quarta-feira, 17 de julho de 2013

Curiosidades Suíças

Inspirada no texto superinteressante do francês Olivier Teboul sobre a sua visão do Brasil, aí vão algumas das minhas observações sobre a Suíça coletadas ao longo desses 7 meses:

1. Na Suíça, a moeda oficial é o franco, mesmo que todos os países num raio de milhares de quilômetros usem o Euro.

2. Na Suíça, as pessoas do restaurante se ofendem se você pedir pra levar os restos do seu jantar pra casa.

3. Na Suíça, você paga se acompanhar os amigos ao restaurante e não consumir nada.

4. Na Suíça e na Europa em geral, existem 3 tipos de homem: os heterossexuais, os homossexuais (e seus derivados) e os europeus. 

5. Na Suíça, existe uma moeda de meio (1/2) franco. Não, não é de 50 centavos. É de meio franco mesmo.



6. Na Suíça, um professor tem salário maior que um deputado.

7. Na Suíça, existem pequenas cidades chamadas comunas, que fazem parte de cidades maiores ("cities"), que fazem parte de um "cantão" (o equivalente a um Estado bem pequeno). As comunas têm também sua própria administração pública.

8. Na Suíça, cada vez que você mudar de endereço, tem que ir na prefeitura avisar (e pagar uma taxa).

9. Na Suíça, não existe roleta ou controle de entrada nos trens, ônibus, bondes e barcos. É sua responsabilidade e consciência comprar seu bilhete ou arriscar viajar de mãos vazias. Às vezes o pessoal das companhias faz uma blitz pra conferir se todos os passageiros têm um bilhete. Se você não tiver, aí ferrou.

10. Na Suíça, as pessoas falam alemão, italiano, francês e romansh. Em cerca de 20 minutos você passa de uma cidade que só fala alemão pra uma que só fala francês. Boa sorte. Em geral, as pessoas falam 2 ou 3 idiomas, além do inglês.

11. Na Suíça, a cada 10 palavras uma é "por favor", "obrigado", "com licença" ou "desculpa". É o povo mais educado do mundo.

12. Na Suíça, se o trem ou o ônibus atrasar UM minuto, as pessoas vão à loucura. No Brasil, as pessoas ficam felizes se o ônibus passar (e se parar, e se você conseguir entrar).

13. Na Suíça, as pessoas comem fondue no Natal.

14. Na Suíça, as pessoas usam as mesmas roupas no inverno e no verão. Verão significa 20 graus e inverno significar passar frio mesmo. 

15. Na Suíça, você vê os Alpes em praticamente toda cidade que visitar.

16. Na Suíça, as pessoas comem muito chocolate.

17. Na Suíça, remédios fitoterápicos são vendidos em farmácias normais, supermercados e lojas especializadas. Em geral, eles são mais baratos que os remédios comuns. A venda de remédios naturais aqui supera em muito as vendas de remédios industriais.

18. Na Suíça, as famílias ainda cozinham muito em casa e todos se preocupam em manter uma alimentação saudável.

19. Na Suíça, o governo patrocina e estimula a prática rotineira de atividades esportivas. Os funcionários são estimulados a tirar uma hora de trabalho por dia para correr ou praticar algum esporte durante a jornada de trabalho. Chuveiros são providenciados pelas empresas. Em algumas universidades que tiveram um aumento no IMC dos alunos de graduação, aqueles que participarem de atividades esportivas na universidade 3 vezes por semana em 75% das semanas letivas ganham desconto na mensalidade.  

20. Na Suíça, estudar é muito barato. As mensalidades sem desconto custam em torno de 700 francos (1500 reais) por semestre.

21. Na Suíça, é obrigatório ter plano de saúde.

22. Na Suíça, o café expresso é servido em porções de 20 mL, e é costume adicionar creme de leite (5 mL). 

23. Na Suíça, o que mais se encontra é café brasileiro. 

24. Na Suíça, as pessoas ficam visivelmente mais felizes quando tem sol (uma vez por semana).

25. Na Suíça, o ano começa dia 2 de dezembro, não depois do carnaval.

26. Na Suíça, se você quiser ketchup pra colocar no seu BigMac, você tem que pagar.

27. Na Suíça, se alguém marca uma festa às 20:00, você tem que aparecer às 20:00. Nada de chegar atrasado.

28. Na Suíça, as pessoas não têm máquinas de lavar roupa individuais. Elas dividem uma máquina no prédio todo e, em geral, lavam roupas a cada 2 semanas (mas as pessoas não fedem, não se preocupe).

29. Na Suíça, se você escovar os dentes depois do almoço, as pessoas acham que você se esqueceu de escovar os dentes de manhã. Aqui você se escova os dentes ao acordar e ao ir dormir.

30. Na Suíça, os homens cozinham mais e melhor que as mulheres.

31. Na Suíça, existe uma fila de até 2 anos pra conseguir lugar em uma creche e no maternal. A maior parte das famílias tem babás.

