sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Momento Motivacional

Sabe aqueles momentos na sua vida em que tudo dá errado? Aqueles dias em que você desaponta a si mesmo e fica difícil dormir à noite? Você falhou no trabalho, foi mal na prova ou concurso mais importante da sua vida, recebeu um "não" atrás do outro por meses. Você começa a duvidar de si mesmo e se perguntar "o que estou fazendo com a minha vida?". Não importa se você está nessa situação agora, mas esteve ou estará em algum momento. 

Como eu estou em um momento de diversas dúvidas, angústias e decisões importantes que vão mudar minha vida daqui pra frente, vou dividir com vocês alguns pensamentos que gosto de usar pra me manter em um pedaço só. 

O mundo não é feito de arco-iris, sorrisos e dias ensolarados. É um ambiente hostil, agressivo e realmente malvado. Ele vai te derrubar, te fazer ficar de joelhos e até te jogar no chão se você deixar. Com o tempo, você aprende a lidar com isso, aprende a se levantar ou aprende a desistir:é tudo experiência. O que conta na vida não é quantas vezes te derrubaram, mas quantas vezes você vai levantar. A matemática é simples: caiu "n" vezes, faça-se o favor de ficar de pé "n+1" vezes. Você vai estar machucado, magoado, desolado, mas é aí que você mais precisa mostrar pro mundo que você consegue seguir em frente. É assim que se chega na vitória. 

A dor, a mágoa e a tristeza são temporários. Pode durar uma semana. Pode durar um ano. Mas não vale a pena desistir de tentar por medo de falhar. Você pode ficar se remoendo por meses por ter falhado, mas vai se torturar por toda a vida se perder uma oportunidade se seguir seus sonhos: "E SE eu tivesse tentado?...".

Se você tem um sonho, não importa quão louco pode parecer para as outras pessoas, quão insano e improvável ele seja, proteja-o. Proteja-o das pessoas que dizem que você não vai conseguir. Proteja-o de si mesmo, das suas dúvidas, do seu pessimismo e das suas experiências mal-sucedidas. Se você disser que vai conseguir ou se você disser que não vai conseguir, em ambas as situações você estará certo. E se você não conseguir construir seus sonhos, alguém vai te contratar pra construir o deles. Quer algo? Vai pegar. Ponto.  

Não tenha medo de tentar. Você nem sempre vai vencer, mas não tenha medo de tomar decisões e jogar tudo pro alto pelos seus sonhos.
Mas você sabe quais são seus sonhos? O que você quer ser quando crescer? Não falo somente de profissão, falo da vida em geral: você quer ser famoso? Rico? Bem sucedido? Quer casar? Quer ter filhos? Quer viajar? Quer estudar em alguma universidade top? Quer ser diretor de alguma grande companhia? Quer ser feliz?

A maioria das pessoas não sabe o que quer. Elas vão com o fluxo e se esquecem que ninguém é obrigado a estar naquele fluxo. Elas ficam alí porque é mais fácil, é conveniente, é confortável. Mas o que você realmente quer? Se você não sabe, procure a resposta dentro de você. Pergunte a si mesmo. Pergunte pro seu Deus, universo, ou sei lá no que você acredita. Abandone pré-conceitos e a realidade por um instante e pense sobre isso. 

Depois que você descobrir o que você realmente quer, vá atrás. Não meça esforços. 
O problema das pessoas é que elas querem ter sucesso na vida, mas elas não querem isso tanto quanto elas querem ir a festas, ir à praia, tirar férias, ou tanto quanto querem que a sexta-feira chegue. A maioria nem quer ter sucesso tanto quanto elas querem DORMIR! 

