quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Enfim, o final do verão!

Eita! Vortemo! Antes tarde do que nunca!

Teve 2 motivos principais pelos quais eu não escrevi no último mês:
O primeiro foi o sucesso do post anterior. O blog teve 100 mil leitores no mês passado. Muita gente aleatória acessou o blog e eu não queria criar expectativas nos leitores de que o blog era só sobre ciência e textos motivacionais inspirados. Por isso, eu deixei a poeira baixar pra poder escrever besteira aqui de novo. :)
O segundo foi falta de tempo (+++), inspiração e assunto. Portanto, vamos colocar as notícias em dia.

Eu tive que me mudar no final de agosto. Meu contrato era de 1 ano na FMEL (casa de estudante) e não podia ser renovado. Foi horrível achar apartamento. Têm cada lugar horrível! Uma senhora alugando quartos pra estudantes desligava a internet sem fio às 10h da noite porque as ondas wifi não deixam ela dormir. ¬¬  A outra tinha 10 gatos. Um outro casal morava em outra cidade, à 30 min de trem de Lausanne. Outras pessoas nem atendiam os celulares, marcavam visita e não apareciam, as agências de imóveis não aceitam estudantes, e muita gente nunca mais dava resposta depois da visita. Até que eu achei um apartamento legal no meio de Lausanne. O aluguel era caro (1,000 francos) e ainda tinha 2 crianças pequenas (2 e 4 anos) na casa. Mas era o que tinha, então eu topei. Pro meu alívio, 2 semanas antes de eu me mudar, recebi um e-mail de outra casa de estudante (Planete Bleue) de que uma pessoa havia desistido do quarto e que eu podia ficar ali se eu quisesse. Foi ótimo já que o aluguel é mais barato. A localização não é ruim também. O que eu não sabia era que a mulher com quem eu ia morar antes me deu a responsabilidade de achar outra pessoa pra ficar no meu lugar na casa com as duas crianças, sob pena de ter que pagar o primeiro aluguel. Isso mesmo que eu não tenha assinado nem pago nada ainda pra ela. O pior é que ela nem estava em Lausanne. Ela estava na Itália, então eu não tinha acesso ao apartamento. Enfim, foi uma longa história porque cada pessoa que eu encaminhava pra ela era rejeitada. Até que um dia, semana passada, ela achou outra pessoa. Eu me meto em cada uma!

Essa nova casa de estudante é mais legal que a anterior. Somos somente 44 pessoas, então o ambiente é mais familiar. Ontem tivemos uma janta em conjunto com direito a pizza e lasanha. O problema é que não consigo interagir muito por causa do francês. Todos falam francês desde sempre, e o meu é bem básico ainda. Encontrei uma brasileiro de São Paulo por aqui também, a Pamela, e o um português, Ricardo, então eu posso me refugiar com eles.
Outra coisa que eu tenho que ficar ligada é que estão sumindo coisas do nosso apartamento, cuja porta sempre fica aberta como a de todos os outros. Sumiu minha forma de pizza, minha tábua de cortar legumes e 3 das nossas toalhas de cozinha. Uma coisa atrás da outra. E os meus colegas de quarto ainda insistem em não trancar a porta. Que gente cabeça-dura, vou te contar. Aliás, eu sou a pessoa mais velha da casa. A maioria do pessoal nasceu em 1994-1995. Vamos ver como vai ser.
Também acho que os meninos do meu apartamento não são muito espertos. Nós somos 4 pessoas, 2 meninos e 2 meninas, e temos 2 banheiros. Eu cheguei primeiro no apartamento então me instalei no banheiro que tinha um pato roxo gigante colado na parede (presumi que fosse das meninas), coloquei tolhas rosas por tudo e uma cortinha de chuveiro cheia de peixinhos. A outra menina começou a dividir o banheiro comigo  em seguida. Os meninas chegaram mais tarde e, pra minha surpresa, eles também começaram a usar o nosso banheiro porque é mais perto do quarto de um deles. O que eu faço numa situação dessas? Será que se eu mudar minhas coisas pro outro banheiro eles vão se mudar atrás? Será um efeito atrativo da cortina de peixinhos? Ou serão as toalhas rosas que não deixam óbvio que é um banheiro de meninas? Ou será que todo mundo gosta de usar o mesmo banheiro mesmo e fazer fila pra tomar banho de manhã? Olha, esse tipo de coisa está acima do meu entendimento sobre o comportamento humano.

No laboratório, também teve vários momentos difíceis. 2 meses. DOIS MESES! Esse foi o tempo que levou pra eu consegui clonar um gene num plasmídio que tinha. Foi um inferno. O mapa do plasmídeo estava errado e tudo que podia dar errado, deu. Se tinha 1% de change de dar errado, certo que deu errado. Foram 12 estratégias ("em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie... Os senhores estão anotando?" ), mais de 900 testes, 18 enzimas diferentes, 60 placas de meio de cultura, 4 finais de semanas inteiros perdidos. Esse foi o tamanho do meu desespero. Até que ontem eu me aborreci com a porcaria do plasmídeo e mandei 40 clones pro sequenciamento (com autorização do chefe, já que isso custou 1200 francos) e um, somente UM maldito estava correto. Mas era um que eu precisava. ^-^ Agora eu posso começar a clonar outra coisa, segundo o Eric (não preciso dizer que eu queria jogar uma proveta na cabeça dele). Mas não foi nesse sentido que as coisas desandaram. Minhas células não queriam ficar verdes de jeito nenhum (e ainda não querem) e estou tendo uma baita dificuldade pra produzir alguns fragmentos de DNA por PCR. Parece que coisas ruins vêm em bandos. Espero que essa fase esteja passando.

De resto, o verão durou pouco aqui em Lausanne. Nem é outono ainda e está fazendo 6°C de manhã. Já botei meus casacos de neve pra fora do armário, já que a branquinha deve aparecer em 3 ou 4 semanas. Que saudade do verão brasileiro!  

Por outro lado, estou feliz que o verão está terminando. Foi um momento muito estressante pra mim. Meus finais de semana estavam divididos entre o laboratório e aventuras enlouquecidas com a Priscilla. Não estou reclamando das nossa aventuras, foram ótimas, mas ao mesmo tempo eu tinha que procurar apartamento e descansar de vez em quando. Pra piorar, todos os meus outros amigos estavam de férias fora de Lausanne, então eu fiquei muito sozinha nesse período também, sem ter com quem conversar sobre coisas mundanas e pra reclamar e rir de fatos aleatórios da vida. Portanto, que essa semana, que inaugura meu segundo ano suíço, possa ser o começo de uma nova (boa) fase da minha vida em todos os sentidos.

Para aqueles que também estão começando o semestre, mando meus melhores votos!

Beijos!
Pati

PS: faltam 88 dias pra eu ir pra casa! :)

Um comentário:

  1. Patii que saudades! First things first, que bom que você vai vir!! EEEE!

    Não te preocupa, essa fase vai passar. Eu ri das suas aventuras, mas que suplício!
    (E eu também penso nisso toda vez que ouço ou leio a palavra estratégia...)

    APENAS 44 estudantes?? Hehehe.
    Compra aqueles arquivos ou malas com cadeado e esconde tuas coisas, que pelo visto tá brabo aí, hein.

    E que mulher nojenta essa do aluguel! Onde já se viu... Mas se bem que as portuguesas que vieram pra cá também estão sendo ludibriadas com esse negócio de aluguel. Gostam de se aproveitar de estudantes estrangeiros, vou te contar, hein...

    Beijos, fofa!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.