domingo, 7 de outubro de 2012

Estatísticas de uma vida digital

Inspirada pelo último post do IlhaZen (http://ilhazen.blogspot.ch/2012/10/tire-ferias-digitais.html), resolvi resolvi fuçar nas estatísticas e nos históricos do meu PC (tô fazendo uma limpeza no HD nesse final de semana. Meu pobre Acer merece, coitado) e checar a quantas anda minha relação com o computador e a internet. O resultado me surpreendeu.

Quando eu falo pra algumas pessoas que eu preciso checar meus e-mails todos os dias, algumas pessoas ficam achando que eu sou tipo aquelas pessoas malucas que vão morrer se não souberem o que está acontecendo no mundo por 24h. Não é isso. Na verdade, é bem mais simples do que isso. Eu preciso checar essas coisas todos os dias porque elas acumulam demais de um dia para o outro. Enquanto a maioria das pessoas leva 10-20 minutos checando e respondendo e-mail, eu nunca levo menos de 1h (ninguém acredita nisso). 

Eu tenho 5 contas de e-mail. Na verdade, 2 delas eu não acesso, só reencaminho para meus outros e-mails principais. Elas servem como backup para coisas realmente muito importantes (uma delas) ou para acúmulo de lixo (já que o hotmail não é bom em filtrar essas coisas, eu uso uma conta pré-filtro pra besteiras). Mas isso é realmente necessário. Eu recebo, em média, 180 e-mails por semana. Sem esses filtros, eu receberia uns 250 talvez. Minhas outras contas "reais" são infundíveis. Uma é uma conta pessoal, outra é uma conta profissional (eu tentei fundir as duas, mas não dá certo. Eu realmente odeio o gmail), outra é minha conta acadêmica, que muda de acordo com onde eu estou estudando ou trabalhando (tinha a da UFRGS, a de Cingapura e agora a da UNIL).
Dos 180 e-mails que eu recebo, cerca de 20% são aqueles que eu escanteio de cara. Não que sejam lixo, mas são coisas que não merecem minha atenção imediata (tipo relatórios eletrônicos de ações, newsletter de revistas, jornais, etc). 30% são coisas realmente inúteis que eu levo um tempo pra abrir (tipo groupons, e-mails "bonitinhos" que algumas pessoas me mandam - graças a deus isso diminuiu bastante depois do facebook, etc). Os outros 50% são e-mails realmente importantes. Desses 50%, 10% são e-mails-resposta que não precisam de uma segunda resposta (tipo, quando alguém responde teu e-mail sem deixar mais perguntas pendentes). Esses eu leio com atenção e sigo adiante. Os outros 40% tomam grande parte do meu tempo. São e-mails pessoais, da universidade, de colegas, de amigos, de problemas que eu tenho que resolver... Pode levar 2h até eu terminar com esses e-mails. A Mary disse uma vez que eu sou a pessoa que responde e-mails mais rápido na face da Terra. A razão é que, se eu não responder de imediato, eu esqueço, perco a mensagem no turbilhão e até "nunca mais".
Ao mesmo tempo, eu escrevo em média 15 e-mails por dia (que eu espero resposta em 24-48 h, se não eu fico irritada, já que quero riscar aquele problema ou assunto da minha lista de tarefas o quanto antes), tanto em inglês, quanto em português, francês (graças ao google tradutor e minhas mínimas noções de gramática), etc. Isso quando eu não escrevo no idioma errado. T_T Já me aconteceu. Também recebo vários e-mails em francês (principalmente da universidade), o que me faz gastar ainda mais tempo pra ler.
Mesmo deletando a grande maioria dos e-mails que recebo, eu ainda tenho mais de 19 mil mensagens na minha caixa de entrada e 7GB de informação na minha conta (por isso que eu amo o hotmail). Por isso, é uma péssima ideia me pedir pra encontrar algo nas mensagens com mais de 1 semana.
Sem falar nas mensagens pessoais no FB e alguns raros comentários no blog que eu tento responder.

Entre um e-mail e outro, descobri que eu visito cerca de 400 páginas da web por dia útil. Nos finais de semana e feriados, esse número chega a 1000 (mas eu tenho bem menos e-mails pra responder). E o pior é que mais da metade deles não é besteira! (sim, isso foi surpreendente pra mim também).

