Esse post é pra contar um perrengue pelo qual eu passei ao sair da Alemanha e voltar para o Brasil.
De acordo com as autoridades, eu estava sem visto e tinha ficado ilegalmente no país. Eu teria que pagar uma multa para cada dia que eu tivesse ficado no país e certamente perderia meu voo de volta para o Brasil.
Vamos por partes:
Part 1: O visto suíço
Eu vim para a Europa em 2012, diretamente para a Zurique, na Suíça, onde me deram um carimbo de entrada no espaço Schengen. Eu vim para fazer meu mestrado e entrei com visto suíço de estudante. Não tive problemas nenhum para entrar.
Chegando na cidade onde eu estudaria, eu precisei pagar por uma permissão de estadia e estudo no espaço Schengen, pois meu visto de entrada era válido para somente uma entrada e valia 3 meses (de setembro a dezembro de 2012). Essa permissão de estadia tem a forma de um cartao de crédito e tem que ser carregada na sua carteira o tempo todo, pois é o único documento que mostra que você está na Europa legalmente.
Minha permissão de estadia demorou 3 meses para ficar pronta! O meu visto já estava vencido quando a permissão chegou, mas isso não foi problemático porque eu não saí da Suíça nesse período. O chato é que essa permissão de estadia tinha validade sempre de somente 1 ano, então eu tinha que estar sempre renovando-a frequentemente ($$$). Depois de fazer o mestrado, comecei a fazer doutorado na Suíça. Como comecei o doutorado em April de 2014, também tive que fazer outra permissão de estadia e estudo que começou a valer no dia 01/04/2014. Assim, todas as permissões de estadia que eu fiz até o final do meu doutorado, venciam sempre no dia 31 de março.
Meu doutorado foi extendido por 1 mês para terminar oficialmente dia 30 de abril de 2019. Eu recebi uma notificação do governo pedindo novamente uma lista gigante de documentos para renovar o meu visto por mais um ano e, claro, para eu pagar todas as taxas necessárias.
Porém a minha defesa de doutorado estava marcada para o dia 12 de abril de 2019 e eu sairia do país no dia 15 de abril para me casar na Alemanha. Fui então até a prefeitura da minha cidade me informar sobre o que eu deveria fazer. Eu queria pedir uma permissao de estadia nova, mas provavelmente não ia chegar antes de eu sair do país. Eles me disseram que nesse caso eles não fariam uma permissão nova, mas eu teria que assinar uma declaração de que eu sairia do país no dia 15 de abril. Também me disseram que depois que a permissão de estadia expirasse, eu ainda poderia ficar 3 meses como turista no espaça Schengen. Ok. Fiz a declaração e pedi uma cópia.
Parte 2: Entrada na Alemanha
Saimos da Alemanha de carro e passamos pela fronteira da Alemanha. Tivemos o cuidado de passar por uma fronteira 24h (era um domingo) porque eu queria conversar com um oficial e pedir um visto de entrada na Alemanha para o meu passaporte, para oficializar o começo do meu periodo de turista.
O oficial me disse que eles não davam carimbos de entrada dentro do espaço Schengen. Explicamos a situação, dissemos que iríamos sair da Alemanha no dia 26 de abril (2 semanas depois). Ele viu meu passaporte e disse que não tinha problema, que podíamos entrar.
Parte 3: O casamento
O casamento ocorreu sem grandes problemas. Para facilitar o processo, eu fui registrada como residente da cidade onde eu casaria. Novamente, não ter um visto na Alemanha não foi problema nenhum.
Depois do casamento, fomos para o Departamento de Imigração em outra cidade solicitar um visto de reunião familiar para mim. Trouxemos todos os documentos necessários e uma declaração do meu sogro de que estamos morando com ele no momento como comprovente de residência (meu sogro até foi junto caso a declaração escrita não fosse suficiente).
Apesar de todos os documentos estarem em ordem, eles não podiam me dar o visto pois é necessária comprovação de renda que sustente o casal. No momento, estávamos ambos desempregados, saindo para o Brasil em lua de mel em menos de uma semana. Dizeram que tinhamos que esperar o meu marido alemão ter um trabalho formal para pedir esse visto.
O Departamento de Imigração, mesmo tendo todos os meus documentos em mãos, nunca levantou nenhuma dúvida sobre a legalidade da minha estadia e nos disse para voltar depois da nossa viagem ao Brasil.
