terça-feira, 25 de junho de 2013

Dicas de Viagem



As férias de julho estão chegando e muita gente vai botar o pé na estrada (ou no avião). Os preparativos e a jornada em si podem ser estressantes e traumatizantes (no caso de longas viagens de avião ou trem), por isso, hoje eu vim aqui dividir algumas dicas de viagem que adquiri nesses últimos anos. Não que eu tenha viajado muito, mas tenho orgulho de dizer que sobrevivi a 2 viagens de ida e volta entre Porto Alegre e Singapura (cerca de 50h de viagem, contando as conexões). As dicas serão divididas em 2 partes: o que levar na sua mala a ser despachada e o que levar dentro do avião. Essas partes serão subdividas em estadias ou voos curtos e longos.

1. O que você levar na sua viagem:

a) viagens curtas: 1 dia a 1 semana.

-se a viagem for de um dia, leve uma muda de roupa de baixo, itens de banho (meninas que lavam o cabelo em dias alternados podem se planejar pra lavar o cabelo antes da viagem. Isso reduz bastante o peso das coisas a serem levadas).

-desodorante, escova e pasta de dente. Gilettes podem ser levadas dentro do avião, desde que sejam aqueles aparelhos descartáveis (somente a lâmina não pode, né).

-se você estiver indo pra um lugar por somente uma semana, é provável que você não queira lavar roupa nesse meio tempo. Se você for pra um lugar frio onde você não pretende suar, calcule que cada camiseta pode ser usada 2 ou até 3 vezes. Se você for pra um lugar quente, leve 4 camisetas (quem sabe 2 de manga curta e 2 sem manga?): você pode lavá-las rapidamente no chuveiro à noite e elas certamente estarão secas no dia seguinte. O mesmo vale para roupa de baixo: leve 3-4 pares de meias, calcinhas/cuecas.

-calças: calcule que você vai usar uma calça jeans por semana e leve outra calça por precaução (você nunca sabe quando uma criança vai vomitar em você no avião). Se a viagem por de 2 semanas, leve 2 calças mais a que você vestirá na viagem. No caso de shorts ou bermudas, calcule 2 por semana.

-Sapatos: chinelo é sempre bom, principalmente se você for ficar num hostel onde os banheiros são comunitários (micose não é o tipo de souvenir que você quer levar pra casa, né). Leve o seu havainas que também pode ser utilizado pra passear na praia ou se estiver muito quente. Tênis confortável é indispensável. Eu costumo utilizá-lo já na viagem e levo outro tênis (geralmente algo mais pra sapa-tênis) na bagagem. Se você for pra um lugar quente, é sempre bom levar uma sapatilha pra sair. Se o lugar for frio, leve 1 bota quentinha.

-Acessórios do tipo cachecol, luvas, bonés, toucas, cintos, óculos de sol, etc, devem ser somente 1 de cada. Nada de levar toda sua coleção de polainas na viagem.

-kit de primeiros socorros e remédios: ficar doente numa viagem é a pior coisa do mundo, ainda mais porque pode demorar dias pra você conseguir uma consulta médica. Leve remédios pra gripe, náusea, vômito, constipação, cólica, diarreia, um colírio, analgésicos/antitérmicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares (principalmente se você for caminhar muito ou fazer atividades esportivas), e tudo mais que você puder pensar. Claro que você pode comprar essas coisas no lugar de destino, mas nem sempre é fácil achar uma farmácia e/ou você nunca sabe quais são as políticas de venda de remédios em outros países.

-Protetor solar e hidratante.

-carregadores de celular, tocador de música, tablet, laptop, câmera fotográfica (também não se esqueça de levar o cabo ou adaptador pra passar as fotos pro computador durante a viagem, é sempre bom ter um backup).

b) Viagens longas (1 semanas a 1 mês):

-Sinto muito, mas você vai ter que lavar roupa. Eu levo em geral 3 ou 4 camisetas (se o tempo for esfriar ou esquentar durante minha estada, levo 3 camisetas de manga comprida e 3 de manga curta), 2 calças (mais a que eu vestir na viagem).

-aproveite pra levar uma roupa de festa, maquiagem e coisinhas pro cabelo ^-^

-o resto é igual.

2. O que levar dentro do avião (bagagem de mão):

a) Voos curtos (até 4h):

-é bom levar uma ou outra outra barrinha de cereal ou chocolate se a fome bater inesperadamente e o serviço de bordo não incluir lanchinhos (maioria das companhias aéreas atualmente).

-garrafa de água VAZIA. Assim ela passa na inspeção de segurança e você pode pedir pro pessoal do avião encher a garrafa pra você. Ou você pode pagar 5 reais por um copo de água no voo. Você que sabe.

-algo para se entreter no avião. Antigamente eu conseguia passar 3h só olhando pela janela do avião, mas agora eu fico entediada e começo a prestar atenção em como as poltronas são estreitas e como eu não consigo me mexer (ou mexer minhas pernas) naquele assento. Aí eu me sinto meio claustrofóbica. Por isso, eu sempre levo um tocador de música, computador ou livro no avião. Faz o tempo passar mais rápido.

