sábado, 12 de outubro de 2013

A primeira baixa da maratona

Oi, gente! Tudo?

Vim aqui contar os causos e as aventuras de participar de (mais uma) corrida em Lausanne. Essa é a 20ª edição da Maratona de Lausanne e tá todo mundo animado! Claro que eu e meus amigos sedentários não vamos correr os 42 km assim do nada: nos inscrevemos na corrida de 10 km. Talvez vocês lembrem que eu corri a mesma distância em abril, na 32ª edição dos 20 km de Lausanne. Na real, eu mais morri do que corri. Estava extremamente frio pra final de abril, chovendo e ventando que parecia o fim do mundo. Mas, como eu tinha treinado (naquelas, né?) e me inscrevi pra correr com uma amiga, fui assim mesmo. O problema é que depois dos 10 km eu estava morta. Hipotermia pegando, mal-estar, dores por tudo, enfim, um horror. Dessa vez resolvi fazer a coisa certo.

Primeiro montamos um time de corrida aqui na nossa casa de estudante. Temos 2 "personal trainers"/mestrandos em educação física que fizeram um treino pra nós e nos acompanham nas corridas pra corrigir nossa postura e etc.
Depois pegamos um trem e fomos pra Aubonne num outlet da Puma, Nike, Oschner e Reebok comprar roupas de corrida pro inverno, neve e chuva. É luva, touca, calça térmica, camisa de corrida de manga curta, longa, tecidos especiais, casaco impermeável, moletom à prova de vento e toda essa frescura. Bom, eu pensava ser frescura e um investimento bastante alto, mas está fazendo a diferença quando vamos treinar com 2°C e aquele vento descendo dos Alpes. Pela primeira vez na minha vida tenho roupas de marca esportiva. o.O  Felizmente, estava relativamente barato em comparação aos preços normais na Suíça.

Ok. Agora "só" falta treinar. Estou correndo 3 vezes por semana. Já consegui correr quase 7 km sem morrer! Claro que eu tive que fazer 2 checkpoints de 5 minutos pra recuperar o fôlego. Mas tá bom pra 3 semanas de treino, né? Agora temos mais 1 semana de treino forte e 1 semana de treino leve antes da corrida. Veremos.


Agora, minha colega de apartamento, Sofie, foi um caso à parte. Ela é uma daquelas pessoas que consegue correr horas sem treinar, que consegue ignorar os sinais de desespero do próprio corpo e correr em velocidades incríveis sem sentir nada, nem falta de ar. Acho que esse tipo de pessoa sente prazer extremo em correr ou tem alta sensibilidade a endorfinas (ou baixa sensibilidade à dor). Pois bem, enquanto eu, no meu primeiro treino, corri 20 minutos e saí me arrastando pro chuveiro, ela correu 1h num passo extremamente rápido. Apesar de todos nós, incluindo os personal trainers, dizermos pra ela pegar leve, ela não consegue parar de correr quando começa (praticamente um caso de vício).

Pois bem, na segunda semana de treino (3ª ou 4ª vez que ela achou tempo pra correr), ela correu 1h30, sendo a metade final desse tempo lomba acima. Obviamente ela chegou em casa e desmaiou no corredor. Os meninos colocaram ela no sofá e me chamaram. Eram quase 20h30 da noite.
Cheguei lá e ela estava extremamente vermelha, passando muito mal, tremendo, com vontade vomitar, coração batendo muito irregular, respiração pesada. Eu achei que ela ia melhorar logo, em no máximo 1h, pois foi exatamente isso que eu senti depois de correr os primeiros 10 km. Mas aí ela começou a perder a consciência e decidimos que era hora de chamar uma ambulância. Foi lindo. E eu pude andar de ambulância! \o/

O pessoal chegou em menos de 5 minutos. Eles fizeram um ECG nela na hora, mediram pressão, glicose, etc, e decidiram realmente levá-la pro hospital (CHUV). Obviamente eu fui com ela. Tadinha! Ela é muito amável, doce e querida (teimosa, mas querida). Ninguém merece esse tipo de coisa, especialmente ela.
Ficamos lá no hospital das 21h às 4h do outro dia. Parece que ela tinha uma arritmia cardíaca que melhorou com fluídos (claro que ela estava desidratada! ¬¬) e um pouco de descanso. Que aventura, né! Agora ela vai ficar 1 semana de molho, sem correr, e depois vai correr de mãos dadas comigo, numa velocidade tartaruga e distância aceitável.

Só quero ver quantos mais vão passar mal depois da corrida em 2 semanas. Todos esses atletas de fim de semana! (Espero que não seja eu dessa vez. ^-^ ).

Torçam por nós!

Beijos e bom final de semana!

Um comentário:

  1. Boa sorte, Pat!

    Que terrível o que aconteceu com a sua amiga. Pelo menos você andou de ambulância hehe. Tem que maneirar!

    Bom treino e boa corrida!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.