sábado, 15 de junho de 2013

Fim da Summer School

Acabaram-se minhas 2 semanas em Berlim. Foi muito legal. Como eu já disse antes, a cidade é linda e você tem sempre algo novo a descobrir. Uma das coisas mais interessantes que eu notei foi que o plástico das garrafas PET é extremamente grosso. Pra mim, isso é totalmente antiecológico. A Suíça mesmo agora lançou um projeto de lei em que as garrafas plásticas devem ser 25% mais finas (25% menos plástico). Mas a questão na Alemanha é diferente. Em vários pontos da cidade você encontra máquinas onde coloca sua garrafa PET (que tem um código na embalagem) e a máquina te devolve 15 centavos de euro. Claro que só descobri isso no 5° dia em Berlim, portanto perdi 3.17 x 10¹² euros essa semana. Enfim.
Essa Escola de Verão foi mar-ga-vi-lho-sa! Nós éramos 15 estudantes, metade médicos/biólogos e outra metade engenheiros. Podem imaginar então que as aulas em conjunto eram um desafio e tanto. Os coitados dos palestrantes tinham que dar um jeito de entreter a todos ao mesmo tempo. Claro que nós, biólogos, entrávamos em coma quando a parte de calcular a força de torção do osso começava. Pra quê tanta fórmula hein? Faz diferença se o osso foi quebrado por 2000 ou 2100 neutons? Na minha opinião, osso quebrado dói e deve ser concertado. Ponto. Por outro lado, nossos olhos brilhavam quando a parte de sinalização celular e células-tronco entrava na jogada. Enquanto isso, os engenheiros fazem de tudo pra entender essa tal de “expressão gênica” e “epigenética”. O desafio magno foi no último dia do curso, onde nossas 15 cabeças completamente diferentes tiveram que pensar juntas pra criar um biorreator pra aplicar pressão, compressão, atrito e torção (diferentes forças que operam no osso em regeneração) em uma cultura de células em 3 dimensões. SEM MATAR AS CÉLULAS no meio tempo. Foi tenso. Demorou uma tarde inteira, custou muitos parafusos e litros de meio de cultura, mas deu certo! \o/ Que orgulho dessa galera.  ;_;
Pra comemorar o final do curso, fizemos um video com nossas fotos. Assiste aí: (se você clicar aqui e assistir no YouTube a qualidade é 20 vezes melhor)



Agora estou no voo de Berlim pra Genebra (bom, pelo menos quando estou escrevendo. Vou deixar pra publicar quando chegar em casa. O 3G aqui é terrível...), voltando à realidade. Meu supervisor fez questão de me dizer por e-mail que não sente minha falta. ¬¬ Só por causa disso eu não comprei lembrancinhas pro pessoal do lab (mentira. Na real, eu não tive tempo e nem sei o que iria comprar. Alemanha é famosa também pelos chocolates, mas levar chocolate da Alemanha pra Suíça é a coisa mais sem noção do mundo. Então eu cansei de pensar e desisti dos souvenires).

Ai meu deus. O casal sentado na fileira da frente tá dando uns "baita amasso". Coitado do tiozinho sentado na janela...

(5 min depois)

O mesmo casal parece ter brigado. Eles discutiram com vozes bem alteradas e agora cada um deles está olhando pro olhado oposto ao do companheiro. 

(depois de 20 min de silêncio)

O carrinho de comida do avião apareceu. Ele comprou chocolates pra ela.

(5 min depois)

Cara, eles tão se pegando de novo! Que que é isso, minha gente! Como se a vida fosse tão fácil. 

(fecha parênteses)

Voltando à Lausanne... Em 2 semanas a Prixilla Ambrosi vem pra EPFL! \o/ Tenho que comprar muitos chocolates pra recebê-la no aeroporto. Pri, tudo aqui que você não engordou durante um ano dos EUA, você vai engordar em 1 mês aqui em Lausanne. Prepare-se. (ou não também, né. Todo mundo tem aquele amigo magro de ruim).

Ah, nada a ver com o assunto, mas mudei definitivamente o nome do blog pra "De Muito Longe" simplesmente. Esse negócio de "Perdidos em" estava legal em Cingapura, mas se depois de 10 meses em Lausanne eu ainda estou perdida, as pessoas vão pensar que eu tenho problemas...

Droga, está na hora de pousar. Tenho que ir. Beijos!! 

Um comentário:

  1. Adorei as fotos, Pati!! Que bom que vcs aproveitaram bastante! Super engenhoso isso das garrafas PET...

    Muito engraçada a narração da historinha do casal... Eu fico observando as pessoas assim também.

    Gostei do novo nome oficial do blog, simples e bonito ;) Bom que você não está mais perdida hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.