domingo, 10 de abril de 2016

Coisas Aburdas em Paises Europeus

**Oi! Voltamos! Entretanto, voces vao notar que o meu teclado nao tem acentos para escrever em portugues. Claro que eu poderia digitar Alt+0568972368636589636 para fazer um "à" mas eu nao vou. Entao voce ai, por favor use todo o seu poder intelectual para colocar os acentinho maravilhosos da nossa lingua. Obrigada!**

Depois de passar anos no Brasil achando os impostos absurdos, a corrupçao absurda, a sujeira absurda, o desrespeito das pessoas absurdo, o seu salario absurdo, o transporte publico absurdo, enfim, tudo absurdo, voce finalmente consegue fazer um pé de meia ou pegar uma bolsa da Dilma e sair mundo afora pra encontrar um lugar menos absurdo para voce viver. Mas nao se engane! Até os paises europeus mais civilizados do mundo estao cheios de coisas absurdas que voce jamais pensou que seria possivel tornar absurdas!

(Deixemos bem claro no começo dessa lista que eu trocaria mil vezes os absurdos do Brasil por esses absurdos aqui, mas nem por isso eu vou deixar de achar que essas coisas sao absurdas. E ainda por cima eu gosto de reclamar, entao ai vai).

1. As creches.
Voce sabia que na Suiça voce tem que esperar até 2 ou 3 anos para ter uma vaga para por o seu filho/filha em uma creche? Exatamente! Voce tem que se inscrever na fila de espera exatamente 6 meses antes do bebe nascer para ter alguma chance de poder voltar a trabalhar 2 anos mais tarde. Além disso, ter uma vaga na creche nao significa exatamente "ter uma vaga na creche". Em 90% dos casos voce vai conseguir vaga para um, dois ou se tiver sorte, 3 dias da semana. Os outros dias voce tem que ficar em casa ou arranjar uma baba. Eu tive colegas que levavam os filhos pra creche segundas à tarde,quartas o dia todo e quinta de manha. é isso! O casal teve que começar a trabalhar somente 80% ou 60% porque nao podia pagar uma baba pra cuidar do filho! Ah, sim, e se voce tiver 2 filhos, nao quer dizer que eles poderao ir nos mesmos dias para a creche! Isso acontece mais em creches publicas, onde existe uma fila de espera central, com milhares de crianças para 200-400 vagas. E ainda por cima nao é de graça! O valor que voce paga depende do seu salario. Eu, com um salario de Fr. 3,000 por mes pagaria Fr. 1800 para uma creche. Se voce quiser diminuir a lista de espera, voce pode se inscrever em uma lista de espera de uma creche privada, que custa Fr. 3000-4000 por mes, independente do seu salario. é claro que somente 1% dos pais podem pagar isso.
Ai voce se pergunta: Mas por que nao existem mais creches publicas? Simplesmente porque a populaçao nao quer. Os suiços ja votaram sobre isso. Eles acham que é dever da mulher ficar em casa sem trabalhar para sempre depois que tiver filhos. Além disso, essas creches sao subsidiadas e custam dinheiro de impostos dos ricos que podem pagar por uma boa escola privada. Entao, eles sempre votam contra a criaçao de mais creches publicas. Nao tem necessidade!
Depois quando as criança vao para a escola, seu lugar é garantido. Mas nao quer dizer que fica mais facil para os pais. As escolar sao das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30. Um horario que força um dos pais a estarem em casa cozinhando para os filhos ou a pagar  uma fortuna para uma escola particular integral (Fr. 5000/mes) ou uma creche  para cuidar dos filhos  entre 11h30-13h30 e 15h30-18h00 (e isso vai sair uns Fr. 1000 por criança).

2. Fila pra casar:
Outro sistema muito absurdo. A prefeitura so tem pessoal para casar 2 casais por dia e eles so podem marcar casamentos dentro de 6 meses. Entao, exatamente 6 meses antes do seu casamento, às 8h01 da manha, voce deve ser o primeiro ou segundo a ligar para a prefeitura pra conseguir a data. Claro que isso nem sempre funciona. Um casal de amigos ficou ligando todos os dias por 2 meses até conseguirem ser os primeiros atendidos. O problema é quando voce ja organizou toda a recepçao, reservou o salao, encomendou o buffet, até ja mandou as pessoas reservarem a data. Nao é à toa que todo dia tem algum chorando naquela linha telefonica.

3. Impostos para casais:
Enquanto todos os paises europeus incentivam sua populaçao a casar e ter filhos para que a raça humana nao termine sendo chineses e brasileiros, a Suiça é um retrocesso total. Se um casal se casa e ambos continuam a trabalhar, o imposto de renda da mulher sobre de 8% para 19%. Sim, somente o imposto para mulher. Isso porque a renda da mulher é uma renda de luxo, completamente desnecessaria de acordo com o povo e o parlamento Suiço. O homem deve prover para a familia e a mulher deve ficar em casa cozinhando, limpando, esperando o marido e cuidando dos filhos (que nao conseguiram lugar na creche).

