domingo, 24 de junho de 2012

O tempo não voa

Véi, na boa, nem parece que estou aqui há 6 meses. Parece que só se passaram... 5,75! XD
A verdade é que as pessoas vivem dizendo que o tempo passa muito rápido, que a gente cresce muito rápido, que quando você percebe já é ano-novo de novo. Também tentaram me convencer de que 6 meses passariam rápido. Sabe de uma coisa? BA-LE-LA. Esse 6 meses demoram exatamente 6 meses pra passar. O que faz diferença na nossa percepção de tempo é o quanto aproveitamos nosso tempo e o que fazemos com ele. Se você vai pra faculdade ou pro trabalho querendo que o dia e a semana acabem de uma vez, você acaba não curtindo 5 dias da semana! O pior é que as pessoas esperam pelo final de semana e: 
-dormem até tarde pela manhã e/ou tiram cochilos gigantes à tarde
-passam o resto do tempo no internet
-de vez em quando precisam ficar atolados nos livros ou terminando algo que não fizeram durante a semana
-às vezes você vai arranjar um passeio legal, uma visita ou algo diferente pra fazer, mas via de regra os finais de semana serão sempre iguais. 
Aí chega o domingo à noite e todo mundo começa a reclamar que já é segunda-feira de novo. Pelo amor de deus! Vocês perceberam que só estão "vivendo" algumas horas por semana? Quem sabe começar a aproveitar os 7 dias pra fazer alguma coisa, pra aprender ou pra melhor alguma das suas habilidades? Não tem tempo? Nem eu! Mas você vai deixar por isso mesmo? Pelo menos dê o seu máximo no trabalho ou na faculdade. Não gosta? Não tem entusiasmo? TROCA. Ou então parem de "mi mi mi" sobre como o tempo voa. É a sua vida. É a sua luta. São as suas escolhas.
Eu escolhi viver cada minuto no laboratório e fora dele. Claro que tinha os dias que eu tinha preguiça de sair de casa e ir passear, mas sempre ia, pelo menos, fazer algum esporte ou compras no mercado. Aprendi algo novo quase todos os dias, fortaleci os laços de amizades com amigos e fiz coisas das quais eu gosto. Não só nos finais de semana. Todos os dias.
Tive momentos aqui em que eu realmente sentia que a semana estava passando muito rápido. Não tinha tempo pra fazer as coisas que eu queria e os prazos estavam cada vez mais perto. Resolvi mudar. Organizei meus intervalos de 20-30 minutos entre os experimentos no laboratório pra fazer alguns deveres de casa, responder e-mails, mandar e-mails, ler ou escrever alguma coisa. Comecei a acordar mais cedo pra tomar um café da manhã com calma e conversar com minha família no skype mais cedo do que de costume. Resolvi caminhar até o metro em vez de pegar um ônibus, assim eu acordava de vez e não ficava me lerdeando no laboratório pela manhã. À noite, parei de assistir seriados aleatórios e reduzi meu tempo de internet (Facebook e etc) pra 30 min por dia. Também restringi os jogos para os finais de semana.
O melhor de tudo? Não senti falta de nada. E consegui abrir umas 3 horas na minha rotina pra fazer as coisas que eu gosto, como praticar esportes e até fazer um curso de línguas. 
Então, fica a dica. Preste atenção no seu corpo, nas pessoas ao seu redor, no que você está fazendo e sentindo. Eu duvido que você vá ficar entediado. Viva! Ou não. Eu não me importo. Só não venha reclamar que está ficando velho e que "o tempo voa."

É minha última semana. Estou começando a apreciar os comentários malvados do Kasim, estou achando engraçado ver todo os estrangeiros (inclusive eu) sendo obrigados a comer comida ruim, etc. A fase da saudade por antecipação já passou. Agora só estou nervosa com minha apresentação de amanhã e com as milhares de coisas que vou ter que deixar organizadas antes de ir embora. Boa sorte pro novo aluno. 
Bah, estou muito nervosa com a apresentação mesmo. Nunca me senti assim. Tenho 43 slides. Praticamente só figuras (não ponho muito texto se não a platéia entra em coma).

E sim, estou morrendo de saudades de casa! (embora eu acho que vou me entediar na primeira semana. Faz uns 2 anos que não tiro férias. Não saberei por onde começar. Amigos, vocês serão recrutados! Aguardem)

Beijos e foi mal pelo sermão, mas as pessoas estão começando a me incomodar com esse negócio.

Um comentário:

  1. Poxa, valeu o puxão de orelha. Muito boa tua postagem. Estamos com muita saudades de ti e aqui, pode acreditar, o tempo não passou ligeiro não. Realmente os 6m demoraram 6 meses. Boa sorte na tua apresentação, nós aqui ficaremos torcendo. Te amo filha

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.