domingo, 27 de outubro de 2013

Lausanne Marathon 2013



Olá, pessoal!

Hoje vim aqui dividir minha mais recente e não-traumática (!) experiência de corrida.
Pra quem acompanhou o blog, em abril eu corri os 10 km da 32ª edição dos 20 km de Lausanne. Não foi uma experiência muito boa: estava muito frio, chuvoso e eu mal tinha treinado.

Dessa vez foi diferente. A festa da Maratona de Lausanne é muito maior e começa no dia anterior à corrida:
Ontem, sábado, aconteceu a Pasta Party [Festa da Massa]. Um dos patrocinadores serviu massa nas embarcações chiques do Lago Léman (que costeia Lausanne). Quem se inscreveu na corrida, entrou, comeu e bebeu de graça na primeira classe. Chique!

No mesmo dia, nós pegamos nosso kit corrida: uma mochila, camiseta (tecido de corrida) do evento, envelopes de magnésio pra nos prepararmos e pra repormos o nutriente depois da corrida, folders com informações sobre a corrida, uma sacola plástica do evento pra gente despachar nossas roupas da linha de largada pra de chegada, e uma bolinha com detergente de roupa e amaciante específicos pra roupa esportiva, pra depois da corrida.

Nicole e eu, 2h antes da corrida!
O evento é uma loucura. São várias categorias: caminhada (10km), caminhada nórdica (10km), corrida (10km, 20km e 42km), hand-bike, e mini-maratonas (2, 4 e 6 km) pra crianças de diferentes idades. O negócio teve que ser super-bem organizado. Veja bem: devido ao grande número de pessoas e tendo largadas a cada 3 minutos, o local da chegada não podia ser no mesmo quarteirão. A chegada ficava à 2 km da largada, então a gente recebeu sacos oficiais onde a gente colava nosso número de corrida. Os sacos foram postos em caminhões (um pra cada bloco de participantes) e nos entregaram tudo de novo no final. Se fosse no Brasil tinham perdido metade, né?
Além disso, o pessoal que se inscreveu pros 20 km teve que ir de trem até a outra cidade, onde os 42km dão a volta, e partir de lá. Haja organização da empresa de trens pra levar todo esse povo pra lá a tempo.

Também vimos os "pacers", pessoas que correm em uma velocidade fixa pra dar ritmos àqueles que vão correr a maratona. Vamos combinar que deve ser difícil manter a velocidade constante por 42 km:

Funciona assim: cada "pacer" vai correr a maratona em um tempo diferente (olhem os números nas bandeiras). Se você quer fazer aquele tempo, basta seguir a bandeira. ^-^

O tempo estava horrível de manhã. Chegamos lá debaixo de chuva pesada, mas só deu tempo de nos encharcar mesmo: 5 minutos depois da largada, parou de chover e até o sol apareceu no final. Muito melhor que na edição de 2012, quando nevou!! ¬¬

Então nós corremos. Fizemos um checkpoint nos 6.3 km pra beber água e depois nos arrastamos pro final. Olha aí o videozinho! Nicole e eu fizemos uma dancinha no final pra comemorar a vitória! (Filmagens pela minha querida amiga Pamela Amon, que veio nos receber na chegada!).



No final, era hora de pegar a medalha e correr pro abraço!





Agora era hora de beber muito isotônico, água, comer frutas, etc.
Pra fechar com chave de ouro, o evento também disponibiliza massagens gratuitas no final. Claro que eu fui lá ganhar uma massagem no corpo todo (ainda bem, porque mesmo assim eu estou super doída).

O melhor de tudo foi não terminar com hipotermia, não vomitar e não achar que eu ia ter um ataque do coração. \o/

A próxima corrida é em dezembro, na Christmas Midnight Run! Haja coração!

Obrigada a todos que torceram por mim!

Beijos!

Fotos Bônus:

Olha que tempo maravilhoso:


Mas melhorou à tarde:


E ficou bem melhor pra largada dos 20 km:


Área de retirada dos números pra corrida:


Mapa e checkpoints da corrida:


Um comentário:

  1. Ah que demaaaais! Super organizado, vcs ganham tanta coisa! Adorei a ideia dos pacers, eu ia super seguir o carinha mais lento!! Hahahah

    Super orgulhosa de você, Patinha :)

    Obrigada por me deixar treinar o francês com esses videozinhos! Como está o seu francês? Me conta no Skype!

    Beijo enorme!! Aeeeeee!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.