-remédio pra dor de cabeça. Vai por mim, a pior coisa do mundo é ter dor de cabeça no avião. É melhor se prevenir.

b) Bagagem de mão para voos longos, ou kit de sobrevivência.

-Kit básico pra soneca: leve um travesseiro pequeno pra cabeça (ou um daqueles travesseiros pro pescoço) e o seu próprio cobertor. Aquele travesseiro bagaceiro que eles vão te dar no avião não ajuda em cada. Eu gosto de colocá-lo nas minhas costas, na lombar (é uma maravilha). Aí eu coloco o cobertor da companhia aérea nas minhas pernas. Pra dormir, se eu não consegui sentar na janelinha, eu uso aqueles travesseiros em forma de U pro pescoço. Porém, eu detesto colocá-lo na parte de trás do pescoço e dormir com a cara quase virada pro teto. Não é normal! Evolutivamente a gente aprendeu a dormir com o queixo perto do tórax pra proteger nossa garganta durante a noite. Se você é como eu e não consegue superar esse comportamento primitivo, tente o seguinte: coloque o travesseiro na parte da frente do seu pescoço e apoie o seu queixo sobre ele. Bom, né? Mas não se iluda. O travesseiro vai cair durante a noite. Por isso, enrole seu próprio cobertor sobre suas costas, ombros e tórax prendendo o travesseiro no lugar. Coloque seus fones de ouvido (ou aquelas espuminhas pra abafar o som), o seu tapa-olhos e bons sonhos.

-remédio pra tudo. Enjoo, má digestão, gases (SIM, não há nada pior do que uma comida meio bizarra te deixar todo "gaseificado" no avião), dor de cabeça, e contra qualquer outro surto que você possa ter no avião.

-leve roupas extras, como um conjunto de roupa de baixo e uma camisa limpa caso sua mala despachada se perca. Pelo menos você pode tomar um banho ao chegar no seu destino. Aliás, no caso de viagens extremamente longas, recomendo um banho refrescante entre uma conexão e outra (tipo entre 2 voos de 10h). A maior parte dos grandes aeroportos têm chuveiros disponíveis.

-leve sua garrafa de água vazia e encha no avião. É um saco chamar a tia a cada 30 min pra pedir um copo d'água.

-leve um hidrante pro rosto! O ar do avião é extremamente seco.

-leve um moletom confortável e um par de meias mais grossas pra colocar por cima das suas meias "normais". Grandes aeronaves ficam geladas durante a madrugada. As meias te mantém confortável e quentinho no avião (sim, tire seus sapatos/tênis durante o voo), eu inclusive uso meias pra caminhar pelo avião.

-notebook, livros, palavras-cruzadas, sudoku, musicas, etc. Vale levar o carregador do notebook também, já que várias companhias aéreas disponibilizam tomadas embaixo dos assentos.

-escova de dentes. A podridão de algumas pessoas depois de 15h de viagem é algo incrível.

-chiclete. Caso você não esteja indo pra Singapura, onde chiclete é considerado droga ilícita, é ótimo mascar um chiclete pra aliviar a tensão, melhorar o hálito e ajuda com dor de ouvido devido à diferença de pressão.

-lencinhos umedecidos! Vai por mim.

-esse negócio de "não vou dormir na noite anterior a minha viagem pra dormir melhor durante o voo" é a maior furada. Você fica irritado, sem paciência, de mau-humor e qualquer atraso ou inconveniência vai estragar seu voo. Além do mais, você fica mais propício a dormir/desmaiar de cansaço em uma posição ruim e acordar todo quebrado.

-vista-se mal durante o voo. Use aquela calça confortável, velha e bagaceira, onde você não vai se preocupar a cada 10 min se seu cofrinho está aparecendo. Eu gosto de usar calça de ginástica, que é bem flexível e me permite colocar as pernas pra cima do assento, por exemplo.

E a pergunta que não quer calar: Janela ou corredor?
Depende.
Voo curto e eu quero ver a paisagem --> janela
Voo curto de rotina e eu quero sair logo do avião quando pousarmos --> corredor
Voo longo --> corredor. Você precisa se levantar e caminhar a cada 90 min. Como o ar do avião é bem seco, você também precisa beber MUITA água e ir ao banheiro várias vezes. Eu não gosto de acordar as pessoas pra levantar do assento, então eu escolho corredor. Também é bom pra esticar as pernas! :)
Exceção: Voo longo onde a aeronave possui fileiras de assentos duplos --> nesse caso, eu pego a janela. Eu durmo melhor encostada na parede e se só tem uma pessoa entre mim e o corredor eu consigo pulá-la pra ir ao banheiro. \o/

Pois então, essas são minhas dicas master. Espero que sejam úteis pra você também!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, Pati! Super divertidas, também! Ri muito e me identifiquei bastante com algumas situações :) a dica pra dormir confortavelmente no avião é de ouro!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.