O que eu acho é que muitas pessoas têm medo de conseguir o que querem. Elas ficam sem rumo, abaladas com toda a problemática que segue ou antecede a concretização de um sonho. Terei de mudar que casa, de cidade, de país, vou deixar meu colegas pra trás, o que farei com meus filhos, meu cachorro, meu cantinho confortável... E o pior: "se eu posso fazer isso, o que mais eu seria capaz de fazer?". Quando você perceber que o céu é o limite, você certamente vai surtar. Claro que isso passa, mas pode ser uma experiência aterrorizante. Como já dizia Marianne Williamson, "é nossa luz, não nossa escurão que mais nos assusta. Nosso maior medo não é de sejamos inadequados. Nosso maior medo é de que sejamos muitos mais poderosos do que podemos medir". (tradução livre)  

Você pode ficar onde está e continuar a apanhar até não conseguir mais respirar. Ou você pode se levantar, revidar e fazer seu caminho em direção à sua própria luz. Um passo de cada vez. Um dia de cada vez. Esteja pronto pra sacrificar o que você é agora pelo que você vai se tornar. 

Talento todo mundo tem. Mas a decisão é sua sobre usar ou não esse talento na sua vida. Você quer ser bailarino, tem talento e esse é o seu sonho? Ótimo. Não é? Quer ser corretor da bolsa de valores? Desenvolva suas habilidades. Habilidade é muito melhor que talento! Você pode esculpir, melhorar, e o mais importante: você escolhe suas habilidades de acordo com o que você quer! A desvantagem é que requer muito mais horas de treino, estudo, dor e sacrifício. Mas pode ver: a maior parte das pessoas bem sucedidas no mundo não têm talento pra fazer os seus trabalhos. Já viu algum bailarino, cantor ou cientista que não teve que ralar o couro pra desenvolver as habilidades e o conhecimento que eles têm agora? Eu ainda não vi. Ninguém nasce com talento pra ciência, por exemplo. Você lê, você estuda, você pratica, você erra, você aprende, você muda, você ensina. Mas se você começar a estudar, cansar, e for fazer outra coisa, desista de uma vez. Quantas pessoas eu já vi dizendo que são péssimas em matemática, mas que depois de um mês afiado de estudos não tiraram as melhorar notas da turma? 

Minha opinião é de que, se chorar faz parte da nossa vida, é melhor chorar pelo esforço sobre-humano que estamos fazendo para alcançar nossos objetivos do que chorar por termos desistido. Se você já veio tão longe, já sacrificou tanto (convívio social, finais de semana, viagens, festas), já sofreu tanto, já gastou tanto tempo e energia: dane-se a dor! É a reta final e é hora de pegar a recompensa! Nesse momento, mais do que nunca, você tem que estar preparado pra tropeçar, pra ouvir pessoas falando que você não vale tudo isso, e até pra ser coagido por você mesmo a desistir. Covardes vão sucumbir, mas eu sei que você é muito melhor do que isso. Vai pegar o que é seu!

Todo dia é um novo dia. Todo dia é uma nova oportunidade. Você tem o poder de criar a sua própria realidade. 

Portanto, levante-se, e decida-se. 
Levante-se, e não deixe que te derrubem novamente.
Levante-se, e vá atrás dos seus sonhos.
Levante-se, e mostre pro mundo o quão bom você é.  

É isso que eu acho.



(26/04/2013)

4 comentários:

  1. Muito bom filha. Te descreveste direitinho.
    E pelo que percebo, Matheus vai pelo mesmo caminho.
    Realmente não importa quantas vezes caímos, o que importa é que sempre levantamos e levantamos mais fortes. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Uau! Adorei, adorei teu texto. Maravilhoso!

    E pior que se aplica a tantas vidas, a tantas ideias, a tantos sonhos... Me encaixei direitinho na luta pra entrar na medicina e outras tantas coisas mais.

    Amei também a parte sobre ir com o fluxo... A maioria das pessoas realmente não para para pensar no que está fazendo, e se realmente quer fazer o que todo mundo faz. Acabam se "acomodando", se encaixando para serem aceitos. E só percebem que estavam no caminho errado quando veem que não são felizes.

    Beijos, querida, e continue escrevendo coisas tão boas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha!

      Que bom que gostaste! Foi um post meio no estilo do Ilha Zen. :)

      E vamos em frente, né! Tu conseguiu a vaga na medicina, mas ainda tem muito chão pela frente! Eu sei que tu consegue. Tu tem garra e perseverança. O céu é o limite!

      Beijos!

      Excluir
  3. E só agora percebi que os comentários tão no fuso horário da Suíça. Inteligente!! :)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.