4. Planos de saude:
Essa é a maior piada do sistema de saude suiça. Pra voce entender, todo mundo é obrigada a ter um plano de saude. E nao pode ser qualquer plano de saude. Tem que ser um plano de saude suiço, que sao os piores do mundo. Isso porque voce vai pagar Fr. 250-400 por mes para ter direito à praticamente nada. A sua franquia é de Fr. 2,500 por ano, ou seja, sse voce ficar doente somente 5 vezes em uma ano voce vai pagar no minimo 12x250 por ano mais todas as suas consultas que foram provavelmente Fr, 2499. Agora, se voce ficar realmente doente, como precisar de internçao, cirurgia ou quimioterapia, isso vai custar Fr. 250,000-500,000. Porém, o plano paga no MAXIMO Fr. 100,000. Entao é isso, voce esta f*dido se nao ficar doente e ainda mais f*dido se ficar doente.

5. Espera para consultar com um médico:
Outro absurdo. Se voce precisar ver um "especialista" (qualquer médico que nao seja "de familia") voce vai ter que esperar. As consultas com ginecologistas, oftalmologistas, dentistas, urologistas, dermatologistas, etc serao em 3 ou 6 meses, nao antes disso. E se voce tiver uma "emergencia" (por exemplo, o dia em que o meu namorado acordou cego de um olho), a secretaria do médico vai te dizer pra ir para a emergencia do hospital. No hospital, as enfermeiras vao ficar putas porque voce veio por causa de um problema ridiculo e voce vai esperar por 6h a 12h para ser atendido, mesmo que nao tenha ninguém na fila de espera, mas simplesmente porque eles querem te ensinar que nao se deve vir na emergencia por causa de uma besteira. Um sistema muito absurdo.
Além disso, a maior parte dos médicos nao tem secretaria. Voce tem que ligar e deixar uma mensagem no telefone e rezar para que eles te liguem de volta, se eles estiverem a fim. O que geralmente nao acontece porque a agenda esta cheia até 2017. Entao, voce passa a ligar para todos os médicos do mundo na esperança de que um deles vai de fato ouvir suas mensagens e finalmente te ligar de volta. Pode levar 1 ou 2 meses so pra voce ouvir de volta de um desses médicos. Ai fica mais 6 meses na lista de espera.

6. "Taxas administrativas":
Esse é o meu favorito. Voce mudou de endereço. Agora voce liga pro departmento de transito pra dizer que mudou de endereço. Leva 25 segundos pra pessoa mudar os seus dado. Uma semana depois, uma conta de Fr. 80. E isso se repete com tudo, a TV a cabo, a internet, a prefeitura, o centro de "controle de estrangeiros" (adoro o termo) e tudo mais. Companhias também fazem a mesma coisa. Sobre quanto custa para fazer um hemograma? Fr. 4. Sabe qual é a "taxa administrativa"?Fr. 37. So alegria. E voce pagando a conta e o plano de saude inutil.

7. Dirigindo na Suiça:
Outro absurdo: adolescentes Suiços com 16 anos passam uma prova teorica de transito e agora podem dirigir por 2 anos sem ter feito qualquer autoescola na vida. E eles podem dirigir à noite, de dia, nas rodovias, freeways, etc. Tudo beleza! Somente depois desses 2 anos, se voce nao tiver matado ninguém, voce é obrigado a fazer uma prova pratica.
 Agora, se voce é estrangeiro, tem uma carteira de motorista de um pais fora da Uniao Europeia, como do Brasil, por exemplo, voce pode dirigir normalmente por 365 dias na Suiça. No dia 366, dirigir se torna complemente ilegal para voce, com direito à prisao e multa de até 6 meses do seu salario bruto! Se voce quiser dirigir no dia 366, voce tem que fazer autoescola e uma prova pratica  de 1h onde voce nao pode nem uma vez esquecer de ligar o pisca para ultrapassar uma bicicleta.
Enquanto isso, os jovens Suiços saem das festas bebedos e vao dirigindo pra casa sem nunca ter feito uma unica aula de direçao. Lindo isso.

8. Xenofobia:
Esse foi um termo que voce aprendeu na Setima série do ensino fundamental em geografia e que nunca passou pela sua cabeça que voce vai sofrer por causa disso. Mas se nao ficou claro até aqui, tem xenofobia pra c*ralho na Suiça.Os impostos sao mais altos para estrangeiros, os beneficios sao limitados, nao temos muitos direito do povo Suiço, as companhias evitam contratar estrangeiros e, sempre que voce quiser alugar um apartamento, um suiço vai ser escolhido no seu lugar.  Além disso, as pessoas e companhias se aproveitam de voce, que nao consegue ler a lei suiça em alemao e nao consegue se defender juridicamente. é tanto absurdo que eu nao consigo expressar em um paragrafo, mas fiquem informados: Xenofobia existe e é forte na Suiça.

Conclusao: 

A Suiça é linda e tudo mais, mas depois de um ou dois anos voce começa a ver esses absurdos e a ideia de se mudar pra ca indefinitivamente fica cada dia menos atraente. Entao, vem pra ca visitar, faz o seu mestrado em Lausanne ou Zurique,  ai se muda pra outro pais europeu menos absurdo, ok? Entao ta bem. Beijos!

Um comentário:

  1. "para que a raça humana nao termine sendo chineses e brasileiros" = melhor frase!! Hahah

    Sério, e o pessoal reclama do SUS. Aí é o mesmo atendimento (ou pior) e pagando...

    Boa sorte! Pelo menos você tá no frio! ;D

    Beijão!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.