domingo, 16 de dezembro de 2012

Vamos falar sobre dinheiro $D

Meu, tá fazendo um calor danado aqui! Só pode ser o fim do mundo se aproxegando. Faz 3 dias seguidos que a temperatura tá chegando 3 graus POSITIVOS! Aquecimento global bombando aqui. Fazia tipo uma semana que a máxima era -10ºC e a mínima -12ºC. Uma loucura.
Como nada muito emocionante aconteceu essa semana, já que eu fiquei incubando na cama e vendo seriados pra me recuperar do trauma na cabeça, não tenho muitas novidades. Eu terminei de escrever meu relatório final_final_2_corrigido e mandei pra minha orientadora de novo. Espero que dessa vez ela esteja de bom humor e não reclame que eu coloquei uM em vez de µM. ¬¬

Então eu vou contar algumas coisas curiosas sobre dinheiro em geral por aqui.
A Suíça, terra de gente rica, tem notas de 10 (a mais baixa), 20, 50, 100, 200, 1000 francos:


Claro que essa imagem eu peguei na internet porque se dependesse da minha carteira, ia ter as notas de 10 e 20. Nos primeiros dias do mês TALVEZ tenha uma nota de 50.
As moedas são peculiares. Tem uma moeda gigante de 5 francos, totalmente inconveniente e pesada. Tem moedas de 2 francos e 1 franco também. Tem de 5, 10 e 20 centavos. A minha preferida é a de ½ franco. É a menor de todas (vejam bem que NÃO é de 50 centavos, é de meio franco!).

Outra coisa engraçada são as libras do Reino Unido. Cada banco do país tem autonomia pra fazer sua própria moeda. o.O É isso mesmo. Tudo vale a mesma coisa, mas existem várias notas diferentes pro mesmo valor. Olha que legal!

3 tipos de notas £5 e 2 tipos de £10.
Uma coisa um tanto curiosa também aconteceu essa semana com um cartão de crédito que eu fiz. Eu pedi um cartão Visa na estação de trem pra comprar as passagens. E eles negaram meu cartão e me deram um cartão pré-pago! Que absurdo! Essa gente não tem noção nenhuma. Se for somar todo o crédito com a Visa e a MasterCard que eu tenho mundo, dá pra comprar uns dois carros! E eles me negam um crédito de 300 francos num mísero cartão do trem! Que absurdo². Depois eu cancelo meus cartões e eles vem chorando pedindo desculpas. u_u

Pronto, acabou o assunto do dinheiro, assim como também é dia 16 e acabou meu dinheiro do mês.

Mudando de assunto então... Gente, tô passando o maior sufoco pra agendar meu transfer da estação de trem pro workshop na Áustria. Vejam porquê:

Patricia manda e-mail 1 pra agência de viagens austríaca (em inglês, obviamente):
"Olá, blá blá blá (...), eu gostaria de saber como vai funcionar o ônibus da estação pro resort. Obrigada."

Resposta 1: "Sim, várias pessoas vão chegar de trem e também pela estação central de Innsbrurk"

Ajudou muito. Então eu mandei o e-mail 2: "Obrigada pela informação. Mas eu gostaria de saber o horário dos ônibus."

Resposta 2: "Se você perder o ônibus da estação de trem, pode pegar o ônibus no aeroporto".

Dai-me forças senhor! E-mail 3: "Caro Fulano, eu preciso comprar minha passagem de trem de acordo com o horário do ônibus do transfer. Que horas que o ônibus de vocês vai pegar os participantes na estação de trem?"

Resposta 3: "Nós agradecemos a preferência e 'desejamos que faça' uma ótima viagem. Esperamos que volte sempre."

Depois desse eu desisti. Acho que não falamos o mesmo inglês. Não sei o que fazer sobre a minha passagem. Acho que vou comprar qualquer uma e seguir as pessoas com caras de psicopatas carregando posters.

Boa semana pra vocês!
Beijos!

2 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKK, uma secretária eletrônica parece estar respondendo seus emails.

    ResponderExcluir
  2. Ai que dificuldade hahahah pior que em português também é assim! Gente louca.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.