quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobrevivendo à burocracia

Aqui estou eu, sentada e comendo do meu pote de Nutella. Eu juro que não vou mais comprar Nutella nesse país. Minha alimentação se reduz a praticamente Nutella e massa (não ao mesmo tempo, que fique bem claro). Mas é tão bom... 
Então, estou tendo uma semana super estressante. Primeiro porque foi difícil realmente conseguir meu acesso ao sistema da UNIL. Minha senha era pra chegar segunda. Só chegou hoje (quinta). Por isso, tive que ir na universidade pegar a senha pessoalmente na terça. Pelo menos eles não tinham inventado um feriado nem nada pra não me atenderem dessa vez. 
Segunda eu fui fazer minha permissão de residência (naquele lugar que fechou 1 minuto antes de eu pegar a senha). Eu pedi um papelzinho dizendo que eu já tinha pedido a permissão (já que a permissão chega entre 3 semanas e 3 meses, segundo o tio que me atendeu. No meu caso, provavelmente 3 meses porque eu tenho muita sorte). Sabe quanto era o atestado numa folha de papel reciclada bagaceira? 30 francos. Sério. Depois de eu ter pagado 150 por um formulário roxo. Esse é o tipo de coisa que eu esperava no Brasil, não na Suíça. Recusei o atestado. Tenho mais onde investir minha bolsa-miséria.
Saindo do escritório da administração, sob a chuva torrencial que está "alegrando" nossos dias desde sábado passado, esbarro em ninguém mais que Isabelle, a menina Suíça que estava comigo no lab de Cingapura. Que mundo pequeno! 
Ela me convidou pra tomar um café e ficamos conversando boa parte da tarde. Contei de todas as minhas desventuras burocráticas e sobre como eu fiquei perdida várias vezes sem uma alma pra me ajudar em inglês. No final do que deveria ter sido uma hora de trajetória, ela sorriu e disse "Bem-vinda à Suíça!". ¬¬ 
Agora eu fico imaginando como deve ser a Itália...
Meu, começou a chover pra caramba nesse momento! Só porque eu tenho que ir no banco e no correio. Sorte. T_T
No dia seguinte (terça) fui passear pela EPFL (outra universidade de Lausanne), já que tinha perdido minha aula mesmo indo pegar a senha da minha conta. Eu fui encontrar uma amiga do Anderson (um dos meninos que foi comigo pra Cingapura) na cafeteria. Como eu não tinha um mapa e a EPFL é uma selva de pedra totalmente desabitada, eu me perdi um pouquinho. Não é que me perdi, mas eu não sabia se estava no lugar certo. Em geral, o número de placas é zero (na EPFL tinha 2 placas com informações, uma na entrada e outra nos fundos). Os prédios são vazios, não há som de nada, ninguém. Tudo quieto. Por isso eu também achei que estava no prédio errado no primeiro dia de aula. Não era possível aquele silêncio de cemitério num corredor onde teoricamente existem 60 alunos de mestrado. Não era possível, mas era verdade. As pessoas são muito quietas e fantasmagóricas aqui.
Então essa menina, a Rosália, é muito querida! Sério, um amor de pessoa! Pena que ela está indo embora nesse sábado. Sorte². 
Mas o amigo dela, que se junto a nós na cafeteria, também é muito gente fina. Vamos ver se conseguimos fazer uns hiking e tal. Ele me convidou pra ir nesse domingo, mas estou atolada em coisas pra fazer. Está sendo realmente uma semana muito estressante.
Eu me estresso por vários motivos, mas principalmente por antecipação. Resolvidos os problemas do projeto do pré-master (que merece um capítulo aparte), tenho agora que arranjar um orientador de mestrado. E eu estou me estressando com isso. Já não sei mais em que área quero fazer o projeto (até porque desisti de Imuno e Câncer, tem muita aula inútil), os professores não respondem aos e-mails, tenho prazo pra escrever o projeto e nem sei em que departamento vou querer fazer e se vão me aceitar. Um professor que tem um projeto tri legal já me disse que não está mais aceitando estudantes... Pô, são só 8 meses! (no meu caso, vai ser um pouco mais, mas ele não precisa saber agora) Não vai fazer tanta diferença! Mão-de-obra barata (ou de graça)!
E temos que fazer várias inscrições online até dia 14, só que eu não sei direito o que tenho que fazer, já que está sempre tudo em francês. x.x  Descobri qual era o botão "delete" da pior forma possível...
Também temos que apresentar 2 papers em grupo (o que é horrível. Se não fôssemos 60 ia ser melhor fazer individual), com deadlines pra mandar os artigos, escolher os grupos ou duplas, etc. Muitos prazos e pouca informação.
O Alface continua bem. Incrivelmente. o.O Hoje ele trouxe salada de almoço. Não seria canibalismo? O.O
Nós também trazemos almoço todos os dias. Os preços são muito altos aqui pra uma refeição. Olha o Clube da Massa aí:


A parte boa da semana foi que eu finalmente consegui acessar minha conta da UNIL, não estou mais ilegal no país (exceto pelo plano de saúde, mas eu não pretendo ficar doente essa semana) e fiz uma conta corrente. No Correio. É, abri uma conta no correio. Eu precisava pra logo, já que tinha até dia 25 pra mandar meus dados pra universidade (soube graças ao cara da RI que me mandou um e-mail dizendo "então, tu tem que mandar até hoje" e eu queria matá-lo). Também porque o correio não pede a permissão de residente pra abrir conta (aquela cujo atestado era 30 francos). E é de graça. O problema é que só posso tirar dinheiro nos correios. Mas é só temporário. Quando eu tiver algo pra colocar numa conta de banco eu abro uma conta real. XD

Beijos!

Um comentário:

  1. Ao menos alguns progressos foram feitos! Que horror. Nunca imaginaria isso num país super desenvolvido que nem esse (e ainda falta de placas!).

    Amei a conta nos Correios!

    E dá-lhe Google Tradutor nas páginas...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.