Príncipes, princesas, castelos, súditos e tudo que uma monarquia tem direito. Assim vive o povo e os governantes de Liechtenstein, um pais minusculo espremido entre a Suiça e a Austria e entrecortado pelos Alpes.
Liechtenstein tem 36 mil habitantes, dos quais 6 mil moram na capital, Vaduz, enquanto 7 mil moram na cidade vizinha, Schaan. O pais tem 24km de longitude e 12km de latitude (da pra correr de um lado para outro do pais, literalmente), ou 160 km quadrados. Entretanto, por causa das cadeias de montanhas, nem toda sua extensao é habitavel. Mesmo assim, o pais ainda é divido em 9 Estados!
Liechtenstein tem suas fronteiras como são hoje desde 1434, tempos do Império Sacro Romano, e é hoje um dos paises mais ricos do mundo, principalmente porque durante a Segunda Guerra Mundial, foi juntamente com a Suiça, o centro mundial de lavagem de dinheiro. Com a recente aprovação da lei do fim do segredo bancario na Suiça, Liechtenstein vai certamente enriquecer ainda mais nos próximos anos (fica a dica).
Atualmente, o Principado de Liechtenstein vive basicamente do setor secundario, sendo o pais com mais empresas multi-nacionais por habitante. Para aproveitar o segredo bancario e os impostos extremamente baixos no pais, o governo exige que 30% do lucro da empresa seja investido no pais. A industria textil é a que mais contribui para o PIB. Na agricultura, mais vale o centeio, depois a uva, enquanto no setor terciário, a venda de selos (sim, muito bizarro, mas os selos sao bem bonitos mesmo) e o turismo (principalmente durante o inverno, quando as estaçoes de esqui bombam) representam importante fonte de recursos.
O pais importa praticamente tudo o que consome, incluindo 90% (!) da sua energia. MAS, eles exportam dentaduras (?).
Em 1924, Liechtenstein assinou um contrato leao com a Suiça, fundindo suas fronteiras aduaneiras e aderindo ao Franco Suiço como moeda. A Suiça oferece proteçao militar ao Principado e em contra-partida, tem direito a veto em relaçao a qualquer decisão nacional importante feita pelo Parlamento e pelo Príncipe.
Fronteira Suiça-Liechtenstein |
A dinastia de Liechtenstein tem origem na Austria, ha muito tempo atras, e a maior parte da familia ainda mora la. O atual principe (nao existe Rei num principado) é o unico que realmente nasceu em Liechtenstein.
Nessa monarquia constitucional, o povo elege 25 parlamentares que fazem as decisoes do pais. Quando é uma questao de interesse nacional, o povo é chamado para dar seu voto direito sobre a questao, assim como na Suiça. A maior diferença entre o governo dos dois paises é o poder do monarca/presidente: na Suiça ele so serve de enfeite e muda cada ano; em Liechtenstein ele tem poder absoluto sobre qualquer discussao.
A familia real mora nesse castelo (que tudo!):
Um pais fofinho, onde o Principe garante escola para todos, impostos baixos, diversao na neve ou nas montanhas durante o verao. Salarios altos, IDH de 0.889 e expectativa de vida de 78 anos. Paisagens incriveis e povo alegre e amigavel. Quem nao ia querer morar num lugar assim? Vale a pena visitar e sonhar com essa monarquia escondida do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário e seu nome aqui.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.