sexta-feira, 16 de março de 2012

Pai!


É, você mesmo.
Se me permite, esse post do blog será sobre você e para você.
Fazendo uma recapitulação da minha vida, nesses longos 21 anos de história, percebi que você estava ao meu lado nos momentos mais importantes da vida minha vida.

Lembrei-me de alguns momentos específicos que ficarão para sempre na minha memória e que gostaria de compartilhar com você aqui. Eu me lembro de quando...
-... estávamos na praia em 1994 e você tentava me ensinar a andar de bicicleta sem rodinha na garagem.
-... você conseguia fazer um balanço com uma corda e um tronco na árvore mais alta do mundo.
-... você consertava as cabeças das minhas bonecas que viviam caindo.
-... das nossas raras idas ao cinema.
-Lembro que você chegava tarde em casa, fazia arroz e ovo frito pra sua janta, eu sentava no seu colo e comia quase tudo (mesmo depois de eu mesma já ter jantado). Acho que isso ainda acontece, na verdade, nós sempre acabamos roubando um pouco da sua janta. Mas estamos contribuindo pra você ficar em forma!
-... você assustava meus amigos nas festas do dia das bruxas.
-... nós íamos na Kronrad pegar pizza e voltávamos comendo as bolinhas de queijo.
-... eu sempre chegava atrasada no colégio quando você me levava.
-... a gente jogava xadrez na casa velha, numa partida que durou mais de uma semana e no final você me deixou ganhar (sim, eu sei).
-... você cantava pra eu dormir depois do almoço (e dormia antes de mim, assim eu podia escapar e ver TV).
-... eu podia me refugiar em você quando a mãe ficava braba.
-... nossas viagens em família, com muita diversão e alguns briguinhas.
-... quando eu torci o pé (em 1997) e você me levou pro hospital. Como eu morri de medo de ter que levar uma injeção!
-... quando você me levou e me trouxe de volta no mesmo dia quando me inscrevi na UFSM. Loucura total.
-...você estava comigo quando eu me inscrevi na UFRGS, viu meus primeiros momentos de bixo e, depois de 4 anos, estava lá pra me ver com o canudo na mão e com o maior prêmio que uma universidade pode dar para um aluno.

Claro que tenho muito mais lembranças e você deve ter as suas, mas o que quero dizer é que estava lá, ao meu lado, se não fisicamente, em espírito. Esse é o primeiro aniversário em que não vou poder estar aí e te dar um abraço apertado, um beijo no rosto e dizer que te amo. Isso me entristece, mas eu sei e espero que você também saiba que isso é pro meu bem e é também, culpa sua. Essa coragem de largar tudo e seguir meus sonhos veio certamente da sua parte da família. Que pai de família tem a coragem pra largar um emprego estável e abrir seu próprio negócio em um ramo completamente diferente, sem saber se vai dar certo ou não, pra tentar ser feliz e seguir seus sonhos? Não é pros fracos, não. Se eu estou longe agora, é porque também estou em busca dos meus sonhos e levo você como inspiração.

Pai, como eu disse, você estava lá em todos os momentos importantes da minha vida, nos bons, mas também nos ruins. Muitas vezes, pai, o que um filho precisa não é de um pai que diga “vai dar tudo certo”, mas de um pai que tenha coragem de dizer “eu estarei aqui quando tudo der errado”.  Você estava lá quando eu fiz tudo dar errado. Você estava lá pra me ajudar a recomeçar, a levantar a cabeça e a não desistir. E fique com a certeza de que nada disso foi culpa sua. Lembre-se de que as pessoas fazem escolhas ruins, mas isso não faz delas pessoas ruins.
E hoje, com o seu exemplo, com o seu apoio e com força de vontade, eu segui em frente (mais exatamente à leste, em direção à Ásia), procurando sempre melhorar a minha vida e das pessoas ao meu redor (mesmo que seja contribuindo pra um momento de distração e descontração através desse blog). Obrigada por confiar em mim, mesmo que eu não mereça toda essa confiança. Obrigada por me receber sempre de braços abertos, por me ajudar sempre que pode (e quando não pode também).

O futuro é incerto pra mim. Não sei mais quantos aniversários vou passar longe de casa, quantas páscoas e Natais vou perder. Para mim, entretanto, o importante é saber que sempre haverá um lugar pra mim aí em casa, no 2º quarto do corredor (ou na caminha com a Clér). Mas a escolha foi e sempre será minha, e espero que você entenda que na minha cabeça “o adversário mais irredutível que sempre encontrava diante de si era ele mesmo” (G. Faletti).
Pai, eu ainda quero dividir muitas conquistas contigo. Um título de mestre? Talvez um de doutora? Outra viagem? Então, por favor, cuide-se. Você sabe do que estou falando, não se faça de bobo. Se não for por você, faça por mim. Se não, faça pelo Matheus, ou então por essa esposa maravilhosa que quer dançar a valsa das bodas de ouro com você, ou até pelos netos que virão (por parte do Matheus), os quais também merecem conhecer a pessoa incrível que você é, um exemplo de honestidade, integridade e caráter.

Aí vão mais algumas razões que fazem você um ótimo pai:

Me ensina as coisas boas da vida.


Faz o melhor churrasco do mundo.

Sabe aproveitar a vida com um rei.

É um exemplo de marido.

Pai, eu tenho muito orgulho de ser sua filha.

Te amo, te adoro e não posso viver sem ti.
Feliz Aniversário!



Um comentário:

  1. Faz o melhor churrasco mas não vi carne.........Muito legal teu post filha.O pai deve ter ficado orgulhoso (eu teria rsrs). Boa escalada. Bjus

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.