quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dia de conhecer meu tutor

Bah, hoje foi crítico. Cheguei no trabalho e meu mentor (ou tutor, que é um orientador de bancada) estava lá. Ele é da Turquia e fala um inglês meio impossível de entender. Vai ser emocionante.
Bom, eu não posso trabalhar nem fazer experimentos ainda porque não fiz o curso de segurança (é, eu sei: usem jalecos, pessoas!). Porém, meu mentor, o Kasim, perguntou da minha experiência e tal (praticamente nula em biologia molecular), me levou pra lab, me entregou um camundongo e disse: genotipa (significa basicamente verificar que genes o bicho tem, mãe). Tá... -disse eu- quais genes? - Todos -respondeu. Hum, fiquei meio chocada no começo, mas aí ele mostrou que o lab tem mais de 5 mil primers e 15 mil anticorpos (quase 6 mil feitos por eles mesmos!!!). Obviamente eu não tive que genotipar aquele camundongo. Eu tive que genotipar 441 deles. Sério, eu quase morri. Claro que não foram pra todos os genes, só 3. Eu nunca tinha feito isso no vida, mas saí do lab craque em extração de DNA, PCR, gel de agarose, Photoshop (sim, eles usam direto. tá explicado porque eles publicam aquelas bandas lindas) e bancos de dados complexos. Cara, meu mentor é muito legal! Ele realmente confia o pos-doc dele em mim. Ele me mostrava como fazer uma vez e depois me deixava fazer o resto. Claro que ele ficava olhando de canto, mas mesmo assim (EU jamais ME deixaria fazer essas coisas sozinha). O único quase-defeito dele é não ter absolutamente nenhum senso de humor. De fato, ele só está lá pra trabalhar e, eventualmente, pra me ensinar as coisas.
Eu não parei um minuto. Exceto pra comer umas coisas estranhas no restaurante chinês.
Ah, eu também tive que reaprender a pipetar. As pipetas são extremamente precisas e totalmente automáticas. Você programá-las para, por exemplo: sugar 19, 97 uL, dispensar 18,02 no eppendorf, misturar um volume de 7,90 4 vezes bem devagar (ou rápido), dispensar o resto e misturar novamente, e depois ainda guardar uma alíquota no volume entre 0,01uL e 1000 uL. Tudo isso numa multicanal para até 26 tips. Fala sério! Não tem nem graça.
Saímos do lab às 20h. Pelo menos eu ganhei uma carona!
Amanhã vou fazer a entrevista pro visto, então é melhor eu não dormir muito tarde pra não aparecer com cara de doida lá.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.