sábado, 10 de março de 2012

Sky Diving

Gente, está chovendo horrores aqui! Tudo pra terminar bem a semana. Sábado o dia todo com chuva ¬¬

Pois é, eu tinha parado de contar das minhas aventuras sábado passado, faz uma semana inteira! Sábado a tarde eu fui nadar. Estava com cara de chuva, então eu resolvi não passar protetor solar. Grande erro. Abriu um solão enquanto eu estava na piscina e, quando eu saí, o tempo continuou com cara de chuva e eu fiquei com cara de queimado. Fiquei toda vermelha no rosto (só no rosto, porque é o único lugar em que eu SEMPRE passo protetor solar, então o resto do meu corpo já estava mais bronzeadinho. Agora está tudo igual pelo menos...). 

Depois de nadar eu fui visitar o Tree Top Walk de Cingapura, uma ponte enorme sobre uma reserva natural construída pelo HSBC. A história é que o HSBC comprou parte da área pra construir um club e um parque bem legal pros sócios e pro público em geral. Depois de comprar, o governo de Cingapura disse que aquela era uma área pública e de preservação ambiental. O HSBC poderia construir o que quisesse lá, mas sem derrubar uma árvore. Imaginem o problema: o treco é uma reserva. Só o que tem são árvores! Enquanto o resto do mundo iria:
1) processar o governo (mas aqui isso pega mal, você pode ir preso por processar o governo, comunista!)
2) dizer "Dane-se, vou adotar um jardim e colocar uma propaganda minha lá".

os CEOs megalomaníacos das empresas cingapurenses (mesmo do HSBC) disseram "Tudo bem, então vamos construir o nosso parque em cima das árvores".
Resto do mundo: o.O ?

E foi o que eles fizeram. 


  
Claro que nem todo o parque fica acima de tudo, tem uns caminhos que levam até essa parte aérea, mas eles também são muito legais, cheios de cores, cheiros e sensações.



No final, levei 1 hora pra chegar na parte aérea e mais 1 hora pra terminar de ver (quase) tudo do parque. Depois só mais 1h pra voltar à civilização. Bem legal, mas muito quente! O dia estava um forno, mas a floresta tropical amenizava um pouco o calor. Antes que me perguntem, sim eu fui sozinha. O povo estava todo online discutindo no facebook se iam, se não iam, se iam de ônibus, se iam de metro e já eram quase 15h30. Aí eu disse "Dane-se. Estou indo. Quem quiser ir, me encontra no portão às 4h". E fui. No final, eles ficaram discutindo horas e desistiram. Foram jantar no McDonalds... Mas no parque eu logo encontrei uma inglesa superperdida na trilha (tem que ter muito instinto pra saber pra onde ir u_u Sério. É difícil mesmo. Eu sempre procurava pegadas no chão pra saber qual caminho tinha que seguir nas encruzilhadas - ficou mais fácil porque tinha chovido de manhã!). Fomos conversando (num inglês - não cinglês - que eu conseguia entender!). Ela era a típica inglesa: estava de calças e mangas compridas, chapéu gigante e máquina fotográfica pendurada no pescoço. Ela era uma tiazona, uns 40 e muitos, não é casada ("Dá muito trabalho") e resolveu tirar férias de 6 meses e conhecer o mundo sozinha (tipo de coisa que eu teria coragem de fazer). Ela me lembra aquelas pessoas isoladas que moram num porão com 20 gatos e conversam com as flores. Sim, ela tem um gato, mas incrivelmente divide um apartamento em Londres com a irmã também. Muito divertido!  Adorei o passeio!

Domingo foi dia de fazer meu curso de certificação para escalada. Eu fiquei sócia da academia, comprei um par de sapatos de escala ultracaros porque são feitos com a borracha do pneus de formula 1 o.o Também comprei equipamentos pra belay (que é ficar no chão enquanto a outra pessoa escala e segurar a corda de modo que ela consiga subir, mas que se ela cair você consegue evitar que ela morra esmagada no chão). Gastei Investi uma penca de dólares, mas vai compensar o fato de eu não ter que alugar equipamento toda semana. O curso foi legal, mas foram 8 horas de aulas teóricas e práticas num domingo XD. Pelo menos agora tenho a certificação do Ministério de alguma-coisa dizendo que eu posso fazer o belay dos meus amigos sem eles correrem o risco de morrer porque eu não sei usar os equipamentos direito. O que é ótimo já que semana que vem vamos escalar na Malásia e eles exigem essa certificação pra entrar nos parques de escalada lá. 

