Leitor, o post anterior está atualizado com fotos! Dá uma checada também!
Apesar de parecerem muito reais, essas são fotos que eu tirei de uma painel panorâmico sobre o muro de Berlin. A pintura tem 15 metros de altura e 60 metros de comprimento. Ela foi impressa em pedaços de 15x20 metros. É uma exposição muito linda e emocionante. Quem tiver a chance de visitar, a exposição está aberta até Maio de 2014.
O muro de Berlin, ou o que resta dele, continua espalhado pela cidade. Onde o muro foi removido, o visitante encontra uma trilha de tijolos marcando sua posição inicial. Várias partes do muro de Berlin fazem parte do quotidiano da cidade e servem de lembrança daqueles tempos difíceis e de erros que não devem ser repetidos.
Uma das marcas no chão indicando a posição original do muro. |
Durante alguns anos que se seguiram à construção do muro de Berlim, alguns moradores ainda conseguiam passar de um lado ao outro do muro através de passagens secretas em seus apartamentos que os conectavam aos apartamentos vizinhos do outro lado do muro. Quando isso foi descoberto, o governo (DDR) começou a cimentar todas as janelas de apartamentos próximos ao muro. Há vários vídeos de pessoas se jogando pelas janelas em tentativas de fuga antes do fechamento das janelas, jogando seus filhos, malas e pertences para o outro lado (Oeste, geralmente). Assista a um desses vídeos e entenda a situação:
Outro ponto turístico extremamente visitado de Berlin é o Memorial dos Judeus Assassinados durante o holocausto. É um parque feito de blocos que lembram lápides no centro da cidade. Estima-se que mais de 6 milhões de judeus foram mortos nos campos de concentração/extermínio.
Já que estamos falando desse tipo de coisa, vou emendar nossa visita à prisão da GDR (ou DDR, em Alemão). Essa prisão especificamente fica há uns 20 km do centro de Berlin e era a prisão para onde eram mandados presos políticos e qualquer pessoa que estivesse contra o Stasi. Durante a guerra fria, qualquer coisa era motivo para ser preso. Nosso guia contou sobre os diversos tipos de tortura que aconteciam por alí, tanto física quanto psicológica. Algumas delas incluíam uma sala onde você era molhado pelos guardas o tempo todo, sem poder dormir ou se aquecer. Os presos tinham que dormir de barriga pra cima, com as mãos acima do cobertor e ao longo do corpo. Caso você se virasse durante a noite, era acordado aos berros e apanhava dos guardas. Tortura psicológica incluía interrogatórios onde os guardas diziam que seus filhos haviam sido presos ou que sua família estava morta. Os presos também eram induzidos a acreditar que a comida estava envenenada, então viviam em constante paranoia. Aqueles que tentavam se matar, principalmente se enforcando nas camas eram colocados em isolamento, em quartos com portas lacradas e forradas com espuma. Aqueles que faziam greve de fome eram alimentados à força. Um tubo era colocado garanta abaixo e a comida liquefeita era introduzida com um funil. Para que os presos não mordessem tubo e interrompessem o fluxo de comida, suas mandíbulas eram deslocadas. O.O
As escadas do prédio também eram protegidas por grades para que os presos não se jogassem. Não vou colocar aqui mais detalhes das torturas ou sofrimento pelos quais essas pessoas passaram, mas as coisas que o guia nos contou eram apavorantes. No final da visita, viemos a descobrir que o guia em si foi um prisoneiro do DDR. Ele foi preso quando era jovem por pichar uma propaganda do governo em um muro. Ele ficou 1 ano na prisão até que o DDR vendeu vários prisioneiros para Berlim Ocidental por 70 mil euros cada.
Berlin é uma cidade linda, mas essa atmosfera de guerra, morte e tortura está presente por todos os cantos da cidade. Acho que com o tempo você se acostuma, para de prestar atenção, supera. Pelo menos eu espero que sim.
Arrepios. Não sei se gostaria de visitar um lugar assim... A atmosfera deve ser terrível.
ResponderExcluirCoitado do guia, que coisa brutal e chocante.
Feliz pela última foto :) lindo parque! Onde é?
Beijos!
P.S.: Para um governo comunista, eles eram até bem capitalistas, hein? 70 mil euros por preso...
Oi Aninha!
ExcluirPois é. Não foi o passeio mais agradável até agora. :(
Mas é a triste realidade desse mundo.
O parque é o Tiergarten, no centro da cidade. Essa semana vou fazer um post sobre as coisas bonitas de Berlin, aí falo mais sobre o parque! :)
Obrigada pelos comments!
Beijos!