segunda-feira, 18 de março de 2013

Ensaio Clínico

Oi, gente!

Estou passando aqui pra contar como foi o ensaio clínico sobre os efeitos do chocolate no nosso sistema cardiovascular. Nossa turma organizou todo o projeto e o hospital universitário CHUV patrocinou nossa pesquisa. Acho que a coisa mais cara foi o chocolate Lindt (uma das mais caras melhores marcas) 70% cacau. Tinha que ser dessa marca porque é uma das poucas em que se pode realmente confiar pra ter a quantidade certa de cacau que a gente precisava.

Depois de 1 um dia e uma noite inteiros sem chocolate, era finalmente o dia dos exames. De jejum, os 20 voluntários tiveram sua pressão medida e um ECG feito por nós mesmos (nossos colegas, na real). Uma das coisas boas desse mestrado é que estamos aprendendo várias metodologias práticas de exames que podemos eventualmente usar na pesquisa clínica, como ECG, EEG, medir a pressão, fazer um acesso venoso, colocar um cateter, trocar soro dos pacientes, entubação e ressuscitação, etc. Coisas que em geral são feitas por enfermeiros ou até médicos.



Depois disso, era hora de comer chocolate. Eu estava morrendo de fome, então aquelas 0,5g de chocolate/kg de peso corporal vieram bem a calhar. Em seguida foram 90 minutos de não fazer nada, exceto deixar a digestão fazer a sua parte.

Em seguida, ECG e pressão medidos de novo. Nossos colegas encarregados da estatística ainda não nos deram os resultados, mas aparentemente o chocolate diminuiu nossos batimentos cardíacos e aumentou o nosso intervalo cQT do ECG (chuto um p < 0.01). Não parece ter havido mudança significativa na nossa pressão sanguínea. Diferenças em mulheres e homens também existem, mas eu não sei dizer exatamente quais foram observadas.

Enfim, foi divertido. De almoço, fomos comemorar o aniversário da nossa amiga Tatina, completando 23 aninhos! Teve direito a bolo, presentes e muitos parabéns!


Hoje fui correr depois da aula, mas começou a chover bem no meio do meu treino. Ninguém merece. ¬¬
O pior é que hoje de manhã estava nevando, então quando eu saí pra correr nem me preocupei com o tempo porque correr na neve não é tão ruim quanto correr na chuva. Voltei um gato ensopado e congelado. ¬¬

De resto, as coisas vão bem. Exceto o meu irradiador (o treco que esquenta o quarto), que está fazendo barulhos irritantes de ontem pra hoje. Ele fica fazendo uns estalinhos em ordem aleatória, uns mais altos, outros menos audíveis, mas estou passando um trabalhão pra conseguir pegar no sono. Como eu invejo essas pessoas que são programadas do tipo "deita-e-dorme". Eu fico estressado com esse barulho e quando vejo estou totalmente obcecada pelo dito cujo. Ele ainda está cantando aqui do meu lado, mas espero que isso passe logo. Oremos.

Amanhã vamos ver se tomo um rumo na minha vida e vou pra aula de discofit depois de 9h de cursos. Uffa.

Boa noite, pessoal!


    

3 comentários:

  1. Acho que precisam de mais chocolate por kg de peso.Bjus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até médicos foi bom hauihiaheuiaehuiehuie vou te contratar pra medir a pressão, etc pra mim no ambu! Pagamento em chocolate. Eu posso... Ãhn... Espirrar na tua cultura de células :D ou ser um modelo de reação autoimune.

      Coisa ruim essa pesquisa, né? Ainda mais essa marca horrível e de má qualidade...

      Sobre o barulho do troço: faz que nem o pessoal do ambulatório de zumbido. Coloca uma musiquinha/barulho de água (tem um site com 2h ininterruptas de barulho de chuva, amo)!

      Beijos!

      Excluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.