(Bah, tá chovendo aqui pra dentro!!! Primeira vez que vou fechar uma janela em Cingapura)

Falando em escalada na Malásia, como nós vamos lá pra escalar 4 a 6 horas seguidas, estamos fazendo um treinamento intensivo pra poder suportar o tranco. Estamos escalando aos domingos numa outra academia aqui de Cingapura, com a maior parede do país (ainda assim muito menor que a da Malásia). Amanhã tem treino, vamos escalar 4 horas sem parar no sol/chuva. Mal posso esperar!!! (e vocês vão dizer "Louca". Não tenho argumentos pra me defender u_u).

A semana de trabalho foi alucinante. Muito pra fazer e pouco tempo pra pensar. Algumas coisas finalmente deram certo, outros continuam a me perturbar, como um Western Blot (pra ver se a célula tem uma proteína específica e quanto ela tem dessa proteína, mãe!) que teima em rir da minha cara: "Haha! Sem bandas hoje também!". Meu chefe me chamou pra conversar quarta-feira no escritório dele. Foi assim:
Philipp: Preciso de algumas explicações.
Eu fiquei nervosa: ok...
Philipp: Me conta como é que tu consegue fazer um ensaio que somente um pos-doc meu conseguiu depois de 3 anos (isso em 2004) nos Estados Unidos, mas que ele nunca mais conseguiu repetir, com tamanha perfeição em 2 dias, mas não consegue me mostrar um único resultado de Western Blot? 
Eu: Hum... realmente não sei. Não sei o que te responder e também não sei se isso foi um elogio ou não...
Philipp riu e continuou: Tudo bem que você não consegue explicar. Eu só não entendo como você faz isso!
Eu: Nem eu   o.o
Philipp ficou pensando um pouco: É só isso por enquanto. (eu ia saindo quando ele me chamou) Ah, e devolve o anticorpo de Western Blot que tu e o Kasim roubaram do laboratório ao lado, por favor.
Eu: roubamos? o.O  Kasim disse que era emprestado...
Philipp: Só é emprestado quando as pessoas sabem que você pegou antes de você pegar. Se elas descobrem depois, não é emprestado.

Bem, eu só segui ordens, não sabia de nada. Mas foi engraçado. Devolvi o anticorpo e pedi desculpas ao lab do lado por meu supervisor ter roubado o anticorpo. Eles disseram que tudo bem, eles nem usam mais mesmo e nem sabiam que tinha sumido (foi o prof. Philipp que descobriu a tramóia, na real). E eles tem litros de anticorpo, não é que nem no Brasil que as pessoas espremem o tubo pra pegar o último meio nano-litro.
Mas o anticorpo não funcionou mesmo. Se alguém souber POR FAVOR, como eu faço pra detectar uma proteína de baixíssima expressão que fica ligada ao DNA, por gentileza, me mande um e-mail (patriciarenck@gmail.com ou meu hotmail mesmo). Já tentei altas concentrações de anticorpo (1:200) e superconcentrar o gel (40 ug por poço). Estou ficando sem saída. Seria usar mais detergente? Help-me, plis! 

Quinta fui convidada pra jantar com meu chefe e um professor alemão que tem laboratório na Espanha. Não sei por que eu, mas tudo bem. Talvez as pessoas achem que estou morrendo de fome e me levam pra restaurantes chiques pra eu comer alguma proteína que não seja do leite... O professor é bem legal, muito simpático. Jantamos num restaurante japonês. Felizmente pedimos carne de verdade. Colocaram uma grelha perto da mesma pra fazer "churrasco" grelhando pequenos pedaços de carne. Tinha peixe também, mas eu os ignorei. Depois fomos tomar vinho australiano na casa do chefe, que mora ali perto. Muito bom, mas estou descobrindo que ficar muito tempo sem comer carne faz com que você tenha problemas pra digeri-la depois. Enfim.
No dia seguinte fui com o chefe e com o Kasim almoçar num restaurante turco (Kasim é da Turquia). A-DO-REI a comida! Pedi um peito de frango grelhado, que veio com tempero que lembra o brasileiro, com alecrim, orégano, óleo de oliva, etc, mais um pão muito gostoso pra acompanhar. E chá de maçã. Delicioso.

