quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Na boa, ninguém me contou que tinha que falar francês.

Alguém aí quer me dar algumas aulas de francês por skype? Estou passando a maior perrenha aqui com essa coisa! Sabe o que é ir no mercado e não conseguir perguntar onde ficam os cereais? Tentar comprar um cartão de metrô sem conseguir entender quais as opções de preço e de região? Imagina se eu tiver que ir ao médico ou comprar um remédio? E não, não é só fazer "biquinho" e inventar alguma coisa misturando inglês e italiano (eu tentei).
Todas as pessoas com quem eu falei me disseram que "é Europa. Todo mundo fala inglês". Vai nessa. ¬¬
Parece que o "desenvolvimento europeu" não passou por aqui.
Mas eu continuo dando uma de brasileira pela cidade: paro nas faixas de segurança porque acho que os carros vão me atropelar, atravesso da mesma forma fora da faixa de segurança, fico procurando os lixos nos banheiros para colocar o papel higiênico, ando na contramão das calçadas (eu ainda não entendi a dinâmica do pedestre aqui em Lausanne), saio e entro das plataformas de metrô pelos lados errados, esqueço de comprar queijo e chocolate no mercado, etc. O melhor foi eu tentando entrar no metrô pela primeira vez. Ao contrário dos outros lugares, aqui quem está na plataforma tem que apertar um botão na porta do trem quando quiser entrar. Eu, pobre subdesenvolvida, não tinha a menor ideia disso. Eu sempre corria quando alguém abria uma porta do trem pra entrar ou sair. Fiquei tentando ver se havia algumas portas específicas que abriam somente em algumas estações. Eu custei pra perceber aquele botão minúsculo na porta. Juro que eu achei que fosse um botão de parada de emergência, quando alguém fica trancado na porta. Nos trens de Cingapura tira uns botões muito parecidos, mas quem apertasse sem um motivo plausível pagava 5 mil dólares de multa. Como a explicação do botão estava em alemão suíço, eu resolvi não brincar com a sorte. Então eu vi as pessoas apertando esses botões e as portas se abrindo. Tã dã! Tem algumas estações nas quais as portas continuam abrindo magicamente. Ainda não descobri como acontece. Aguardem. 

Nesse final de semana eu fui dar uma caminhada no parque perto do lago. Tinha muita gente lá, tipo aqueles parques de filme, com as pessoas jogando bola, fazendo piqueniques, caminhando com os cachorros, etc. Tem alguns lugares do parque em que os cachorros podem ficar soltos sempre. Em outro lugares eles só podem estar fora das guias entre 1º de outubro e 28 de fevereiro. o.O Em outros eles devem estar sempre de coleiras. Será que a regra também vale pras crianças? Vou verificar (nota metal).

Ahhh, a internet caiu. ¬¬ Ótimo. 
Sabe como eu descubro que a net caiu antes do google salvar meu rascunho do blog? O movimento das pessoas pela casa e pelo jardim. Se elas começam a caminhar pela casa, ir ao banheiro, lavar a louça, sair pra tomar um sol, checar a correspondência ou levar o lixo pra fora, pode ter certeza de que a internet não está mais funcionando. Eu me pergunto se a administração faz isso de propósito pra promover a saúde dos estudantes. o.o O problema é que pode demorar mais de 10h pra voltar! Oremos. u_u

Hoje fui na universidade pegar meu cartão de estudante!
Ele é bem bunitu, com o desenho de uns neurônios!
Bem que as universidade brasileiras podiam copiar a ideia.

Admita: Você vai se matricular só pra ter um cartão assim!

Hoje fomos num seminário do departamento de metabolismo (Sim, isso existe aqui. o.O) conhecer os projetos dos grupos de pesquisa. Tem umas coisas muito doidas. Num deles o aluno de mestrado que entrar será responsável por fazer as biópsias musculares nos voluntários da pesquisa. Nunca fiz uma biópsia dessas, mas não deve ser algo que um aluno aleatório deveria fazer. Minha opinião. (Estou realmente pensando em entrar nesse projeto \o/ Deve ser divertido!)
Outro grupo trabalha com 5 modelos de camundongos transgênicos bem legais. Claro que o Alface perguntou se o aluno teria que produzir os camundongos geneticamente modificados, como se não levasse 2-4 anos pra fazer cada um. X_X A professora só riu da pergunta, nem se deu ao trabalho de responder. 

Aeeeee! A Internet vive!
Vou publicar isso antes que entremos nas trevas novamente.

Beijos e bom feriado!
Pati.

3 comentários:

  1. Mas como não??? Tu não tava fazendo umas aulas antes de ir?
    Não sou sabichona mas posso tentar te ajudar com o possível via internet! hehehe
    Ao menos para sobreviver acho que dá!

    Tu já criou o teu projeto pensando no alface?? Dá pra fazer coisas fantásticas com um ser destes! Capriche!

    Ale (pq, pelo visto, só eu não sei como assinar meu nome por aqui. Mas eu sei dizer "como eu me chamo" em francês. Rá!)

    ResponderExcluir
  2. Ai coitada! Corre pro curso de francês djá!
    Mas como assim contramão nas calçadas?? Que bizarro!
    Muito engraçado isso de cair a internet e as pessoas começarem a se movimentar! Amei. Mas não deve ser muito divertido...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, algumas calçadas só vão, outras só voltam. Muito complexo, não pergunta. XD

      Excluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.