quinta-feira, 12 de abril de 2012

Páscoa

Ta, ta! Eu atualizo esse treco! Parem de me pressionar. u_u
Onde eu parei? Ah, Pascoa, ta. Vamos la.
Depois da minha sexta-feira divertida com a Cris, foi a vez de me divertir a beça com a Rejane, uma brasileira prima de uma amiga da minha mae, titulo que agora eu encurto diretamente pra “amiga”. Ela me convidou pra passar uns dias com ela ja que o marido esta na Franca (chique, ne?). Ela tem um gato muito fofo que eu ja mencionei outras vezes. Infelizmente ele esta doente, com um cateter na pata, colar no pescoco, sonda, etc. Tem que tomar antibiotico endovenoso 3 vezes por dia, ser alimentado pela sonda outras 3 ou 4 vezes e fazer nebulizacao por causa de uma pneumonia + pancreatite. E olha que ele so tem 4 anos. Coitadinho. E coitada da Rejane tambem que vive pra fazer o filho viver. Mas enfim.


Whiskers deitado na sua mala particular.
Sábado saimos de manha pra ir comer dumplings de almoco, um pacotinho feito com massa de pastel cozida no vapor com recheios deliciosos, com carnes e um molho incrivel. Voce poe todo o pacotinho na boca, morde, e aquele sabor se derrama... que delicia!


Eles vêm nessas panelas de madeira pra conservar o vapor
(ou só pra enfeite mesmo)
Depois compramos uns macarrons, que sao tipo uns alfajores, mas o iscoite e’ mais leve e os recheios sao espetaculares! Chocolate, manga, avela, pistache, rosas (?), banana, menta, negresco, etc. Oh deus.


Qualquer corante é mera coincidência.
Pra gastar as calorias fomos fazer compras na Burgis Street: uma rua coberta com um camelodromo gigante, lojas e shoppings todos no mesmo lugar. Um sonho de consumo.


Comprei:
-uma sapatilha lindinha por 20 dolares
-um vestido que vinha com o cinto por 12 dolares (so o cinto custava 9. Vai saber)
-4 blusas lindas por 8,5 dolares cada.
As 4 da tarde voltamos pra casa pra alimentar o gato (Whiskers) e a chuva acabou avacalhando com nosso banho de sol na piscina do condominio. No final, ficamos conversando, na internet, contando coisas da vida, vendo filmes na TV e... o melhor... pedimos uma pizza de janta! Que delicia! E veio com paeszinhos com manteiga e cebola a milanesa. Que loucura!


A pizza vem cortada em quadrados (não perguntem).
No meio estão os pães com manteiga e à direita estão as cebolas.

O noite foi um caso a parte. Nao saimos nem nada, mas foi provavelmente uma das noites que eu melhor dormi aqui na Asia: fiquei com o quarto de hospedes com cama king-size, colchao de molas, ar condicionado... isso tudo sem ser acordada de madrugada pela minha colega de quarto que nao consegue pentear os cabelos sem acender 4 lampadas no quarto.
O domingo de pascoa comecou com o pe direito. Nutella no cafe da manha seguido de banho de sol e piscina! Eu peguei um vermelhinho nesse sol bizarramente forte de Cinga-Cinga. Tambem tinha uma piscina pras criancas com um toboga (que eu desci umas 3 vezes) e uma academia (que nao chegamos nem perto).
Mazah!


Tive que postar essa foto. Tem mais boia que criança ali.
Almoço: estrogonofe! Com direito a batata-palha e guaraná!!! Sobremesa: torta de limao. Resultado: 2 kilos em 2 dias. Mas valeu cada grama.





