepiado.

-Alunos de iniciacao cientifica:
BR: mao-de-obra barata??? MANDA MAIS!
SG: “que??? Alunos tipo Ensino Medio no laboratorio? NEM PENSAR!  Nem de graca, nem pagando. Eles vao destruir o lab! E ainda tem essas aulas que eles tem que frequentar! Como alguem pode fazer pesquisa desse jeito?”

-Pre-requisito pra fazer parte do laboratorio:
BR: estar vivo.
SG: graducao, especializacao e mestrado. So aceitamos alunos de Pos-Doc e, no maximo, um ou outro Ph.D.

-O valor das bolsas:
BR: voce morre de fome.
SG: voce pode comprar um apartamento e um carro no fim dos estudos.

-Comprando reagentes:
BR: faz 3 orcamentos, passa pro chefe do lab, que passa pro departamento, que passa pro instituto, que passa pra reitoria, que passa pro governo, que passa pra Dilma. Ai volta tudo com a decisao de “vai, compra esse barato e bagaceiro ai”. Voce compra. Demora 2 meses pra chegar no Brasil. Outros 3 meses pra alfandega liberar.
SG: pede num dia por e-mail. Chega no outro.

-Bancada e uso de material comum:
BR: as pessoas se matam um 17 cm de bancada e pelo unico rack disponivel.
SG: cada um tem 1,5 metro de bancada e seu proprio conjunto de... tudo.(“O que sao materiais comuns?”. Shawn, 19/01/2012).

-Lixo e dejetos contaminantes:
BR: pia abaixo. Na melhor das hipoteses as pessoas guardam em galoes que ficam estocados por 78 anos embaixo da bancada.
SG: galões rotulados e organizados em ordem alfabetica em cada lab sao recolhidos mensalmente por uma empresa de manejo de dejetos supervisionada pelo governo.

-Impacto das revistas na qual os trabalhos sao publicados:
BR: acima de 1 ta bom.
SG: “nao, aquela tem impacto muito baixo(19,8)! Manda pra essa aqui...” (Orientador pra Kasim 13/01/12).

-Limpeza e reuso de materiais:
BR: lava coisas de vidro, plasticos, tudos, eppendorfs, ate’ ponteiras. Se desse o pessoal ia lavar as luvas.
SG: a palavra REUTILIZAR nao existe no vocabulario local.

-Pessoas que vao como autores do paper:
BR: “tu esqueceu de botar a tua vizinha!”
SG: “por que esse cara ta como autor?! Ele so analisou 539 amostras! Tem que fazer por merecer!”.

E’ por ai.
Pessoal, vou indo. Dane-se a chuva.

Beijos!


3 comentários:

  1. eu fiquei deprimida com a história do primer. com todo o resto de comparações, também. pronto falei. Stef

    ResponderExcluir
  2. Ai gente. Eu tô rindo. Mas se você pensar profundamente, é de chorar né?! Nesses quase 4 anos de pesquisa, já esperei 1 ano por um anticorpo, e ouvi que fulando devia entrar no paper por TENTAR um experimento. É, amigo, cientista que não faz pesquisa no Brasil não sabe o que é emoção. Bjo, Ale.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha! É meninas, é de chorar. Não sabem o que é emoção!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.