sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Depois eles fingem que não sabem o porquê.

Me estressei. Várias vez. Essa semana toda e semana passada também. Estou de saco cheio dessa burocracia estúpida que têm nesse país, onde ninguém sabe usar o sistema e, quando aparece qualquer mísero problema que não está no protocolo grudado na parede, as pessoas simplesmente te ignoram.
Desde semana passada, estou tentando entender por que eu ainda não tinha recebido meu acesso ao sistema da universidade. Fui no serviço das relações internacionais (RI), que é onde estão as pessoas responsáveis pela minha inscrição. Só o fato de eu ter que ir até lá já é uma merda, já que é longe pra caramba de onde eu tenho aulas. Elas me disseram pra ir no serviço de informática pra ver meu e-mail da universidade. Caminhei por quase meia hora pra chegar no lugar. 
Lá, eles disseram que eu não estava no sistema, apesar de eu ter um atestado dizendo que eu estava registrada e inclusive meu número de matrícula no sistema. Eles me mandaram pra secretaria de matrícula, que era ao lado da RI, onde eu estava anteriormente. 
Cheguei lá (caminhando meia hora de novo) e me disseram que o problema era com a escola de medicina, que provavelmente não tinha homologado minha inscrição. A escola ficava há quase 1h de trem do campus central, então eu resolvi ligar. Claro que ninguém sabia falar inglês, então não deu certo. Um rapaz da secretaria de matrículas resolveu me ajudar e falou com eles em francês (já devia estar com pena de mim de tão suada e cansada que eu estava). A escola disse que no sistema deles eu estou matriculada, então o problema deveria ser no centro de informática, de onde eu tinha recém vindo. Expliquei a situação e me disseram pra voltar na RI e pedir ajuda. O cara de lá disse que provavelmente o sistema estava desatualizado e no próximo dia estaria tudo certo. Só que não ficou nada certo no outro dia, então eu voltei lá, fui empurrada para vários lugares durante 4 horas, não tive sucesso nenhum, desisti e fui pra casa mandar uns e-mails. Mandei e-mails pra praticamente toda a universidade. Ninguém sabia qual era o problema e me empurravam pra secretaria seguinte. Essa semana fui pessoalmente na escola de medicina, só pra ouvir que eles não tinham nada a ver com a história. Peguei 1h de trem e voltei pro campus. Fui na secretaria de inscrições e eles disseram que poderia estar faltando um documento (mesmo que eu já tivesse entregue todos). A questão é que eles estavam esperando as outras pessoas entregaram seus documentos para processar tudo junto. Mas eu precisa de acesso IMEDIATO à minha conta. Eu tenho temas de casa, leituras pra fazer no final de semana, tenho que escolher um paper pra apresentar até segunda, sendo que eu nem consegui ver as opções ainda, sem falar que tenho até quinta pra submeter meu projeto de pré-mestrado (mas eu ainda nem consegui ver quais orientadores estão disponíveis!), e eu preciso pegar as aulas online!
E tem mais: eu tenho até quinta-feira que vem pra fazer um plano de saúde suíço, mas para isso eu preciso:
-ter uma conta num banco suíço. Pra isso eu preciso:
-ter uma permissão de residência na Suíça. Pra isso eu preciso:
-do meu cartão da universidade validado. Pra isso eu preciso:
-do meu acesso online ao portal da universidade. Para o quê eu preciso:
-estar matriculada!

Então, estou com grandes problemas.
Nessa semana eu fui TODOS os dias no campus central da universidade, que leva 1h de trem e várias horas caminhando pelo campus enorme atrás das secretaria que eles me mandam. E ninguém resolve meu problema. 
Ontem eu sentei na secretaria de RI e disse que só ia embora quando alguém resolvesse meu problema. Finalmente o cara responsável por mim resolveu ir comigo pra secretaria de matrícula, que era pra onde ele sempre me mandava, que em seguida me mandava pra centro de informática, que me mandava pra escola de medicina, que me mandava direto pra RI de novo.
Lá ele ficou conversando uma meia hora com a diretora de matrículas e com o responsável pela pós-graduação da universidade. Resolveram que eu tinha que trazer meu diploma de novo. Agora. Peguei o trem, fui pra casa, peguei meu diploma e voltei. Eles colaram um pequeno adesivo no meu diploma e era isso. Teoricamente. Eu deveria receber até hoje de manhã minha senha de acesso. Claro que eu não recebi.
Mas enquanto isso, eu precisa me legalizar no país. Ganhei um atestado de matrícula e hoje fui no controle de habitantes fazer meu cadastro pra poder abrir a conta no banco, pra fazer meu plano de saúde, pra não ser expulsa do país. 
Cheguei lá, peguei uma senha e vi que tinha vários formulários disponíveis pra preencher, todos de cores diferentes. Tinha um formulário branco escrito "RECÉM CHEGADOS". Me pareceu muito óbvio que ela aquele. Esperei mais de uma hora para ser atendida. Chegando lá a mulher me disse que pra mim não era aquele formulário, era um outro que nem estava lá (será que é especial pra brasileiros?). Ela me deu e disse pra eu preencher e pegar uma senha de novo. ¬¬
O negócio tinha 12 páginas! Preenchi e fui na máquina pegar outra senha. Mas a senha não saía! Que droga! Fiquei lá destruindo a maquininha até que uma mulher me disse que só davam senhas até as 4h30. Eram 4h31.  Eu queria matar alguém! Tentei ser atendida sem senha pela mesma mulher de antes, mas ela não aceitou. Que ódio mortal! O problema é que esse era o último dia livre que eu teria pra fazer essas coisas, depois eu tenho aulas até as 6h!
Então, como é sexta-feira, eu tenho várias coisas pra fazer no final de semana pelo sistema da universidade e eu ainda não recebi minha senha do portal, peguei o trem e fui pra universidade tentar resolver de vez o problema. Cheguei lá às 5h34, mas não teria problema já que as coisas fecham às 6h. Só que o centro de informática fecha às 5h30 nas sextas. Eu não acreditei. Não mesmo. 
Respirei fundo e fui pelo menos desbloquear me cartão da universidade. que agora já devia estar no sistema. Eu preciso do cartão pra usar amanhã pra comprar uma passagem de trem pela metade do preço. Coloquei meu cartão na máquina e ela imprimiu uma tarja enorme escrito "Pré-matriculado", que era exatamente o que não era pra acontecer. Isso significa que não estou matriculada e meu cartão foi bloqueado de vez. Agora tenho que fazer um novo! Levar todos os documentos, fotos e etc DE NOVO x_x Eles me disseram que isso poderia acontecer se eu tentasse desbloquear meu cartão antes de quarta-feira, mas já era sexta! Peloamordedeus.

Sério, depois as pessoas não sabem  porquê, elas não fazem A MENOR IDEIA do motivo pelo qual os estrangeiros explodem bombas nos trens e derrubam aviões na Europa! Eu sei. u_u

Um comentário:

  1. Meu Deeeeus!
    Minha cabeça explodiria. Mesmo.
    Vai lá e mata todo mundo, Patrícia. Assim pelo menos tu consegue atenção.

    Beijos! Pratique meditação hehe. Mas sério, ninguém aguenta um troço desses.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.