domingo, 21 de julho de 2013

Enfim, o verão!


Depois de 10 meses e meio de inverno, o verão finalmente chegou aos Alpes. Eu sou meio suspeita, já que amo um calorzinho, mas esse verão está demais!

A Suíça tem muito mais do que comida boa, bancos e estações de esqui. As trilhas pra caminhada e mountain bike pelos Alpes são extraordinárias.

Minha primeira experiência foi com o laboratório. Nós saímos numa segunda-feira de manhã, nos esprememos em 3 carros e fomos 2h em direção ao Vale de Sion. O professor nos proibiu de cantar durante a viagem, então nós tivemos que falar sobre ciência o caminho todo. Acho que não temos mais muita coisa em comum.

Subimos de bondinho pro meio dos Alpes e depois caminhamos o resto do caminho. Parte foi em campos abertos, parte foi no meio da neve e parte foi na floresta. A viagem incluiu uns momentos tensos, como quando tivemos que pular uma cerca elétrica colocada no meio do caminho pra impedir as ovelhas de explorarem outras cidades, passar por pontes que certamente não foram desenhadas por engenheiros, e cruzar desfiladeiros cheios de pedras ladeados por barrancos anormalmente assustadores. Mas valeu a pena. Depois de 5h de caminhada, terminamos a trilha. Eu quase tive um treco nas subidas inclinadas. O coração bate forte, dá uma tontura (e medo absurdo de desmaiar e cair ladeira abaixo), suor, calor, escuridão, etc. Mesmo sendo a pessoa mais jovem do grupo, fui a que mais sofri nesses momentos. Acho que eu não tenho os genes certos pra fazer esse tipo de coisa.



Aí a Priscilla Ambrosi chegou na Suíça. Claro que eu tive que levar ela pra conhecer os lugar mágicos que a terra do chocolate tem a oferecer. Como eu tenho senso de autopreservação, resolvi levá-la em uma trilha fácil (12 km).

Foi uma aventura e tanto. Eu não sabia direito onde era, então liguei o "só vai" mode e embarquei com ela e um outro amigo num trem pra Sion (Vale de Sion de novo). Chegando lá, estávamos procurando o ônibus B99450, mas o tal não existia. Em vez disso, pegamos um tal de 354 e o motorista foi bem legal em nos avisar quando tínhamos que descer. O problema é que a parada era literalmente no meio do nada. E eu "Ok, temos que achar uma trilha com pontes nos meio dos Alpes". Pelo menos havia outra família perdida ali também. Depois de muita dificuldade, usamos o GPS pra salvar o dia. Caminhos quase 1h pra chegar no início da trilha, e também paramos pra zoar um pouco:



  
A trilha em si era ladeada por um córrego com água potável (ótimo pra quando a sede batesse) até o topo:


Depois começava a parte dos caminhos construídos em volta dos Alpes em 1430! O percurso era usado pelos fazendeiros pra atravessar as montanhas:

Trilha atual.
Caminho original. Olha que tenso!
Caminho atual.
Atravessamos 4 pontes como essa pra chegar ao final.
Teve também um momento épico...
                                   

Enfim, muito lindo. O problema foi quando estávamos voltando. Nós meio que nos perdemos porque tentamos fazer um caminho diferente. No final encontramos duas senhoras que nos deram carona até o centro de uma cidade vizinha (não sei como isso aconteceu. Eu devo ter falado alguma coisa estranha em francês). Mas deu tudo certo! Que venham as próximas aventuras (e rápido, porque o verão em breve acabará)!

Beijos a todos e aproveitem o inverno brasileiro!

Um comentário:

  1. Ah que legal!! Eu logo pensei nessa cena ao ver os campos floridos... Clássica! :)

    Parece tão divertido!
    E córrego com água potável? Uau...

    Beijo grande!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.