sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aterrissagem bem sucedida, Houston.

Meninas, vou dizer uma coisa pra vocês: quer homem bonito? Vem pra Lausanne! Meu pai que me perdoe, mas tem cada um! Nesses momentos é MUITO bom ser solteira (tá, nos outros também é). Ahhhhh.

Mas enfim.
Cheguei ontem à tarde em Lausanne. Peguei um trem do aeroporto (em Genebra). Um senhor brasileiro muito querido me ajudou a pegar o trem certo. As pessoas no trem também foram muito gentis, me ajudando a sair do vagão com minhas duas malas enormes (não sei como não abriram no aeroporto pra ver se não era um corpo. Ou dois). 
Como não estava chovendo, resolvi caminhar as duas quadras até o hostel. Parecia perto, mas ninguém me falou que eu tinha que praticamente subir os Alpes na última quadra! Tive que abandonar uma mala na esquina e subir com uma de cada vez. Cheguei suando lá.

O quarto era bem ajeitadinho, mas eu nem vi direito. Tomei banho e dormi umas 2h. O hostel todo era bem limpo (diferente dos de Cingapura) e estava cheio de gente chegando e saindo o tempo todo. O mais legal era que tinha uma caixa na cozinha que era de comidas que as pessoas abandonavam ao irem embora. Na primeira noite fiz uma massa com molho de tomates. No café da manhã tinha leite, pães, geléia, margarina, iogurte (na geladeira, claro) e meio cacho de bananas. Acho que vou passar lá todo dia pra fazer as refeições.
Não dormi muito bem à noite. Tinha um guri sem noção fazendo muito barulho no quarto o tempo todo e duas meninas que não paravam de tossir. Ótimo. 

No outro dia, peguei um taxi pra ir pra casa de estudante. Como eu estava no 3º andar do hostel com 2 malas pesadas, escalei um guri pra me ajudar a trazer as coisas pra baixo. No final, ele ia pra mesma casa de estudante que eu, então fomos juntos. Bem querido ele.

Abandonei minhas coisas no quarto e fui pra universidade (UNIL). Tinha uma palestra introdutória e depois pude conhecer vários colegas de curso. A grande maioria (90%) não é de Lausanne. Todos parecem bem legais, alguns meio loucos, outros perdidos como eu, outros antenados em tudo, se inscrevendo nos cursos, nos esportes, nas aulas de ioga... e eu com jet lag.
Falei com um professor (na verdade ele estava puxando assunto com as pessoas. Eu não ia conseguir iniciar uma conversa naquele estado) para o qual eu tinha mandado um e-mail há mais de um ano quando eu comecei a pesquisar os programa de mestrado da Suíça. Ele lembrou de mim. Sério, ele sabia de onde eu era e tudo. Que medo dessas pessoas.

A UNIL é linda! Mas também um pouco surpreendente. Eu ia bem feliz cruzando o campus quando eu tropeço em... ovelhas. Sim, ovelhas soltas pelo campus. A UFRGS tem cachorros, algumas universidades tem gatos, outras tem pombos. A UNIL tem ovelhas. Ok. Isso até não foi difícil de assimilar. Agora, uma coisa que eu não esperava eram as plantações de milho. Por todos os lados! Tipo "Ah, não tem nada pra por nesse quarteirão? Vamos plantar milho!". Certo. 
Além das plantações e dos gramados imensos, dava pra ver o lago de Genève e os Alpes ao fundo. Tão Lindo! *___*
Depois do almoço todo mundo foi sentar na grama (nos gramados cercados, onde as ovelhas não podem passear). O sol estava bem quentinho, mas fazia uns 18ºC. Eu super over-trouxe roupas de inverno. Acho que não vou usar um short. ¬¬

Bom, meu quarto é legal. Muito grande, na verdade. Pena que tem várias prateleiras abertas, onde não tem muita opção para enfiar coisas. Acho que vou comprar umas coisas e colocar minhas bugigangas nelas. O armário é assustadoramente pequeno. Só tem 1 prateleira de 1 metro. A parte de cima fica pra pendurar casacos e camisas. Vou ter que comprar uns cabides [nota mental].
Minha janela dá pro sol à tarde, o que é ótimo, já que esquenta o quarto pra noite. O outro lado do flat fica pra um campo de... mato. E tem trigo também.

Aqui, como na Alemanha, eles estão numa onde verde de que "mato" também é um ecossistema. Eu sei que é, mas não tenho certeza do quão importante/significativo ele é. Certamente não vai salvar as baleias no Japão. Daqui a pouco o Greenpeace vai começar uma campanha "Salvem as Joaninhas". Certo que sim. Aí vão justificar esse matagal todo. Pelo menos a gente vai poder deixar a grama crescer sem ser chamado de "relaxado".

Comprei meu primeiro chocolate suíço. Tão bom! Pra vocês, ó:

Beijos!

2 comentários:

  1. Tenho certeza que em um futuro bem breve teremos post hilários com as ovelhas. Aguardo ansiosamente.
    Aproveita tudo ao máximo aí, garota.
    Beijos, Ale (pq eu nunca sei se meu nome vai aparecer ou não).

    ResponderExcluir
  2. Eeee, que legal! Adorei! Boa sorte, Pat!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.