No fim da tarde, eu e Wei Theng fugimos do trabalho mais cedo pra fazer Sky Diving, daquele grupon que eu comprei. Chegamos cedo e ainda conseguimos ver um pouco da praia com sol. Na hora da nossa sessão de voo, vimos uns videos de segurança, e depois passamos por uma simulação muito legal do processo de pular de paraquedas. Ficamos dentro de um avião de mentira, vimos aqueles vídeos engraçados de segurança do avião (como colocar seu cinto e etc), mas meio avacalhados pra ficar engraçado. Depois conhecemos nosso instrutor, que nos mostrou as posições de voo e tivemos que aprender os sinais pra gente se comunicar no ar, pois obviamente não dá pra falar caindo a 300 km/h. Simulamos a posição de voo e fomos pra área de colocar os equipamentos e de se preparar psicologicamente. O legal é que em todo lugar que a gente ia tinha uns ventos difusos vindos sei lá de onde e o som do nosso "avião". Show de bola. Vestimos a roupa, colocamos óculos, protetores auriculares e o capacete. Última checagem e vambora! A Wei Theng foi a primeira a entrar no túnel de ar, depois foi minha vez! Nossa, a sensação é incrível! O instrutor fica ali pra te ajudar a se estrabilizar e ganhar confiança. Quem pensa que voar é só cair está muito enganado! Tem que fazer força pra manter o corpo num arco, com a barriga pra baixo, as pernas na posição certa, apesar do vento forte, e os braços no ângulo exato, senão você fica indo pra cima, pra baixo, pra frente, pra trás, ou só se debatendo aleatoriamente. Meu primeiro voo foi só pra eu entender como o corpo funciona sem gravidade, o que dá e que não dá pra fazer. Saí do túnel e nem conseguia caminhar direito, tão estranha a sensação de gravidade de novo. Rosto vermelho, cabelo que era uma confusão, mãos tremendo... pura adrenalina! No segundo voo, assim que o instrutor me soltou resolvi fazer uns experimentos, pra horror dele. Tudo friamente calculado, consegui dar umas giradas mexendo os braços, e fiz com que meu corpo subisse bem rápido pro topo do túnel (o instrutor teve um treco e pulou pra me agarrar, mas eu já estava voltando pra altitude normal) e descesse em seguida. Bah, que legal! Sensação de liberdade e autocontrole incríveis! Se eu pudesse, faria toda semana! Agora eu entendo como as pessoas fazem nos filmes pra pular de um avião 2 minutos depois da outra pessoa e ainda assim conseguem pegá-la antes que ela no chão sem paraquedas e morra. E também faz sentido eles conseguirem mais ou menos direcionar pra onde estão caindo, já que não é cair, é voar! Além disso, voar exige muita força. Meus músculos estão doendo até agora por tentar me manter estável no voo. 
Ganhamos um DVD do nosso voo, mas ainda não consegui olhar (não tenho leitor no meu netbook). Por enquanto, ficam os vídeos do iFly e as fotos no chão:





Nós na praia, nós esperando pra voar, nosso voo no horário (segundo o painel) e nosso certificado de treinamento!
Pra terminar bem a noite, jantamos no McDonalds (onde eu pedi pra trocar meu refrigerante por leite. Funciona mesmo essa coisa aqui o.O Da próxima vez vou pedir pra trocar minhas batatas por milho. Sim, é possível) e passamos na loja Candy Empire (Império dos Doces, vocês iam surtar. Eu surtei, tinha de tudo *.*) e compramos chocolates e outros doces estranhos de diversas partes do mundo (todos muito bons). 

Finalmente, hoje fui almoçar com a Rejane, prima da esposa de um amigo do grupo de casais da Igreja do meus pais... eu acho. Fomos num restaurante tailandês muito estranho. Funciona assim. Você chega e o restaurante está fechado (só abre as 13h), mas já tem gente sentada lá dentro escolhendo o que vai pedir. Espera na fila pra sentar, mesmo que haja diversas mesas disponíveis. Senta, ganha um lápis e um cardápio onde você marca o que quer. Espera o restaurante abrir. Quando a placa de "Fechado" some do caixa, as pessoas saem de suas mesas e vão correndo formar uma fila quilométrica pra fazer o pedido e pagar ao mesmo tempo no caixa. Nesse momento, já tem uma fila gigante de pessoas fora do restaurante esperando pra sentar (agora não tem mais mesas vagas). Pedido feito, a comida vem relativamente rápido, mas como todo restaurante na Ásia, a comida vem em partes. E não recebemos primeiro a salada, depois o acompanhamento, depois o prato principal. Vem o que ficar pronto primeiro. A comida estava muito boa, comemos galinha assada, galinha frita, macarrão com uns temperos exóticos e arroz também carregado de tempero, parecia algum tempero que deixa um gosto de defumado, não sei o que é. Pra beber, chá com leite condensado ^.^ No começo eu gostei do chá, mas depois eu vi que tinha gosto de um chá que eu não sou muito fã, não. Pra encerrar, comemos sorvete! Só aqui se paga 4 dólares por bola de sorvete, mas é muito bom. Não existem aqueles sabores normais, tipo chocolate e morango, eles tem cheesecake de amora, torta de morangos, tiramisu, pudim de groselha, lattè com coco, etc. Eu peguei o "Favorito da Vovó", um de chocolate com pedaços de paçoquinha e biscoitos molinhos. Delícia! Valeu cada centavo (porque eu tive que catar todas as moedas pra pagar u_u Não que eu não tivesse dinheiro, mas eu odeio moedas. Tenho uma necessidade patológica de me livrar delas).