32. Na Suíça, é raro ver namorados e casais demonstrando afeto em público.

33. Na Suíça, todo mundo se veste bem e cuida da aparência.

34. Na Suíça, cerveja se pede em litros.

35. Na Suíça, todo mundo sabe o ranking dos últimos jogos de inverno, principalmente no esqui.

36. Na Suíça, as pessoas carregam equipamentos de esqui, escalada, nordic walk e snowboarding dentro dos ônibus, trens e barcos. Isso quando eles não vão calçando as botas de esqui (3 quilos cada uma).

37. Na Suíça, todo mundo esquia desde os 4 anos de idade.

38. Na Suíça, o voto é facultativo.

39. Na Suíça, quanto menos gente viver numa cidade, menores são os impostos dessa cidade.

40. Na Suíça, toda sexta e segunda-feira, o metrô está cheio de gente carregando malas porque eles viajam pra casa dos pais nos finais de semana.

41. Na Suíça, todo bife tem gosto de knorr.

42. Na Suíça, o açúcar não adoça. Pode colocar um quilo no seu café que vai continuar amargo. Parte pro adoçante de uma vez!

43. Na Suíça, os motoristas param nas faixas de travessia de pedestres. Não me acostumei com isso ainda.

44. Na Suíça, existem 6 tipos de batata: uma é pra purê, outra é pra fritar, outra é pra salada, outra pro raclette, e por aí vai.

45. Na Suíça, você fala "Bom dia" de noite se você ainda viu a pessoa naquele dia. Mesmo que seja noite.

47. Na Suíça, férias significa pegar o trem, pagar uma fortuna em um teleférico e subir nos Alpes, mesmo que você já tenha feito isso milhares de vezes. Eles não se cansam. Por outro lado, a metade deles nunca visitou Fribourg ou outra dessas cidadezinhas pequenas, charmosas e turísticas.

48. Todos os Suíços notaram que eu pulei o número 46. Eles são perfeccionistas. E se não for pra escrever tudo gramaticalmente correto, nem escreve.

49. Na Suíça, não há cerca em volta das casas. Não há policiais nas ruas, e não há crime. Raramente acontece um acidente de carro.

50. Na Suíça, em vez de ganhar um carro na raspadinha, você pode ganhar um trator. O sonho de muita gente é virar agricultor e morar nos campos altos rodeados pelas montanhas. 



51. Na Suíça, as pessoas têm em média 15 cartões na carteira. É um pra cada mercado, 3 pro banco, 4 pro seguro, um da biblioteca, outro da universidade, um da Ikea, outro pro ônibus, um do trem, e por aí vai.

 52. Na Suíça, as pessoas usam uma pequena balança em casa pra pesar a quantidade de farinha, açúcar, etc, que deve ser usada em alguma receita.


54. Na Suíça, animais de estimação viajam tranquilamente no transporte público, desde que paguem passagem (tarifa de estudante. Muito irônico).


55. Na Suíça, doutorando e pesquisador são profissionais reconhecidos e com profissão regulamentada, com direito a férias, seguro-saúde e vários benefícios (incluindo licença maternidade e paternidade). Doutorando é considerado empregado da universidade, novamente com diversos benefícios. 

56. Em resumo, na Suíça é assim: você esquia no inverno, rema no lago na primavera, corre no verão, se inscreve na maratona de outono e começa tudo de novo. Viaja de trem pra cima e pra baixo. confere se os Alpes continuam lá perto do Natal, come Raclette, se enche de orgulho de ter o melhor sistema ferroviário do mundo, mas é sempre gentil e e educado com todo mundo. Você nasce, cresce, estuda, trabalha e morre no mesmo lugar, porque você adora o conforto de uma vida regada por vinho, chocolate e aquecimento central.

:)


(08/04/2013)

7 comentários:

  1. Adoreei! Lindo post e super útil! Você escreve muito bem.

    Não notei a falta do número 46. Eu não leio números nem títulos haha (tive que checar o seu de novo).

    Amei que os bichos podem viajar de transporte público! Vou levar a Nina! :D Mas ela disse que queria um TRI ou equivalente...

    E nós temos uma balança dessas, mas nunca usamos! Brasileiro é tudo desregrado mesmo... Haha

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aninha!
      Nem preciso dizer que tu escreve maravilhosamente também! Amo os teus posts!

      Beijos!

      Excluir
  2. E amei o layout novo, limpo e profissional. Tá chique, hein! (:

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse fui um dos melhores blogs ate agora ... ja ta pronto um dos capitulos do livro! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Poderia ter acrescentado também que na Suiça os banheiros públicos estão sempre limpos e com papel hehe. Bjus

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto! muito bem escrito. Quem não gostaria de morar em um paîs desse?! Só acho que faltou mencionar a vestimenta dos homens

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.