sábado, 12 de abril de 2014

Eu vou me mudar (de novo)


Quem acompanhou minha saga em Lausanne sabe que eu fiz 3 mudanças em 3 semestres. E é claro que no 4º semestre não ia ser diferente. Atualmente eu moro em uma casa de estudante (Planete Bleue) onde só podem morar estudantes (obviamente). Eu poderia ficar aqui por até 2 anos, ou seja, setembro de 2015. Entretanto, estudante de doutorado não é considerado "estudante" aqui na Suíça, você é um empregado da Universidade, com contrato, salário, férias, direitos trabalhistas, aposentadoria e tudo isso. É ótimo, mas também tem seu preço, especialmente pra mim.

Recentemente fiquei sabendo que teria que deixar meu quarto na residência nos próximos meses. Entrei numa espécie de desespero porque minhas experiências passadas revelaram que é extremamente desgastante, exaustivo e difícil achar um quarto pra alugar aqui, especialmente porque eu não sou européia e não falo (muito) francês. Pra vocês terem uma ideia, antes de vir pra cá eu estava procurando apartamento por 3 meses e estava a 2 semanas de ter que sair do meu estúdio sem ter lugar pra morar. Eu estava cogitando ir morar com o técnico do laboratório, Thomas, em uma cidade que fica há 1h de Lausanne. Sim, esse era o tamanho do desespero. Graças a deus um aluno desistiu do seu quarto aqui no Planete Bleue.

Então vocês podem imaginar que eu não recebi a notícia com muito entusiasmo. Eu estou saindo que de uma fase extremamente ruim da minha vida, entrando no doutorado, tendo que resolver milhões de problemas administrativos, etc, e não tenho energia física e emocional pra procurar um lugar para viver agora. Aconselhada pela minha terapeuta, eu fui buscar ajuda no serviço de assistência social da Universidade. Eu expliquei a situação e a assistente social prometeu me ajudar. 

Dito e feito. Em 2 semanas ela tinha arranjado um estúdio pra mim em outra residência dentro da Universidade. Sim, eu estarei a 500 metros do laboratório! Eu sou muito grata à ajuda que recebi. Foi um peso enorme que tiraram das minhas costas. A parte meio chata é que o estúdio, assim como a Universidade, é longe de tudo. Leva 30 minutos pra chegar ao certo ou à estação de trem de Lausanne. O bom é que fica perto do lago e da Universidade, lugares onde eu passo 90% do meu tempo. :)
A EPFL fica do outro lado da rua.

Os fundos.

O quarto.

Eu tenho que me mudar em Maio, 4 meses antes do final do meu contrato atual, mas é pegar ou largar. O problema é que o diretor do Planete Bleue quer que eu ache uma pessoa pra ficar no meu lugar até o final do contrato, se não eu tenho que pagar os aluguéis normalmente. Não sei exatamente quão legal é essa jogada, já que eu dei mais de 30 dias de aviso prévio, mas enfim, vamos lá. Anunciei meu quarto na internet e recebi poucas respostas, já que o final do semestre não é o melhor momento pra se procurar locatários. Mas eu só precisa de uma resposta aceitável. Depois de alguns dias, resolvi convidar uma menina pra conhecer o apartamento. Por sorte ela gostou muito e quer ficar com ele. \o/ Problema resolvido em menos de 1 semana. ^-^ Ah, seria ótima que essa onde de boa sorte continuasse, tipo, pra sempre.

A menina agora está com uns problemas com o quarto atual dela. Ela precisa dar 2 semanas de aviso prévio, mas ela não quer fazê-lo sem antes assinar o contrato do meu quarto. O que é compreensível, mas que raramente acontece. Eu mesma vou assinar meu contrato na semana da mudança. É assim que as coisas funcionam aqui, é na palavra mesmo (ah, se fosse no Brasil...).

Enfim, vamos manter os dedos cruzados pra que tudo dê certo!

Enquanto isso, eu estou migrando caixas de papelão do laboratório pro meu quarto e começo a empacotar as coisas. Faltam 19 dias pra minha mudança, mas eu não vejo a hora. Eu curto muito morar aqui, mas tem coisas que eu já não consigo mais aguentar, como a sujeira desgraçada da cozinha, bagunça, barulho, falta de privacidade, comida sendo roubada (sim... só me dá dor de cabeça) e por aí vai. Então, contagem regressiva pra mudança!  \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.