Aí fomos no escritório do marido da Rejane, o Ashwin (ai deus, é assim que se escreve? Nome indiano. Enfim). Ele dá aula num MBA no prédio da biblioteca Nacional. Muito chique. Enquanto esperávamos e admirávamos a vista, a Rejane me contou umas histórias sobre alguns prédios ali perto. Um deles teve que construir estátuas enormes no topo do prédio, de homens segurando umas bolas gigantes só porque o prédio ao lado tinha a forma de um triângulo, e isso interfere na energia dos negócios (Feng-Shui, sabem?). 
O mesmo aconteceu com o Merlion (símbolo do país. Veja na foto). Eles está, na verdade, olhando pro lado errado da cidade, deveria olhar pro sudoeste. Então colocaram umas coisas na cabeça dele pra melhorar a energia. Logo depois ele foi atingido por um raio e teve que ser consertado... 
Segundo ela, o povo de Cingapura só não é pior que os indianos e os chineses. Quando ela estava na Índia com o marido, uma menina de 7 anos teve que casar com um cachorro porque ela terminou de perder os dentes de leite superiores antes do inferiores. Isso dá azar, então ela casa com o cachorro pra transferir a energia negativa pro cão. Faz todo sentido. u_u

Merlion e a vista do escritório do Ashwin (antes de começar a chover).


Incrivelmente, o escritório dele e parte da universidade ficam no 13º andar pro prédio e nenhuma catástrofe aconteceu ainda. Na verdade eu esperava não encontrar o 13º andar nos botões do elevador, mas para minha surpresa... 

Jogo dos 3 erros. Achou? Olhe com atenção.


Achou? Não? Olha mais um pouquinho e mostre que você fez a pré-escola e sabe contar.


É, meu amigo. Não tem os andares 4, 6 e 12. Energia ruim porque são... múltiplos de 2? Vai saber. 
Ficamos por aqui hoje. Como esse post foi enorme, espero comentários dignos.
E pra quem usa a desculpa de que não tem uma conta de e-mail no google pra comentar no blog ou, incrivelmente, perderam a senha em menos de 24h (né, pai!), podem usar a conta:
agora.eu.comento@gmail.com
Senha: comentario
Só precisam fazer login na hora de comentar. Escolham "conta do google" e sigam os passos. Mais tranquilo que perna de sapo.


Além disso, quem quiser pode adicionar seu e-mail aí em cima, à direita, que vocês vão receber as atualizações por e-mail! 

Beijos e bom final de semana pra quem acorda nesse momento (meu sábado já acabou... mimimi). 


4 comentários:

  1. Olha, depois que você voltar você pode continuar com um blog relatando teu dia-a-dia (ainda tem hífen será) no Brasil? Obrigada.

    Outra coisa, tu sabe que eu colei ploc na cruz e faço western blot quase todo dia né? Me manda um e-mail dizendo qual proteína é, e um básico do método que vocês usam aí (que deve ser "só um pouco" mais moderno que os nossos) e eu dou uns palpites. Vai que funciona, né... Na pior das hipóteses, veja se não é o Feng Shui atrapalhando teu experimento. De repente as bandas estão viradas pro lado errado!

    Beijão!
    Ale (pq eu sempre acho que não vai aparecer meu nome no comentário)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nesse vc se "puxou". Como consegue vontade para escrever tanto? Adoro ler sobre as aventuras. Aliás, aventuras,novidades sempre foi um desejo teu. Como dizes, "tô quase voltando", já pensou como vai continuar com toda essa adrenalina? Acha que terá alguma parceria nisso por aqui? (acho q a Karina não vai deixar o Duda ir ctg, e o Guto...sei não se topa....). Bjo filha e até a noite (dia prá ti)

    ResponderExcluir
  3. Ah legal, quero receber atualizações por e-mail!

    Coitado do cachorro!

    E medo desse elevador, fiquei um tempão olhando hahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.