Achou muito? Espera pra descobrir que eu digito cerca de 30 mil caracteres por dia. Sábado+domingo chega fácil a 100 mil. "Como eu não tenho tendinite ainda?!" continua um enigma da medicina. Imagina quando eu realmente começar a escrever meu projeto de mestrado e minha dissertação de pré-mestrado (o que vai acontecer ao mesmo tempo)...
Eu realmente queria poder direcionar essa minha habilidade de digitar para o bem, tipo escrever um artigo de revisão ou começar a escrever meus relatórios do semestre. Ou até estudar quem sabe!

Aí vocês vão pensar: essa pessoa passa 24h por dia no PC. Não é verdade. Eu tenho aula e laboratório durante a semana. Eu respondo voa parte dos meus e-mails nos (7) intervalos das aulas (o que deve somar umas 2h). À noite, eu fico míseras 2h no PC (eu preciso dormir, né! E também não abro mão do meu livro ou do meu jogo de sudoku antes de ir pra cama u_u). Em contrapartida, eu não acesso meus e-mails durante o dia quando estou no lab. Por isso, fico um pouco mais de 3h conectada à noite. Nos finais de semana, sim, eu realmente passo muito tempo no PC: cerca de 8h se o dia estiver gosmento e chuvoso como hoje, me obrigando a hibernar. Mas eu também converso com as pessoas no skype e assisto filmes/séries. No geral, eu fico 4h por dia na net durante a semana e 8h nos finais de semana. Tem gente que passa muito mais!

Não sei porque eu escrevi um post sobre isso. Eu só achei interessante e resolvi compartilhar. Espero que vocês também tenham gostado e tentem refletir sobre a relação de vocês mesmos com a internet e quanto tempo da sua vida você passa nela. Eu já tentei reduzi, mas cheguei ao limite. Se eu reduzir mais, me perco nos e-mails e nos prazos. 
É isso, eu acho. Mas vejam que eu sempre arrumo um tempo pro blog! \o/

Beijos!

4 comentários:

  1. Caramba, mas é muito e-mail! Eu criei uma pasta só pra Newsletters, e filtro as benditas pra lá. Aí não tem tanta pressa de olhar e elas não ficam me chamando a atenção na caixa de entrada...

    Fico honrada que meu post tenha te inspirado :)

    Que programa você usou para ver tudo isso? Inclusive os caracteres?

    E haja paciência pra Sudoku! Só superdotados como você conseguem resolver aquilo...;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aninha!
    Então, esses dados de e-mail a gente consegue no e-mail mesmo (no meu caso, pra puxar essas estatísticas, eu pedi pro povo da Microsoft no forum deles. Eles mandam quase tudo por mensagem pessoal).
    Pra ver caracteres e tal você entra com um código no "executar" do sistema. Eu uso esses códigos também pra apagar registros no PC (trocar os dados pra "zero" de novo), o que não dá pra fazer só usando a lixeira. :D

    Estou esperando o post do Ilha Zen, hein!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a maioria de nós está tão acostumado a passar horas online ou a frente do computador que não percebe como o tempo passa.... Eu já tive 5 contas de e-mail, hoje tenho 4, sendo: 1 para "lixo" que também é usada como proteção da minha privacidade, administração fácil...apago 100% dela. 1 profissional que é exclusiva (e obrigatória) para trabalho, está eu olho o mínimo necessário. 1 gmail só para sincronização do smartphone e "lixo"...apago praticamente tudo. E finalmente a conta principal, cheia de filtros (às vezes eles falham e alguém fica sem resposta...é o custo de centralizar e manter a produtividade), administro de forma radical mas tenho gasto muito tempo porque ela tem dezenas de assuntos e recebe centenas de mensagens diárias (+/- 20% são importantes, a meta é receber menos mensagens tornando estes 20 em 50%). Não consigo eliminar nenhuma delas, todas tem um papel muito bem definido, que me perdoem os "gurus" da produtividade, sigo metodologias como GTD (Get Things Done)mas a questão do correio eletrônico é bem crítica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Samuel. E-mails podem se tornar um enorme problema de produtividade. Fico feliz em saber que não sou a única muitas vezes "escravizada" pela quantidade de e-mails a gerenciar e a responder.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.