terça-feira, 29 de abril de 2014

20 km de Lausanne 2014

Uma vez por ano Lausanne para completamente para assistir ao 2º maior evento esportivo da Suíça: a tradicional corrida dos 20 km de Lausanne. Na sua 33ª edição, o evento bateu recordes e contou com mais de 22.000 inscritos dos 4 aos 89 anos de idade. Crianças menores de 14 anos e pessoas que quiseram correr somente 2 ou 4 km participaram gratuitamente graças a um banco suíço (Vandoise), que patrocinou as camisetas e medalhas desse pessoal. Fora das pistas de corrida, outro recorde foi batido: cerca de 10.000 pessoas vieram assistir, apoiar e animar os corredores, formando barreiras de incentivo por praticamente todo o percurso da corrida.







O tempo bom ajudou. No ano passado, a corrida aconteceu no meio de um temporal, temperaturas abaixo de 6ºC e com vento à 30 km/h na beira do lago. 5 mil pessoas desistiram de correr e o público resumiu-se à morados assistindo à corrida das sacadas de suas casas confortáveis. Essa tinha sido a minha primeira corrida, uma experiência terrível obviamente. Eu quero congelei. Ensopada de suor e chuva correndo contra o evento ou lomba acima não foi exatamente agradável.

Esse ano, por sua vez, um sol tímido aparecia entre as nuvens, deixando a temperatura em uns agradáveis 18ºC, com pouco vento. A presença do público também fez uma grande diferença. Moradores, visitantes e crianças gritavam o nome dos corredores (escrito acima dos nossos números de inscrição, fixado na camiseta do evento), alguns inclusive participaram ativamente da corrida, principalmente crianças que resolviam fazer um "sprint" com quem estava desistindo de correr. Outros morados usavam suas mangueiras para fazer uma chuvinha nas suas calçadas, então os corredores podiam passar por ali para se refrescarem um pouco, já que o calor derivado do esforço físico começou a ficar demais depois dos 5km de corrida.


As crianças são super-fofas!





Os organizadores do evento também colocaram diversas máquinas de fazer neve em pontos estratégicos do percurso para fazer uma fina chuva cair sobre os participantes e refrescá-los. Água e isotônico também foram distribuídos na marca de 6 km. Na linha de chegada, diversas fontes de água serviam para refrescar e hidratar quem chegava. Em seguida, estandes com isotônico, frutas, gel relaxante para os músculos, massagens e banheiros com chuveiros aquecidos estavam disponíveis. Nada como uma organização suíça.



Eu corri "somente" 10 km, como sempre. Eu não sou uma corredora nata, preciso treinar muito para fazer um tempo ridículo nessas competições. Na real, eu venho observado há algum tempo que pessoas que são boas em natação geralmente sofrem mais com a corrida e vice-versa. Até faz sentido. Eu tenho muito mais força nos meus braços que nas minhas pernas, por isso me dou bem em esportes como natação e escalada. Acredito que o inverso seja verdade também. Depois que eu descobri isso, meu respeito por pessoas que fazem triatlos aumentou significativamente (p<0.01), como se fosse possível!



Voltando ao meu tempo ridículo, ano passado eu levei 1h23 minutos para completar o percurso e passei tão mal no final que vomitei várias vezes. Esse ano, eu terminei me sentindo bem e em 1h13, meu melhor tempo até agora. O problema é que eu não consigo correr em subidas, o que faz parte de quase 3 km do percurso. Mas tudo bem, eu conseguia recuperar meu tempo nas descidas. Minha classificação na minha categoria (mulheres de 20-30 anos) foi de 1104º lugar (de 1184). Isso quer dizer que eu fui mais rápido que 80 pessoas! \o/ Pode não parecer muito, mas eu estou acostumada a ficar entre os 10 últimos na categoria. Estou orgulhosa de mim mesma! Não só fui melhor que 80 pessoas na corrida, mas melhor que outras milhões de pessoas que estavam em casa assistindo TV.

Finalmente chegando no final...
Eu acho que a parte mais desesperadora desses eventos é quando você começa a se sentir mal por causa do esforço e passa por pessoas desmaiadas no chão durante a corrida. Os organizadores do evento colocam paramédicos a cada 500 metros nas partes mais difíceis do percurso (subidas, por exemplo), então quando alguém passa mal eles chegam muito rápido pra te socorrer. Por um lado isso te dá alguma segurança, por outro, ver as pessoas sendo atendidas pelos paramédicos (e dessa vez eu vi muitas pessoas da minha idade caídas) dá um certo medinho e faz com que a gente fique ainda mais consciente do coração batendo a 200-210 bpm.



Mas, como diria o meu pai, "entre mortos e feridos, todos sobreviveram". Acho que o único pessoal que ficou meio de cara foi quem teve que circular pela cidade de carro. Várias ruas estavam fechadas por causa do evento e os congestionamentos estavam uma loucura, somente os ônibus estavam circulando em velocidade razoável. Porém, eu apoio o fato de que o governo sempre priorize os eventos esportivos e o transporte público em detrimento dos carros, principalmente se você mora em Lausanne, a Capital Olímpica. u_u

Esse ano, o comitê de organização recebeu uma surpresa do departamento de trânsito. Uma multa de 4 milhões de francos (cerca de 10 milhões de reais) pelo desgaste que os tênis dos corredores estão fazendo no asfalto das ruas municipais. Segundo o departamento, nos últimos 33 anos as ruas usadas como percurso das corridas perderam 7 cm de asfalto devido ao atrito das borrachas dos tênis. Vai saber né. Talvez ano que vem teremos que correr com feltros embaixo dos tênis. Vai ser divertido. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.