Parte 4: A emigração
Quando estávamos no aeroporto, passando pela imigração/emigração, tivemos que nos dividir pois meu marido tem passaporte europeu e eu não. Ele passou super rápido e eu fiquei naquela fila enorme. Quando chegou a minha vez, o oficial olhou todas as páginas do meu passaporte e disse: "Falta algo" (provavelmente se referindo a um carimbo ou visto de entrada). Eu então peguei a minha permissão de estadia vencida há 26 dias e minha declaração de saida da Suiça. Ele falou que aqueles documentos estavam vencidos e que eu não podia estar na Alemanha. O meu marido viu que estava com problemas e voltou para me ajudar. Explicamos tudo: a conversa com a prefeitura na Suíça, com o oficial na fronteira, com o pessoal do Departamento de Imigração, etc. Mas o oficial insistiu que isso não fazia diferença e que eu não tinha permissao para estar na Alemanha. Ele então chamou outro oficial, que nos levou para a "salinha", o lugar mais temido dos aeroportos.
A sala não era tao pequena assim, tinha um balcão com vários oficiais e algumas pessoas sentadas na áera de espera onde eu também fiquei. Um oficial logo nos chamou, falou para o meu marido que eu vou ficar um tempo ali, que eu ia perder o meu voo e que ele podia pegar o voo se quisesse. Ele decidiu ficar. O oficial olhou todos os documentos novamente, inclusive o nosso certificado de casamento e disse que nada daquilo mudava o fato de que eu não tinha autorização para entrar na Alemanha.
Segundo ele, se eu tivesse pegado um voo de saída diretamente na Suíça não teria problema, mas não posso pegar um avião da Alemanha. Ele também disse que eu não tinha restrição de visto de turista na Alemanha depois de ter um visto de estudo na Suiça, mas que eu devo sair diretamente da Suíça, ir para um país fora do espaço Schengen e então voltar para a Alemanha (mesmo que no mesmo dia) para receber o carimbo de entrada ("visto de turista").
Fiquei de boca aberta. Como ninguém me disse isso antes? Por que todos me diziam que não tinha problema? Que estava tudo bem? 😠
Agora, segundo o oficial, eu teria que pegar uma multa por cada dia que eu fiquei "ilegal" na Alemanha. Entramos em uma discussão sobre quando seria esse dia, pois a minha permissão de estadia na Suiça terminava dia 31 de março, mas eu tinha uma declaração de estadia na Suiça até o dia 15 de abril na Suiça (e 15 dias de multa fazem muita diferença!).
Durante essa discussão, o primeiro oficial começou a fazer a papelada e alguns termos para eu assinar. Um terceiro oficial pegou meu passaporte para fazer um cópia. Este último logo voltou dizendo que eu era brasileira e que essa regra não se aplica a brasileiros. Meio relutantes e após muita discussão entre eles, me devolveram todos os documentos e me liberaram. Eu saí correndo para pegar o voo, cujo embarque já estava terminando. Graças a Deus ainda consegui!
Consideraçoes finais:
Até hoje eu não tenho certeza de qual "regra" eu quebrei ao entrar na Alemanha com um visto de trabalho suíço vencido. Eu já tinha pesquisado sobre "emendar" vistos de trabalho/estudo com vistos de turismo, mas parece que as pessoas têm experiencias diferentes de acordo com o oficial de imigraçao. Alguns brasileiros não têm problema nenhum, enquanto outros chegam a ficar detidos no aeroporto. Eu mesma quase paguei uma multa pesada e talvez recebesse também uma restricão de entrada na Alemanha (o que seria terrível visto que eu tinha que voltar 5 semanas depois para pegar papéis pessoalmente no consulado americano). Imaginem se esse último oficial não tivesse por acaso pegado o meu passaporte para fazer uma cópia?Eu queria somente um pouco mais de transparência.
No Brasil, eu ainda liguei para o consulado da Alemanha no Brasil para tentar entender o que aconteceu e para perguntar se havia algum restrição de viagem em meu nome. Infelizmente ninguém soube me informar de nada.
Eu suei frio ao voltar para a Alemanha, fiquei mais de 1h30 na fila da imigração, mas não tive problemas para voltar para a Alemanha. Graças a Deus.
E você? Ja passou algum perrengue na imigração?