A tarde fomos as compras novamente. Dessa vez num shopping da regiao. Comprei uma calca (embora nao fosse exatamente o modelo que eu queria, da pro gasto) e uns produtos de beleza que estavam numa super-promocao. Produtos de limpeza de pele da Deep & Clean por 2,5 dolares! Nao tem como nao levar.
A Rejane tambem me deu uma sapatilha de pascoa! Que amor de pessoa! Bem o que eu precisava pra combinar com meu vestido novo! Agora tenho roupa pra festa do lab nesse sabado.
Dormi mais uma vez na casa da Rejane (bah, dormir bem 2 dias seguidos e’ algo! Vou ficar mal acostumada) e fui trabalhar segunda.
O povo aqui no lab ta enlouquecido. Tem coisas acontecendo que ninguem sabe mais o que faz da vida. Primeiro tem 2 tecnicas que nao estao dando certo. O chefe deu 2 semanas pra alguem resolver senao ele vai proibir as pessoas de fazer qualquer experimento ate que isso seja resolvido. O Kasim quase morreu por 4 dias, vinha trabalhar meio sem dormir e conseguiu resolver um doa problemas. Agora quero ver que vai se meter a descobrir o outro. Eu, como nao sei nem como deveria funcionar, nao tenho a menor ideia. Alem disso, semana que vem tem a defesa de doutorado de uma colega, com uma organizacao bem desorganizada de uma festa surpresa pra ela, alem de um almoco nao-surpresa. Tambem estamos coletando dinheiro pra uma colega que recem se casou, queremos dar um presente pra ela na festa desse sabado (surpresa pra ela, claro). E tem todo o estresse da festa. Acho que as pessoas nao gostam muito de ter obrigacao de ir nas festas do lab, mas o chefe insiste. As vezes a gente nao quer passar o final de semana com que convivemos 14 horas por dia, ne? Mas tudo bem, a data esta marcada desde fevereiro (desse ano, pelo menos). Ah, e amanha outra pos-doc vai dar um seminario num congresso e vamos la assisir. Hoje tambem teve treinamento de necropsia, que merece um paragrafo a parte, mas que vez todo mundo ter que organizar os experimentos de modo a nao perder a aula. Tambem daqui a 2 semanas vai vir um candidato a pos-doc aqui pro lab. Ele vai conversar com cada um de nos e nos temos que avaliar o trabalho dele na bancada pra dar um parecer individual pro chefe sobre o desempenho da criatura. Todos devem avalia-lo. Inclusive eu. Como se nao bastasse, segunda-feira chegam outros 2 alunos de intercambio, um do Chile e outra da Suica. Ainda nao sabemos onde vamos enfiar tanta gente. So tem lugar pra mais um nas bancadas (embora eu ja avisei que se eu for dividir minha bancada com eles dois eu ainda teria mais espaco que qualquer pesquisador no Brasil). Acho que eles vao acabar ficando com espaco no lab ao lado, que esta vazio (o chefe era tao foda que ganhou o proprio insituto ano passado). Entenderam porque as pessoas estao surtando? Com razao, ne!
Sobre o treinamento de necropsia, foi muito legal! A maioria das pessoas nao gostou de abrir os bichos, mas eu me diverti a beça. Como eu ja tinha feito cirurgias em animais eu peguei tudo muito rapido, nao tive tanta dificuldade e meu segunda bicho ficou perfeito! Se faz assim:
A DESCRICAO PODE SER UM POUCO NOJENTA. SE VOCE NAO QUER SABER, PULE A PARTE EM ITALICO.
-Fixa o camundongo na mesa e faz um corte do pubis ao queixo na pele (sem cortar o musculo)
-Usa uma gillete pra tirar a pele do peito, pernas e barriga do bicho. Prende a pela na mesa tambem.
-Retira todo o musculo do adomen.
-Disseca os orgaos reprodutores, depois o colon e o reto, o baço, o estomago (e vai dissecando ate o reto), isola os linfonodos mesentericos, limpa e fixa o estomago, intestino delgado e o grosso (espreme o coco em direcao ao anus pra limpar! Muito divertido!). Abre o estomago e limpa antes de fixar.
-Agora dissecamos as adrenais, depois os rins (retira a capsula, senao nao da pra fixar) e o figado (segurando comente pelo diafragma).
-Hora do peito, mas antes disso, colete as glandulas salivares. Disseca a traqueia e infla os pulmoes com formalina (10%). Disseca o trato respiratorio desde a faringe e vai dissecando ate o pulmao e o coracao se soltarem.
-Vez da cabeca (mas isola os olhos e o nervo optico antes!): tira tudo que tiver que encefalo, esquece a coluna.
-Acham que ababou? Ainda tem toda a carcaca! Tira um pedaco do rabo pra genotipar e outro pedaco maior pra despressar o osso e usar a pele grossa (dissecar com gillete).
-Segura os bracos do camundongo e puxe a pele com pelos em direcao as patas traseiras. Sai com facilidade e voce tem amostra de pele fina.
-Agora arranca uma perna e disseca o femur pra pegar a medula ossea (injetando salina dentro do osso).
-Corte as costelas pra analisar os ossos. E corte acima do quadril pra pegar a coluna e o quadril em si pra analisar a medula ossea dentro do osso (sem enxaguar com salina).
E e’ isso, se voce acompanhou, viu que nao sobrou nada.
E sabe em quanto tempo eu consigo fazer? 20 minutos. 15 se eu nao me importar muito com limpar a tesoura entre cada orgao. Todo mundo ficou impressionado. Ate eu. Pelo menos algum talento eu tenho (se e’ util eu nao sei).


Eu ia botar umas figuras, mas ia ficar nojento demais. 
AGORA E’ SEGURO CONTINUAR LENDO. Seu único risco é morrer de tédio.
Eu vou continuar praticando as tecnicas de necropsia, entao se alguem tiver interesse em aprender eu posso dar um mini-curso prático \o/
Uffa, foi isso por enquanto.


Beijos e até a próxima!
Cultura inutil Bonus: a Academia Brasileira de Letras admite que o nome desse pais seja escrito como “Cingapura”, mas tambem como “Singapura”. Ambas as grafias sao corretas. “Cinga-Cinga” nao. u_u

2 comentários:

  1. Mas assim tu não vai querer voltar!!!! hehehe
    E tadinho dos bichinos... Fiquei com pena :(
    Acho q por isso q eu fui trabalhar com plantas... hehehehehe

    Bjos
    Leila

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito com a observação sobre os macarrons (tenha medo de câncer!), com o nome do gato (Bioestatística feelings) e adorei a informação sobre o nome do país! Sempre achei que em português fosse Cingapura e em inglês, Singapore, mas que bom saber que estão todos certos :)

    Ah, e eu ja comi esses coisinhos a vapor, são ótimos! A mãe fez uma vez, mas uma versão italiana, também.

    Bjs!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.