sexta-feira, 30 de março de 2012

Divagando no laboratorio

Estou aqui, no loaboratorio, esperando as celulas resolverem fazer alguma coisa na sala de cultura. Tenho que ficar olhando pra elas durante 12 horas. O plano era comecar as 8 am (o que significa que eu tenho que acordar as 6h30) e terminar as 8 pm. Ontem eu nao consegui dormir direito por 2 motivos. Um deles eu conto mais adiante e o outro era porque eu estava dolorida da escalada. Geralmente quando eu acordo no dia seguinte ao da escalada, meu primeiro pensamente do dia e’ “DOR...” e vou mancando ate o banheiro. Hoje o primeiro pensamento (apos olhar o relogio e descobrir que era 8h18) foi “PUTA MERDA”. Me arrumei em 5 minutos (record pessoal, incluindo escovar os dentes) e cheguei no laboratorio perto das 9h50 (ja que perdi o onibus porque estava viajando/dormindo na parada). Quem fez as contas ja percebeu que vou ter que ficar aqui de molho ate as 22h esperando as celulas. Certas vezes eu odeio elas.
As unicas celulas que eu nao odeio sao aquelas que eu imortalizei (vulgo “transformei num cancer”). Na verdade, elas sao tao queridas! Elas nao se importam se eu esquecer de trocar o meio de cultura, se elas nao tem mais espaco pra se dividir (elas dividem mesmo assim e comecam a subir umas nas outras) e resistem a praticamente qualquer besteira que eu fizer com elas. Ontem eu estava fazendo uma passagem (que e’ passar as celulas pra um espaco maior, onde elas podem continuar crescendo) e achei que era a decima passagem, mas NAO, era a 13ª! Como elas crescem rapido! O tempo voa e a gente nem percebe. Agora eu sei como minha mae se sente.
Agora desci pra praca de alimentacao e comi um brownie bem gostoso, ja que vou ficar aqui nas proximas 4 horas (sao 6 pm de uma sexta, so tem fantasma no instituto).
Alem de tudo, ainda descobri que estou com 1kg de arroz na mochila. O.o? Sim. Fui no mercado ontem (comprar, entre outras coisas, papel higienico. Adoro...) e pra nao carregar muito peso nos bracos (que sao inuteis depois da escalada) eu coloco algumas coisas dentro da mochila. A vitima de ontem foi um pacote de arroz, que eu esqueci de tirar e na correria de hoje de manha acabou vindo conhecer o meu trabalho.
O motivo numero 2 pelo qual eu nao consegui dormir noite passada foi que recebi outra bolsa de estudos. Pobre e’ foda, ne! Nunca ganha nada, quando ganha sao duas coisas mutuamente exclusivas ao mesmo tempo (isso fez sentido? O.o). A bolsa em questao e’ da Universidade de Bern (Berna, a capital da Suica, porque o blog tambem e’ cultura) pra cursar Ciencias Moleculares da Vida (?). As especializacoes sao praticamente as mesmas da Universidade de Lausanne (nao diga??? Sera que foi por isso que eu me inscrevi?). Agora a coisa ficou seria. Ganhei as duas bolsas pras quais me inscrevi. A Bern da 6 bolsas por ano, a Lausanne da 2. Tabela comparativa que eu fiz mentalmente pra tentar decidir qual cursar:
Universidade de Bern:
*Fica na Capital, cidade otima.
*Tem menos tempo pra aulas e mais pra pesquisa que Lausanne.
*Da pra fazer 2 especializacoes, uma maior e outra menor (major e minor). Na Lausanne e’ so’ uma.
*Conheco uma menina que estudou la (nao tenho certeza da relevancia disso).
Universidade de Lausanne:
*Ja tenho um contato academico la, mesmo que eu talvez nao va fazer minha tese com essa pessoa (trabalhar com neuroenergetica??? Eles certamente inventaram esse termo, isso nao existe u_u).
*Fica em Lausanne (!!!), cidade menor e mais aconchegante.
*Fica perto da fronteira com a Franca e a Italia (#_modo_turista_LIGADO)
*E’ mais dificil conseguir bolsa nessa universidade que na outra (totalmente irrelevante)
*Eles falam Frances. Muito mais facil de aprender que o Alemao Suico, muito diferente do da Alemanha.
*E’ 136a melhor universidade do mundo (Bern esta em 143a o que torna esse topico o “totalmente irrelevante #2”).
*Meu orientador daqui de Cingapura (Suico) disse que achava que eu ia viver melhor em Lausanne, principalmente por causa do idioma: “Crianca, nao pense que voce vai viver com o ingles la.” Palavras dele. To comecando a ficar nervosa).

[Mas o melhor de tudo e' nao ter que manter o curriculo lattes atualizado!]
6h36 pm. O tempo nao passa.
Sabem qual foi a primeira coisa que eu pesquisei na internet quando eu recebi a primeira bolsa? Uma pessoa normal iria pesquisar
è Acomodacao
è Universidade 
è Passagens aereas
è Programa detalhado do qual voce vai participar
è Visto, vacinas, seguro saude
è Meios de transporte
O que eu pesquisei?
è Academias de escalada no bairro
è Quando comecam as ferias.
Porque eu sou um exemplo de aluna. u_u
Entao, eu acho que decidi pela Universidade de Lausanne. Tem mais pros. Simples assim, mas tambem porque:
1)   Eu ja aceitei a bolsa em Lausanne (mais uma vez, irrelevante)
2)   O professor que me deu uma grande forca pra essa bolsa (com uma carta de recomendacao fodastica --- [Pai, é assim ó: foda + fantastico = fodastico]) e’ de Lausanne e quer que eu conheca o lab dele (de neu-ro-e-ner-ge-ti-ca, preciso aprender a falar pra nao ficar feio)
3)  Quero ter o gostinho de recusar a Bolsa de Excelencia da Universidade de Bern (brincadeira... Me doi o coracao! Nao quero mais pensar nisso).
Ai, deos. Que momento. Seria comico se nao fosse tragico.
6h42 pm.
Vou la dar uma olhadas nas minha filhas.
Obrigada pela companhia.
Beijos!
Dica de sobrevivencia (bonus): quando as pessoas de Cingapura fazem um gesto que e’ juntar a ponta dos 5 dedos de uma mao repetidamente, significa que o que quer que seja, custa 5 dolares. Se o gesto for feito com as duas maos, sao 10 dolares. Preste atencao, eles ficam irritados se nao entender.


Um comentário:

  1. Literalmente tu nasceu de bunda prá lua (tive q fazer cesária pq querias sair de ré). Mas tirando isso, tenho certeza que mereces esta segunda bolsa. Realmente fica difícil escolher, apesar de perceber que já escolheste.Tenho certeza que a universidade de te receber,contará com uma grande pessoa.Nem só intelectualmente, mas também amiga,sincera,uma pessoa humilde que gosta de compartilhar os conhecimentos e que está sempre pronta para ajudar os amigos (e outros nem tão amigos assim).Parabéns filha. Sentimos muito orgulho de sermos teus pais. Mas...será que nesta agenda terias um tempinho pra ficar com a gente???

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.